A ideia dos milicos golpistas era explodir o Xandão (usando uma bazuca capaz de destruir um tanque), envenenar o Lula e neutralizar o Geraldo Alckmin. Que golpe é esse, BRASEW!!!!

Os golpistas eram tão maldosos que chegaram a escrever que a eliminação de Alckmin não causaria nenhuma comoção nacional. Um quarto sujeito estava nos planos para ser assassinado. Alguém que eles diziam ser uma iminência parda do governo Lula e que daria as diretrizes do futuro governo, mas que também não causaria comoção nacional se fosse morto. (Haddad, era você? Zé Dirceu, era você? Tem gente até que acha que era o Dino só porque ele se autodeclara pardo.)

Eu, Tixa?

Os golpistas teriam botado o plano contra o Xandão na rua, ao melhor estilo La Casa de Papel. Eles tinham codinomes de países que participaram da Copa do Mundo (até Gana estava lá). Usavam o aplicativo Signal (um app tipo Telegram e Whatsapp) para se comunicar durante a operação, que apelidaram, claro, de "Copa 2022". Abortaram a execução na última hora, não se sabe exatamente por quais motivos, mas até o Orçamento Secreto foi citado.

O tal plano mirabolante foi escrito no word pelo general Mário Fernandes, que chegou a ser ministro interino de Bolsonaro (nada como um pacote Office para facilitar a vida), foi impresso no Palácio do Planalto. (Nada como ter recurso público à disposição).

Oiê!! Lembram de mim?

O arquivo do word tinha o nome de Fox_2017, em referência ao carro da Volkswagen e não à TV americana, darling. Mas o nome pomposo que o general queria que lhe fosse dado nas páginas da História era Punhal Verde e Amarelo. As páginas da História agora vão dizer que virou mesmo foi caso de polícia e o general foi preso em uma terça-feira, 19 de novembro, dia da Bandeira.

A Polícia Federal acredita que o plano foi apresentado para o general Braga Netto (ministro da Casa Civil de Bolsonaro) e para o próprio Jair Bolsonaro. Era parte da estratégia para se fazer novas eleições no Brasil e impedir que Lula assumisse.

Pode parecer roteiro de um conto fantástico, mas este foi o roteiro da vida real dos passos de um golpe planejado por militares que queriam manter Bolsonaro no poder, mesmo depois de perder as eleições.

Você vai saber os detalhes das 244 páginas do relatório da polícia, além de otrascositasmas, neste singelo resumo...

Diário do plano

👉 30 de outubro de 2022. Lula vence o segundo turno das eleições.

👉 9 de novembro. O general Mário Fernandes cria o documento Fox 2017, com os planos dos assassinatos de Xandão, Lula e Alckmin, imprime e leva para o Alvorada. (Segundo a polícia).

👉 12 de novembro. Encontro na casa do Braga Netto com Mauro Cid (que era faz tudo de Bolsonaro), Major Rafael de Oliveira (kid preto, que era o Japão no grupo Copa 2022 no Signal) e tenente coronel Ferreira Lima (kid preto que elaborou uma planilha com todos os planos do golpe, o que incluía neutralizar o Xandão).

👉 14 de novembro. Rafael diz para Mauro Cid que já tinha estimativa de gastos do golpe: 100 mil reais. Dinheiro para gastar com hotel, material e alimentação.

👉 15 de novembro. Rafael encaminha o documento intitulado Copa 2022, que teria gastos estimados com o plano. Lembrando que Copa 2022 era também o nome do grupo do Signal.

👉 18 de novembro. Braga Netto diz para manifestantes não perderem a esperança.

👉 7 de dezembro. Reunião de Bolsonaro com os generais comandantes das Forças Armadas (a tal reunião delatada por Mauro Cid em que o almirante da marinha teria dito que estava pronto para o golpe e o general do Exército que estava pronto para prender Bolsonaro se estivessem falando de golpe).

👉 8 de dezembro. Mário Fernandes conversa com Bolsonaro, segundo mostra dados de controle da presidência.

👉 9 de dezembro. Bolsonaro quebrou o silêncio de 37 dias e disse para seus fãs:

"As decisões, quando são exclusivamente nossas, são menos difíceis e menos dolorosas. Mas quando elas passam por outros setores da sociedade são mais difíceis e devem ser trabalhadas. Se algo der errado é porque eu perdi a minha liderança. Eu me responsabilizo pelos meus erros. Mas peço a vocês: não critiquem sem ter certeza absoluta do que está acontecendo."

O general Mário comemora em mensagem com Cid dizendo-se feliz de Bolsonaro ter seguido seu "assessoramento".

Bolsonaro teria neste dia feito uma versão mais light do decreto do Estado de Defesa.

👉 10 de dezembro. Mensagens trocadas entre o coronel Marcelo Câmara e Mauro Cid com detalhes sobre percurso de Lula para ser diplomado no dia 12.

👉 12 de dezembro. Marcelo (ex-assessor) diz para Mauro Cid: o cara está assustado (referindo-se a Bolsonaro, que não queria assinar o tal decreto). Bolsonaristas depredam prédio da Polícia Federal em Brasília e botam fogo em ônibus. Lula é diplomado como presidente.

👉 15 de dezembro. Alemanha, Áustria, Brasil, Argentina, Japão e Gana se comunicam a todo vapor no Grupo Copa 2022, a partir das 20:33. Eles informam que estão em posições estratégicas. Polícia entende que se tratava de algum ataque planejado ao Xandão. Operação é abortada perto das 22:00, mas não se sabe o motivo.

👉 16 de dezembro. Mauro Cid pergunta sobre itinerário de Xandão. Novo documento do Punhal Verde e Amarelo é impresso, com várias cópias. O documento detalha a criação de um gabinete de crise por conta do tal decreto do Bolsonaro (que nunca foi assinado).

👉 21 de dezembro. Xandão ganha o codinome professora. E segue sendo monitorad0.

👉 24 de dezembro. Tentativa frustrada de explodir um caminhão tanque no aeroporto de Brasília.

👉 30 de dezembro. Bolsonaro deixa o país e vai para os Estados Unidos.

👉 7 de janeiro de 2023. Grupos de zap chamam para a festa da Selma (que seria o dia da tentativa de golpe). Gilmar Mendes nos conta hoje que Selma é a esposa do Almirante Garnier, o chefão da Marinha.

👉 8 de janeiro de 2023. Golpistas invadem os três palácios dos Poderes.

Detalhes aleatórios

🦎 Um policial federal também foi preso na Operação Contragolpe deflagrada hoje. Ele teria dado informações sobre os detalhes da segurança de Lula.

🦎 O general Mário Fernandes era considerado um elo entre os manifestantes que estavam na frente do QG e o Palácio do Planalto.

🦎 Em troca de mensagens, o coronel Reginaldo Vieira de Abreu detalhou a adesão dos generais ao golpe: Cinco não querem, três querem muito e os outros estão na zona de conforto.

🦎 Os celulares do povo da Casa de Papel, digo, do grupo Copa 2022 foram comprados em Uberlândia, todos no mesmo dia e todos pertenciam a pessoas aleatórias.

🦎 O documento Fox 2017, do general Mário Fernandes, revelava as armas que deveriam ser usadas para abater o Xandão: 4 pistolas, 4 fuzis, 1 metralhadora, 1 lança granada e 1 lança rojão (a tal bazuca que combate veículos blindado). Não é fácil eliminar o Xandão, BRASEW!

🦎 O mesmo documento dizia que o Lula devia ser morto por envenenamento ou algo químico que causasse um colapso orgânico, já que vivia no hospital. O codinome de Lula era Jeca.

🦎 Alckmin tinha o codinome Joca e sua morte não ia causar comoção nacional, segundo os golpistas. Mas eles queriam matá-lo porque não queriam que o país ficasse na mão do PSDB (apesar de o Alckmin não ser mais tucano). A lógica de matar o Alckmin é que matando também o vice, novas eleições teriam que ser convocadas. Caso contrário, Alckmin assumiria.

Valeu, Tixa. Só você se importa comigo.

🦎 E ainda tinha o Juca, que era o tal iminência parda que controlava a esquerda radical. Mas a polícia não sabe quem seria o Juca.

🦎 O plano dizia que era extremamente aceitável que houvesse 100% de danos colaterais. Ou seja, que morresse todo mundo, inclusive os seguranças do Xandão ou quem precisasse morrer.

🦎 Mauro Cid foi chamado na PF hoje para explicar por que ele não tinha contado um monte de coisas que estão agora na investigação da polícia. A polícia está com uma tecnologia nova e conseguiu recuperar mensagens que o Cid achou que já tinham desaparecido, mas reapareceram!!!!

🦎 Pela família Bolsonaro, Flavitcho se manifestou. Ele disse que por mais que seja repugnante pensar em matar alguém, isso não é crime. E já emendou com uma proposta de uma anistia geral, inclusive para o Xandão, que segundo ele cometeu muitos crimes e vai sofrer impeachment.

🦎 Foram presos o general Mário Fernandes, três kids pretos (Rafael Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Azevedo e Rafael Oliveira) e o policial federal Wladmir Matos Soares.

🦎 Dois dos kids pretos presos estavam a serviço da segurança do G20. Que beleza!!!

🦎 Xandão aproveitou a sua decisão para dizer que a ameaça não acabou, como se pôde ver com o homem-bomba que se explodiu na semana passada.

Sim, mas....

Bolsonaro sempre pode se defender dizendo que nunca soube nada disso e tramaram essas coisas sem sua autorização. Braga Netto pode dizer que nunca soube nada disso. E eu posso ir pro feriado porque já estou até o rabo de golpe, BRASEW.

Ah, ia esquecendo....

... de falar do Orçamento Secreto. Um pouco antes de abortarem a missão no grupo Copa 2022, um dos integrantes compartilhou uma notícia do Metropoles dizendo que o Supremo tinha adiado a votação do Orçamento Secreto e que o placar estava apertado. O Supremo decidia se o rolê era ou não constitucional. Mas o detalhe: a matéria do Metropoles já havia sido publicada no começo da tarde daquele mesmo dia.

Vamos para o feriado, BRASEW!!!!!