🦎 Se tem uma coisa que Lula disse hoje lá no Rio Grande do Sul e que define com precisão o tamanho do drama é: aqui a água não vai embora. Duas semanas e a água não vai embora. E o governo finalmente resolveu mandar alguém pro estado. Mas as tretas já começaram.
🦎 O Leite, o governador, saiu dizendo que não foi avisado que o Pimenta ia para o Rio Grande do Sul. Já tem gente dizendo que o Leite evita citar o nome do Lula para não dar vitrine. O Pimenta já foi visto como um possível candidato a governador e a missão é percorrer todos os municípios, que teoricamente deveria ser missão do Leite. Ou seja, é política na enchente, BRASEW! Todo mundo precisa mostrar que está fazendo as coisas.
🦎 O Lula fez um discurso de 40 minutos para anunciar as medidas pra ajudar a população, mas falou tanto que teve tempo até para falar do Bolsonaro. Aff. Deixar o Bolsonaro quieto lá com peripécia dele. Peripécia, Tixa? Peripsela, epirepsela. Algo assim, darling. Bolsonaro já está o tempo da enchente internado em um hospital em São Paul por conta desta infecção.
🦎 Além de Lula, tinha uns dez ministros por lá e até o supremo Barroso. Diz o Lula que chamou o supremo e também os presidentes da Câmara e Senado para que eles vissem de perto o drama das pessoas. Lira e Pacheco não foram dizendo que precisavam votar coisas no Congresso. E o que andaram aprovando?
🦎 O Senado aprovou o Plano de Mudanças Climáticas. Basicamente aprovou o plano de se fazer um plano. Assim explica o site do Senado:
“Pelo projeto, as medidas de adaptação à mudança do clima serão elaboradas por órgão federal competente em articulação com as três esferas da Federação (União, estados e municípios) e os setores socioeconômicos, garantida a participação social dos mais vulneráveis aos efeitos adversos dessa mudança e dos representantes do setor privado.”
🦎 E o Lula foi para o Rio Grande do Sul, mas não sem antes magoar o Prates da casa, que derreteu ontem e foi mandado embora da Petrobras. O agora ex-presidente da petrolífera andou dizendo a amigos que está tão magoado que pensa até se desfiliar do PT. E também que a demissão foi humilhante, que o partido não cuida dos seus, que faz alianças perigosas. As conversas foram reveladas pela Vera Rosa, do Estadão. Mas nem era preciso saber dessas falas para perceber o tamanho da mágoa. Eis o que Prates distribuiu pelo zap:
Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa
🦎 E o Dudu Bolsonaro foi lá no Ministério da Justiça tirar satisfação com o Lewandas sobre a investigação que foi pedida à polícia federal da sua pessoa sobre supostas fake news que ele teria divulgado. Disse o Dudu 03:
“Eu mencionei que nunca no governo Bolsonaro um parlamentar foi investigado a pedido de um ministro ou do presidente e que esta situação não caia bem na relação democrática governo-Congresso. Reafirmei a liberdade de expressão de todos os agora investigados e a nossa imunidade parlamentar."
🦎 Claro, claro. Alguém aí lembra das notícias de que a Abin nada paralela do governo Bolsonaro investigou e monitorou diversos parlamentares ilegalmente? Sei lá, darling, só me ocorreu aqui.
🦎 E o que afinal Lula anunciou no Rio Grande? Que vai ter o benefício de 5,1 mil para cerca de 240 famílias e que todo mundo que perdeu a casa vai ter direito a uma casa do Minha Casa Minha Vida. Mas tem um pessoal aí que precisa ser em algum momento lembrado: são aqueles que não perderam a casa, que não foram atingidos diretamente pela enchente, mas que neste momento não tem como ter qualquer tipo de ganha pão. A água não vai embora.
🦎 A propósito, o governador Leite disse a uma TV que tinha receio sobre o impacto no comércio local com um volume tão grande de doações físicas chegando ao estado. Ele disse que estava estudando formas de como as pessoas poderiam ajudar ajudando também o comércio local. Hoje pediu desculpas porque a fala pegou mal demais. E a água não vai embora, BRASEW.
Comentários