Lá nos Estados Unidos não tem um supremo do nível estrela como Xandão, mas está comprovado que o povo é bem chegado em uma decisão polêmica. Os supremos americanos decidiram ontem que nenhum presidente americano nem de hoje, nem de ontem, nem de amanhã, poderá ser julgado por crimes durante atos oficiais de seu mandato.

🐘 Significa que……… “em todo uso do poder oficial, o presidente é agora um rei acima da lei”, disse a suprema americana Sotomayor. A juíza está indignada com a decisão da maioria dos seus colegas.

"Ordena que a Navy SEAL Team Six assassine um rival político: imune. Organiza um golpe militar para manter o poder: imune. Aceita um suborno em troca de um perdão: imune, imune, imune, imune. Deixe o presidente violar a lei, deixe-o explorar as armadilhas de seu cargo para ganho pessoal. Deixe-o usar seu poder oficial para fins malignos porque se ele soubesse que um dia poderia enfrentar a responsabilidade por quebrar a lei, ele poderia não ser tão ousado e destemido quanto gostaríamos que ele fosse."

🐘 Mr. Trump saiu comemorando a democracia depois da decisão.

Na prática…

🐘 Como os supremos decidiram que os presidentes não podem ser julgados por atos oficiais, alguém precisa definir o que são atos oficiais. Isso na prática significa que juízes de primeira instância vão analisar os casos. E mais na prática ainda significa que Trump poderá ter um julgamento acontecendo nas vésperas das eleições.

🐘 O caso julgado pelo Supremo era por conta das contestações de Trump sobre (supostas fraudes) eleitorais que resultaram no 6 de janeiro. Basicamente, o que os entendidos estão entendendo é que isso significa que o ato de Trump de pedir para o Departamento de Justiça averiguar se houve fraude não é mais crime, pois foi um ato oficial. Mas, tem todo o resto….

🔜 usar mentiras para tentar convencer autoridades estaduais a mudar resultado da disputa

🔜 a pressão sobre Mike Pence para melar a diplomação no 6 de janeiro

🔜 as tentativas de explorar a violência e o caos para atrasar a diplomação.

🐘 Esse resto será julgado por uma juíza sabidamente anti-Trump, que não se atém a calendário eleitoral, e poderá botar o julgamento na rua, com promotores falando de provas sobre o que aconteceu lá naquele momento.

But…

🐘 Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, não significa exatamente que isso é ruim para Trump. Ele foi condenado no caso do pagamento para silenciar uma prostituta antes da eleição e o que aconteceu? Ele arrecadou mais dinheiro do que nunca para sua campanha.

Trombetas do fim do mundo

🐘 Se ficar mesmo garantida a imunidade presidencial, a vida do Trump, se eleito, seria assim: ele colocaria, sem medo de ser feliz, o Departamento de Justiça contra seus críticos e poderia alegar que é um ato oficial. Deportaria milhões de pessoas ilegalmente nos EUA. Ato oficial. Demitiria talvez dezenas de milhares de funcionários do governo considerados insuficientemente leais. Ato oficial.

🐘 Aliás, ele mesmo publicou nas suas redes ameaças, no domingo, propondo prender uma extensa lista de oficiais de alto escalão, incluindo seu ex-vice-presidente. Sim, darling, o republicano Mike Pence, que se recusou a participar do 6 de janeiro. Se ele vai mandar prender o Mike Pence, imagina o resto….

A propósito…

Os Republicanos prometem que vão apoiar Trump como nunca no Congresso. Muito mais do que em 2017.

A propósito do 6 de janeiro…

Pesquisas mostram que os americanos estão cansados de falar disso e pedem peloamordedeus que todo mundo esqueça esse assunto..

A propósito de golpistas…

Cerca de 45% dos eleitores acreditam que Trump tem mais capacidade de proteger a democracia contra 33% para Biden.

A propósito da imprensa…

O Wall Street Journal publicou um editorial dizendo que bem feito para os Democratas que ficaram nessa de escolher uma vice para Biden só porque ela era mulher e negra, em vez de escolher por suas qualidades políticas. Agora estão em um beco sem saída porque não têm uma vice forte para substituir Biden.

Se ela dança, eu danço

🐘 A primeira dama Jill, que também é doutora, foi capa da Vogue. Chiquérrima. Mas suas aspas na revista estão dando o que falar.

🐘 Além das aspas da capa, “nós decidiremos nosso futuro” (por que não, ele, Biden sozinho pode decidir? Não é capaz? Por que não, nós, os americanos? Viu o tamanho da treta, né?), ela disse que a campanha de Biden “não deixará que esses 90 minutos (do debate) definam os quatro anos em que ele foi presidente. Continuaremos a lutar.”  

🐘 E completou que Biden “sempre faria o que fosse melhor para o país”.

🐘 Os entendidos das palavras dizem que ela poderia ter dito: ”A ideia de ele desistir é inviável. Estamos nisso para vencer e veremos os eleitores nas urnas em novembro". Mas ela foi lá e disse: “continuaremos a lutar".


Holofotes

Se alguém estivesse esquecendo, a decisão suprema de ontem fez o pessoal se lembrar: o sistema judiciário federal americano também está na eleição de 2024. Por quê, Tixa? Só na Suprema Corte, o próximo presidente vai escolher dois novos juízes.

Números

A Suprema Corte americana tem 9 cadeiras.
Trump, quando foi presidente, nomeou 3 juízes. Isso, um terço do supremo.

PS: A imunidade valerá para qualquer presidente eleito.


De olhos nas pesquisas

Pela média do  RealClearPolitics, a diferença subiu de 1,8 para 2,2 pontos de sexta para segunda. Já o compilado do New York Times, mostra Trump com apenas um ponto  a mais do que Biden. Eram 2 pontos na sexta-feira.

Qual a diferença dos compilados? O New York Times costuma ser mais conservador nas pesquisas que leva em consideração para fazer a média.


A gente sabe que e o que acontecer nas próximas eleições americanas pode bagunçar - e muito! - o rolê por aqui. Isso vale na política e nas finanças, darling.

Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, a Tixa News traz pra você a boia de salvação: uma newsletter diária com os últimos acontecimentos na terra do Tio Sam. Isso mesmo! De segunda a sexta, um resumo completinho pra você ficar por dentro de tudo e saber direitinho pra onde vai o dinheiro. DE GRAÇA!!! O melhor ROI do mercado!

Newsletter - Eleições Americanas
Newsletter - Eleições Americanas 2024 A gente sabe que e o que acontecer nas próximas eleições americanas pode bagunçar - e muito! - o rolê por aqui. Isso vale na política e nas finanças, darling. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, a Tixa News traz pra você a boia de salvação: