🌟 Hoje temos o Xandão fazendo cosplay de detetive via zap, o Pacheco garantindo que quer primar pelo orçamento secreto Lula pensando em virar juiz eleitoral na Venezuela e tem ministro jurando que não vai ser o padrinho da conta de luz mais cara do mundo (será que ele sabe que a gente não acredita em Papai Noel?). Prepara o café, o rivotril, ou os dois. Uma pipoca vai bem também.🎢☕💊
Xandão, Xandão. Hoje é dia de Xandão na mira do VerdeValdo, BRASEW. Sim, Glenn Greenwald está de volta com novas mensagens vazadas, mas não da Vaza Jato. Agora ele jura que não tem hacker, nem quebra de sigilo. Glenn assina matéria com Fábio Serapião na Folha e eles contam que tiveram acesso a uma série de mensagens entre o juiz auxiliar do Xandão, no Supremo, e o chefe do setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (sim, aquele tribunal mor da justiça das eleições).
📱 Zap Investigativo
O supremo Xandão teria mandado o setor do TSE (que ele comandava, by the way) a produzir relatórios que o ajudassem a embasar ações contra bolsonaristas que falavam mal dos supremos e questionavam as eleições. A propósito, ele mesmo parece que achava postagens nas redes sociais e reclamava que os posts não estavam nas peças. Isso tudo sem ofício, sem pedido oficial, só por disse me disse no zap.
🕵️ Caça aos Posts
Basicamente as tais investigações que a Folha menciona seriam as buscas dos posts dos bolsonaristas nas redes sociais. O texto detalha casos específicos, como o monitoramento do jornalista Rodrigo Constantino e Paulo Figueiredo, com Moraes diretamente envolvido nas solicitações.
Figueiredo é o filho do Figueiredo (último presidente da ditadura). O filho ficou incentivando militares a darem golpe em favor de Bolsonaro e Constantino é o ex-Jovem Pan, que mora nos Estados Unidos. Aliás, os dois moram nos EUA. Eles estão unidos ao Elon Musk para questionar as decisões do Xandão. O Musk não tem mais falado no assunto. Mas foi ele que enviou ao Congresso americano uma série de pedidos sigilosos do Xandão e os documentos já mostravam que o supremo usava o setor que comandava no TSE para os processos que comanda no Supremo.
🤫 O problema do que apareceu agora nas mensagens reveladas por VerdeValdo é que a unidade do TSE fazia o relatório com o que era pedido pelo Xandão e depois isso era apresentado nos processos como algo que teria surgido espontaneamente do tal setor de desinformação do tribunal eleitoral. Enfim, até o fechamento deste texto o caso não gerou repercussão em outros jornais da chamada grande imprensa.
Ah, e claro que os bolsonaristas já estão clamando o impeachment do xerife geral da República.
💰 Pacheco Secreto
E hoje tem mais orçamento secreto. Aff! Enfim Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado, se manifestou sobre as emendas pix e garantiu que ele tem toda boa vontade de acabar com a transparência, digo, de primar pela transparência. Primar deve ser algo com ter primos. Ele garantiu que vão acha uma solução que agrade o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. E o povo que lute com o efeito da mão na bunda que os congressistas estão nos causando.
🙈
Para os perdidos: o Congresso continua usando bilhões do orçamento para fazer sabe Deus o quê e alegando que não consegue dar a transparência pedida pelo Supremo. (Já é a segunda vez, BRASEW.)
🔮 Futuro Secreto
Basicamente, a solução que os congressistas estão querendo arrumar e primar é alguma que esqueça o passado e mude daqui para frente e aí eles acham um outro jeito de fazer de forma secreta.
⚡ Conta de Luz Mágica
Melhor que o Pacheco, só o Xandinho, o Alexandre Silveira, ministro das minas e energia que saiu com essa: 'Eu não vou ser o pai da conta de energia mais cara do mundo". Ah, tá! O ministro não botou nenhum penduricalho na conta.
🇻🇪 Venezuela: Lula Muda de Ideia?
E o Lula agora parece que não vai aceitar o resultado da eleição na Venezuela e agora ele anda falando na possiblidade de se fazer tipo um segundo turno só com Maduro, que diz que ganhou, e o candidato que ganhou, o tal Edmundo Gonzales.
Bora, BRASEW.
Aqui na Tixa, acreditamos que podemos ajudar todos a entender nosso mundo complicado, especialmente o da política, para que todos possamos ajudar a moldar e a mudar esse mundo. Nossa missão é criar jornalismo claro e acessível – e bem-humorado – para que as pessoas compreendam e possam agir a partir disso. Nem que seja dando risadas. Porque rir é um ato político.
Se você compartilha da nossa visão, considere apoiar nosso trabalho (feito por jornalistas profissionais e entregue em todas as plataformas de forma gratuita). Assim a cada dia poderemos chegar a um novo leitor.
Não sabe com quanto apoiar? A gente te ajuda. Você sabia que uma doação de 0 reais até 80 mil reais por ano é isenta de imposto de renda? É um intervalo bom para usar, não? Tixa do céu, você bebeu!!! Bebi otimismo, darling.
E o Pix da Tixa é esse aqui: 49.875.575/0001-47
Comentários