Quero te avisar que a eleição 2026 já começou, BRASEW!!!!!!!!!! Não acredita? Eu te provo tudo em seis atos.

O primeiro ato 

🦎 Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, que é do PP, lançou hoje oficialmente o deputado Hugo Motta (Republicanos) como o candidato para sucedê-lo. Mas Lira sabe que precisa dos votos do PT para fazer seu sucessor. Já o PT sabe que precisa que o novo presidente da casa se eleja com seu apoio. 

👉 Por que Lira quer fazer o sucessor? Para manter o poder das emendinhas (vide o Alcolumbre que deixou a presidência do Senado, fez seu sucessor e manteve o poder do dinheiro) e quiçá voltar a ser presidente da Câmara de novo (um deputado não pode ser duas vezes presidente da Câmara no mesmo mandato, mas poderá ser novamente presidente caso ganhe um novo mandato em 2026).

👉 Por que o PT precisa que o novo presidente da Câmara tenha seu apoio? Porque Lula precisa de apoio para governar até 2026 e ter força para as eleições. 

🦎 Para ter o apoio do PT, Lira foi lá e tirou de tramitação o projeto da anistia do povo do 8 de janeiro que Bolsonaro tanto quer (ele quer mesmo uma anistia para chamar de sua, darling). O PT é o fiel da balança dessa eleição, e exige que quem quer que receba seu apoio se comprometa a não votar a tal anistia. O Lira vem com discursinho que quer apoio do PT e do PL. Acho que não vai dar. Ou como diz a Tixinha: vai ser difícil! 

O segundo ato

🦎 E aqui temos o segundo ato do dia na articulação para 2026. 

🦎 Bolsonaro foi pessoalmente no Congresso para negociar o apoio do PL (que é do Valdemar, mas o Bolsonaro finge que é seu partido) às candidaturas tanto do Alcolumbre (que é candidato para voltar a ser presidente da casa) quanto de Hugo Motta. E o que ele disse quando saiu das reuniões: quer anistia para os golpistas e para ele mesmo. 

"Foi um julgamento político [a inelegibilidade] e estamos buscando maneiras de desfazer isso aí. A prioridade nossa é o pessoal que está preso, eu sou o segundo plano."

Claro, claro, Bolsonaro em segundo plano. 

🦎 Pena que ele não age como alguém que está em segundo plano. Inclusive, bateu de frente com Valdemar dizendo que não tem essa de querer atrair centro para as eleições de 2026. E ainda disse que é utopia de quem acha que existe uma direita sem ele. Claro, claro. Bolsonaro devia ir bater um papinho com Moro para saber o que andou acontecendo com ele. Os partidos do centro simplesmente queimaram Moro antes que ele conseguisse ser de fato candidato a presidente. E vamos combinar que Marçal, em São Paulo, mostrou que existe direita sem Bolsonaro. 

🦎 Claro, se Bolsonaro for candidato tudo fica diferente, mas Valdemar vai querer? A anistia passa pelo Valdemar, BRASEW. E pelo Lira, e pelo Hugo Motta e pelo centrão todo. 

🦎 Já o Flavitcho Bolsonaro disse hoje ao O Globo que é desrespeitoso com Bolsonaro falar em Tarcísio candidato a presidente já que ele ainda vai tentar ficar elegível para poder se candidatar. Darling, eu não sei você, mas eu acho que a grande decepção de Flavitcho é que ele está percebendo que não vai poder ser o próximo candidato a presidente. O que talvez esteja claro é que não basta ter o sobrenome Bolsonaro.

O terceiro ato

🦎 E o terceiro ato do dia para 2026 é um conjunto de duas notícias. A de que o supremo Gilmar Mendes encerrou todas as ações contra o Zé Dirceu e isso significa que agora ele inclusive pode se candidatar (apesar de que ainda pode haver julgamento da turma do Supremo em que está Gilmar). E a outra notícia vem da Vera Rosa do Estadão (que é muito, mas muito bem informada, darling) que diz que Lula quer usar o Zé Dirceu como articulador político para 2026. Aí, o jogo no Congresso muda, BRASEW. Porque o Padilha (que é o ministro que deveria fazer articulação) já provou que não se articula nem dentro do PT. 

O quarto ato

🦎 Haddad, nosso Fernandinho Cabelo, parece que botou o rabinho entre as pernas mais uma vez e disse hoje que não tem data para fazer o famoso tal corte de gastos, depois de ter uma reunião com Lula em que apresentou quais os gastos que precisa cortar. O mercadinho ficou estressado. Ah vá! Se alguém acha que vai ter corte de gastos com toda 2026 já na rua, que tenha uma boa sorte. 

O quinto ato

🦎 E ainda tem o Nunes, o agora menos desconhecido prefeito de São Paulo, dizendo que o MDB (que é o partido dele) tem que apoiar Bolsonaro ou Tarcísio em 2026. Já o povo do MDB governista quer fazer chapa com Lula.  

Quem vai assinar a news Tixa????

O sexto ato

🦎 Esse vai vir dos Estados Unidos. Será que vai dar Trump? Corre assinar nossa news matinal em parceria com o UOL que todo dia fala de como anda a eleição americana. A votação é na semana que vem, o resultado… só Deus sabe. 

Assine aqui nossa carta matinal sobre as eleições americanas, darling.

Antes de ir embora, queria dizer que aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa:

49.875.575/0001-47