🥴 Ontem falei do Trump e do Zé Dirceu. Hoje é dia do Mantega, BRASEW. Vamos passar o Mantega no pão. O Mantega é aquele ex-eterno ministro da Fazenda. Ele ficou lá uns 45 anos. Depois foi pro BNDES e depois também circulou pela Lava Jato. Pois bem, ele voltou ao noticiário desde o ano passado quando o repórter Lauro Jardim revelou que o governo estava querendo colocá-lo como presidente da Vale. Tixa, mas a Vale é estatal? 

🥴 Então, a Vale não é estatal, mas parece que o Lula não se importa muito com isso. E sabe como é, né? Os sócios grandões da Vale tudo querem agradar o governo. Tem o fundo de pensão do Banco do Brasil, o Bradesco, o Ometto…. Os investidores internacionais é que ficam mais enlouquecidos porque o Mantega voltou forte ao noticiário. Primeiro o Lula queria que ele fosse presidente da empresa, depois veio que se ele fosse do conselho já tava bom, agora já falam de novo que vai ser presidente. Amigo é coisa para se guardar. 

🥴 Enquanto isso, o atual presidente da Vale faz campanha para ele mesmo. Nunca vi tanta entrevista com alguém dizendo que quer muito ficar no emprego.

🥴 Mas enquanto isso, na sala de Justiça, o nosso glorioso Lewandas resolveu botar quem ele quis como Secretário de Segurança Nacional. Botou o Saburro, ops, calma, gente do céu, é Sarrubbo. Não vou me acostumar com esse nome. Dizem que Lewandas quis esse nome porque é pulso firme. O tal Sabburro, digo, Sarrubbo, é o chefão do Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi indicado ao cargo por quem? Quem? Quem? Doria Doriana. Família feliz. O nome que o PT queria foi botado para escanteio. 

🥴 E a treta da vacina da dengue segue nas redes e nas manchetes dos jornais. Hoje a ministra da saúde, a Nísia, disse que só tem vacina para 1% ou 2% da população e os bolsonaristas, que nunca defendem vacina, agora estão todos indignados porque não tem vacina para todo mundo. Eles só esquecem de dizer que morreram 1.000 pessoas de dengue no ano passado. Já de Covid, morreram 700 mil. Alguém aí faz a conta? 

🥴 E o supremo Toffoli acendeu o rastilho de pólvora com a decisão que suspendeu o acordo de leniência da J&F, do Joesley, o dono da Friboi, até que eles analisem aquelas conversas vazadas que lá atrás o Lewandas deixou rolar solto, mesmo sendo uma prova obtida por conta de um crime. Agora a Odebrecht, a Andrade Gutierrez, a Camargo Corrêa, a UTC, as empreiteiras todas, querem rever seus acordos e acessar as conversas para ver se teve algum procurador tendo atuação leviana. 

🥴 E voltamos ao nosso jogo do Stop na War Mundial. O Irã assumiu que fez um ataque no Paquistão e no Iraque e na Síria. E ainda disse que “não vê limites” para o uso das suas capacidades militares. 

🥴 E tem mais países para o Stop. O ministro de defesa de Israel disse que é grande a probabilidade de uma guerra estourar na fronteira com o Líbano. Alguém dá o Stop, por favor? Agradecida. Vamos acabar todos sendo salvos pelo Trump. 

🥴 E com as chuvas todas alagando de norte a sul, mas em especial com consequências sérias no Rio, o pessoal da oposição resolveu encrencar com a expressão “racismo ambiental” usada pela ministra Anielle, que é do Rio. Aí a Secom, que é a secretaria de comunicação, se prestou ao papel de ir explicar o que a ministra quis dizer. Que as chuvas “evidenciam a desigualdade na cidade em termos de acesso a serviços como saneamento básico e moradia digna”. E alguém não sabia disso, BRASEW? 

🥴 Mas a coisa tá feia mesmo é para a Enel, a companhia que distribui energia em São Paulo. Agora até Maricá está indo pra Justiça contra a Enel por conta de falhas no fornecimento. Sim, a empresa é distribuidora lá também. 

🥴 Lá no Sul, a prefeitura pediu até motosserras emprestadas para os munícipes para poder tirar as árvores todas que caíram com a chuvarada na região e não se ouviu nada sobre o nome da companhia de energia. 

🥴 E por falar em energia o ministro das minas e energia foi para Davos falar de transição energética. Contei ontem. Pois bem, ele quer uma transição energética com petróleo. Ah, vá! Ninguém sabia. 

🥴 Termino com a Leila, a Carminha do Palmeiras, que fez uma coletiva de imprensa só com jornalistas mulheres e os homens ficaram histéricos.

🥴 Acordem, homens do BRASEW, e visitem a Tixa Shirts.