Todo mundo ficou na agonia sobre o que aconteceria em São Paulo porque afinal teve cadeirada e candidato maluquets querendo ser prefeito, mas na política raiz, aquela do dia a dia, de cada vereador e prefeito eleito País afora, a vitória segue sendo do Gilberto Kassab. Tixa, mas o Kassab era candidato a prefeito? Calme-se darling. Ele segue sendo só o dono do partido, que manda e desmanda. O cara conseguiu 875 prefeituras (e o número ainda pode aumentar a depender do segundo turno). Ganhou três capitais. Foi o partido que mais teve capital até agora (das onze que tiveram resultado no primeiro turno)

Que mané polarização! Enquanto você polariza, as emendinhas e o orçamento secreto seguem elegendo o centrão, BRASEW.

Além de ganhar mais prefeituras (e mais votos, são mais de 10 milhões nessas prefeituras em que elegeu seus candidatos), Kassab já manda no Senado com o Rodrigo Pacheco e vai continuar mandando quando Alcolumbre se eleger presidente da casa em fevereiro.

Na Câmara, por exemplo, o Lira, nosso Arthurzito, vai sair e outro partido vai assumir. Apesar de que são tudo ali naquele centrão unido do PP e Republicanos. Essa turminha já teve o PL junto, mas o PL agora não é mais centrão, é de extrema direita junto com Bolsonaro.

O Voldemort

O PL é do Valdemar Voldemort e não foi mal não, darling. O PL dominou as capitais nas eleições deste domingo. Eles ganharam duas prefeituras e estão no segundo turno em 9 capitais. Não é pouco, não, BRASEW. 

ACM

O União Brasil também foi bem. Esse é aquele partido que já foi o DEM, do Antonio Carlos Magalhães, e há alguns anos se uniu com o PSL (o partido que elegeu Bolsonaro em 2018). Agora é União Brasil do ACM Neto e do Rueda (que não é aquele da Casa do Porco). Eles se brigaram loucamente, mas até agora estão em quarto lugar no número de prefeituras. Ficaram em quarto. Em terceiro ficou o PP do Lira e do Ciro Nogueira.

O MDB do Temer ou sei lá de quem

Mas é bem verdade que o MDB segue ali de pertinho na cola do Kassab. É que desde sempre nunca tem uma pessoa só que define o MDB. O PSD é do Kassab, o PT é do Lula, o PL é do Valdemar, o PP é do Lira e do Ciro Nogueira, o Republicanos é do Marcos Pereira. O MDB não sabemos bem.

Repararam que não falei do PT ou do PSDB?

O PT está virado quase no PSDB. Só não está igual porque não tem nenhum tucano em nenhuma prefeitura de capital, nem no segundo turno. Já o PT está pelo menos em 4 capitais. E também porque no fim das contas o PT conseguiu aumentar em 53 o número de prefeituras no geral (tem agora 231) enquanto o PSDB que tinha 515 prefeituras, ficou apenas com 255. Vejam que quase tudo igual.

A disputa mais emocionante

Mas falemos de São Paulo que foi emoção do começo ao fim. Nunes liderou a apuração de ponta a ponta, mas ficou quase empatado com Boulos, essa é a real. O problema para Boulos é que Marçal bagunçou o coreto, levou mais de 28% dos votos e ninguém acredita que esses votos vão migrar em peso para o candidato do PSOL. 

Outro problema para Boulos é que Nunes ficou na frente em regiões em que ele teoricamente deveria ter ganhado, como em Parelheiros.

Lições da disputa pela prefeitura de São Paulo:

  • Tarcísio conseguiu imprimir sua força para o Nunes
  • Sempre tem um Marçal para bagunçar o coreto da eleição
  • O bolsonarismo não é Bolsonaro. Marçal provou isso
  • O Lula não transfere tanto voto assim.
  • Nem a Marta.

Os perdedores

Tabata declarou voto em Boulos. Ela teve 10% dos votos.

Marçal sumiu e mandou o Avalanche (aquele que tirou foto com o PCC e é presidente do partido) reconhecer a derrota.

Datena já está gravando o Brasil Urgente (mentira, darling, não sei o que o Datena está fazendo).

Marina Helena está até agora procurando as provas de que Tabata viajou de jatinho particular.

As capitais

11 capitais já elegeram seus prefeitos

O restante está no segundo turno

O PL está no segundo turno em 9 capitais

O MDB ganhou duas prefeituras: Macapá e Boa Vista.

O PSD levou três: Rio, Floripa e São Luís.

Bruno Reis do União Brasil levou 78% dos votos em Salvador. O ACM segue sendo rei na Bahia.

João Campos do PSB levou 78% dos votos no Recife.

Carluxo foi reeleito vereador.

Datena esqueceu de fugir eleição e levou menos de 200 mil votos.

E amanhã, logo cedo, temos novidades das eleições americanas, na nossa cartinha matinal em parceria com o UOL!

Corre se inscrever para receber nossa carta matinal direto no seu email, darling.

Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47