🦎 O Guilherme Boulos virou Boules e está topando qualquer coisa para tentar ainda levar esta eleição, faltando três dias para a votação. Qualquer coisa mesmo. O Pablo Marçal chamou para uma sabatina e o Boulos estava que nem o burrinho do Shrek, eu vou, eu  vou, eu vou. 

🦎 A situação do Boulos é a seguinte. Ele tem 35% na pesquisa Quaest contra 44% do Ricardo Nunes, o prefeito agora menos desconhecido. Três dias é muito pouco tempo para virar voto desse tanto, ainda mais com a rejeição que Boulos tem.

🦎 Talvez o cálculo do Boulos é que ele não tem nada a perder, só a ganhar caso consiga mostrar para o eleitor de Marçal que ele não é esse radical todo. Isso se o Marçal não vier com pegadinha do Malandro, né, BRASEW? Porque vamos combinar que ele só quer aparecer.

🦎 O Boulos também está rezando por outra coisa: que as pesquisas não estejam ponderando o eleitor que pode simplesmente não ir votar porque vai chover, porque está sem luz em casa ou porque não gosta de nenhum dos dois candidatos e queria mesmo era o Marçal.

🦎 Já o Nunes diz que não vai de jeito nenhum na tal sabatina que o Marçal quer promover. O Nunes, na frente das pesquisas, por ele, fica é quietinho quietinho para não estragar os números. Mas ainda tem debate na sexta, e é na Globo.

🦎 Já o Lula bateu a cabeça e talvez não venha nem votar, quem dirá fazer campanha para o Boulos. E o Bolsonaro já apareceu e virou fantasma.

O verdadeiro Lula x Bolsonaro

🦎 Hoje temos que contar mais como anda a situation em Fortaleza. O verdadeiro Lula x Bolsonaro parece que está acontecendo por lá. O candidato do PT, Evandro Leitão, passou um pouco à frente nas pesquisas (ele ficou atrás no primeiro turno). Ele tem 44% das intenções de votos. Já o candidato do PL, André Fernandes, tem 42%. Ou seja, mesmo estando na frente, Evandro está empatado com André.

E tem eleição no Congresso

🦎 A luta para ficar com o carguinho de Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, segue forte. Elmar Nascimento (do União Brasil) e Antônio Brito (do PSD) seguem juntos tentando conquistar o apoio do governo (sim, o PT é a segunda maior bancada da Câmara e faz a diferença na votação). 

🦎 Já o Hugo Motta (do Republicanos), que é o candidato do Lira, que é truta do Ciro Nogueira (cacicão do PP), que é querido do Eduardo Cunha (sim o ex-presidente da Câmara que tocou o impeachment da Dilma), prometeu que se eleito vai dar governabilidade ao governo Lula e mais espaço para o PT na mesa diretora da casa. Todo mundo amiguinho agora.

O fiel da balança

🦎 Notou aí que todo mundo quer o PT? O partido virou o fiel da balança da eleição da Câmara e aposto que nem eles sabem como fizeram isso. Parece mais um erro tático do Lira do que qualquer outra coisa. 

Para os Perdidos. Elmar Nascimento era visto como o candidato do Lira. Participou de festinhas, eram afagos para cima e para baixo. E daí, Lira deixou Elmar no vácuo. Foi chamado de traidor pelo candidato do União Brasil. E agora diz que não prometeu apoio nenhum. Tudo era só demonstração da amizade entre eles.

🦎 O Tales Faria do UOL explica que o PT está botando na mesa uma outra questão: a PEC da Anistia. Eles não querem anistia de jeito nenhum nem para a galera do 8 de janeiro, muito menos para o Bolsonaro. Então o candidato que se comprometer a derrubar a tal PEC, ganha o voto do partido. 

Os fiéis do Senado

🦎 No Senado, a disputa também corre solta, mas parece que ninguém tira do Davi Alcolumbre, que é do União Brasil, mas é muito próximo do atual presidente da casa, Pacheco, o Rodrigo mais alto do Congresso. Foi Davi quem o elegeu. A novidade hoje é que o PP do Ciro Nogueira e do Lira declarou oficialmente que vai votar a favor do Davi. Mas, vale lembrar, que essas eleições para escolher os novos poderosos da Câmara e do Senado só acontecem no primeiro dia de fevereiro do próximo ano. 

Era fake

🦎 A Folha soltou uma matéria dizendo que o Haddad e a Tebet estavam estudando uma mudança na multa do FGTS de quem é demitido e até no seguro-desemprego de quem ganha mais do que dois salários mínimos. Quando o jornal publica algo assim, pode ter certeza que foi alguém lá de dentro do ministério que vazou. E qual foi a reação da Secretaria de Comunicação do Lula? Dizer que é fake essa notícia. Ahã. Fica de olho, BRASEW. Como diz o Elio Gaspari eles tentam pegar o dinheiro dos ricos e nunca dá certo, quando bate no pobre é capaz de conseguirem. 

Supremos

🦎 O Lira e o Pacheco querem mostrar para os supremos que são empenhados na transparência. Hoje apresentaram ao Supremo uma proposta para finalmente botar regras nos repasses de emendas parlamentares. Ahã, sabemos. O supremo Dino já tinha dado essa ordem há quanto tempo? Mas veja que eles só apresentaram uma solução para o daqui para frente. O daqui para trás ficou na base do ainda vamos estudar com as equipes técnicas. Eu só acredito, vendo. 

Putin, Maduro, Erdogan, Bibi. Corram!

🦎 O Lula não foi pessoalmente à Rússia, mas hoje participou por vídeo conferência. Ele disse que o Erdogan (o ditador da turquia) está certo em ter dito na Assembleia Geral da ONU que Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres. Ele disse ainda que essa insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano. Pede o fim da escalada e início de negociações de paz, o que também devia acontecer entre Ucrânia e Rússia. E o Putin ouvindo tudo.

🦎 E no fim das contas Lula acabou com a viagem surpresa do Maduro. O Brasil de fato vetou a entrada da Venezuela nos Brics. O Maduro deixa o procurador geral dele dizer que Lula é um agente da CIA e acha que a vida vai ser bela? Ah, e também vetou a entrada da Nicarágua. Daí, o Ricardilho que saiu ganhando nisso tudo.

Bora dormir, BRASEW, que cedo temos a cartinha matinal em parceria com o UOL. Não fique de Brincs e corre se inscrever para recebê-la.

Assine aqui nossa carta matinal sobre as eleições americanas, darling.

Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47