Galera da política não dá ponto sem nó. Na CCJ do Senado aprovaram um texto para mudar a Lei da Ficha Limpa e aliviar a vida dos políticos cassados. E quem preside a CCJ? Sim é ele, Davi, o Alcolumbre senador. Que quer virar presidente do Senado e que não tá curtindo muito o acordo das emendinhas Pix. Nas eleições tem união faz a forca, digo, a força para combater Marçal, o coach. E por falar em acordo, teve mais acordo entre os Poderes, só que rolou climão!

Sujaram a ficha

💩 E olha que beleza, BRASEW. Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, deram um plot twist carpado na Lei da Ficha Limpa. Aprovaram uma alteração no rolê da inelegibilidade dos políticos cassados. Com isso, quem for condenado fica inelegível por 8 anos e o prazo começa a ser contado a partir da condenação em 2ª instância. Além disso, o político cassado não pode ficar mais do que 12 anos longe da vida pública.

Para os perdidos. A Lei original determina que o prazo de inelegibilidade comece a ser contado somente depois de ter puxado a cana. Ou seja, com a mudança, se o político por exemplo pegar uns 30 anos de pena, vai poder concorrer a cargo público novamente antes mesmo de acabar a pena. Além disso, mesmo se a pessoa cometer vários crimes dentro do período de 12 anos não vai poder ficar inelegível nenhum dia a mais do que esses 12 anos. Tem cassado rindo à toa!


💩 Alcolumbre, o Davi senador, que manda na CCJ e anda doidinho para assumir a cadeira presidencial de Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado, conto que ele não curtiu tanto assim o acordo sobre as emendas Pix que rolou entre Supremo, Congresso e Governo. Disse querer mudar o rolê sobre as emendas de bancadas (aquele dindim repassado diretamente pelas bancadas aos estados). Pelo acordo essa grana só pode ser direcionada para obras estruturantes. Davi quer retirar esse trecho alegando que vai dar treta e acabar prejudicando municípios importantes que também precisam de obras não tão estruturantes assim. Hum!

Curiosidades: em 2020 Davi repassou 9 milhões de dinheiros para uma obra tocada pela empresa do seu suplente na cidade de Santana, no Amapá. Em 2021 o senador emplacou sozinho 20% de todo o orçamento secreto do Senado. Mais de 1 bilhão de dinheiros, darling. Haja obra não estruturante.


Eleições em Sampa

💩 Boulou, Nunes e Datena se uniram. What a f**k, Tixa? Calma, darling. Eles estão empenhados em evitar que o tal Pablo Marçal participe dos próximos debates. As equipes dos três estão tentando com os organizadores dos debates que retirem o coach da lista. Até seria possível uma vez que o partido dele não atende os requisitos mínimos para participar, mas como o rolê já foi todo acertado com as campanhas estão achando que o melhor mesmo é apertar as regras para tentar conter as bizarrices do rapaz.

💩 E o lamaçal só aumenta. O Globo trouxe hoje um áudio obtido pela PF onde Marçal conversa sobre a captura de emails que uma galera criminosa utilizou para aplicar golpes bancários. O coach foi condenado por fazer parte da quadrilha. Ele que fazia o rolê da captura dos emails e repassava para o chefe do bando. Mas a treta prescreveu e a pena do candidato a prefeito foi extinta.


Eleiçõexxx no Rio

😲 Eduardo Paes, o prefeito influencer e candidato à reeleição, alertou para que a galera tome cuidado com o que anda compartilhando. Um vídeo fake ligando Paes ao Comando Vermelho tá circulando mais rápido que rastilho de pólvora e pegando milhares de curtidas e views. (A Tixa também quer milhares de curtidas e views, darling. Compartilha com todo mundo nosso conteúdo. E que não é fake!!!)

😲Ainda por lá, Romário, o ex jogador, anda rebelde dentro do seu partido, o PL de Bolsonaro. Ele deu um chapéu no Valdemar Voldemort e não quis participar de um evento com o Ramagem (candidato apoiado por Bolsonaro) e ainda disse que vai fazer o L, digo, o E de Eduardo Paes, nas urnas.

🤡 Flavitcho, o filho 01 e senador, disse que o rolê é absurdo. Já a galera do PSD, partido do Paes, diz estar de braços abertos para receber o baixinho!


Olha o clima

🦑 E o povo gostou dessa história de se reunir para assinar acordos. Um dia após o rolê das emendas Pix entre Supremo, Congresso e Governo, Lula, aquele que nunca antes, reuniu todo mundo no Planalto para assinar um Pacto pela Transformação Ecológica, BRASEW. 

🦑 Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado, Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica e Luis Roberto Barroso, o supremo mor, estavam lá representando os Poderes da República.

🦑 Todo esse rolê tem como objetivo criar políticas públicas para preservação do meio ambiente e um clima melhor para as próximas gerações. Mas o que a Tixa quer destacar é o que o Poder 360 trouxe de observação: enquanto Pacheco e Lula cochichavam e caiam na risada, Lira e Rui Costa (o ministro da Casa Civil), que não se bicam por conta da treta das emendinhas, mal se olharam. Climão, darling!

Bora dormir, BRASEW!


Aqui na Tixa, acreditamos que podemos ajudar todos a entender nosso mundo complicado, especialmente o da política, para que todos possamos ajudar a moldar e a mudar esse mundo. Nossa missão é criar jornalismo claro e acessível – e bem-humorado – para que as pessoas compreendam e possam agir a partir disso. Nem que seja dando risadas. Porque rir é um ato político.

Se você compartilha da nossa visão, considere apoiar nosso trabalho (feito por jornalistas profissionais e entregue em todas as plataformas de forma gratuita). Assim a cada dia poderemos chegar a um novo leitor.

Não sabe com quanto apoiar? A gente te ajuda. Você sabia que uma doação de 0 reais até 80 mil reais por ano é isenta de imposto de renda? É um intervalo bom para usar, não? Tixa do céu, você bebeu!!! Bebi otimismo, darling.

E o Pix da Tixa é esse aqui: 49.875.575/0001-47