Xandão mandou prender, neste domingo, sim, em pleno domingão, os irmãos Brazão, acusados de mandar matar Marielle e seu motorista Anderson. Eles foram delatados por Ronie Lessa, o assassino confesso da vereadora do PSOL. Prenderam ainda um delegado de polícia. E eu que achava que não se prendia ninguém no domingo. Mas estamos sempre aqui e resumimos tudo o que rolou. Tem Braga Netto, tem delegado que se dizia apaixonado pela Marielle, tem Freixo, tem nomes e sobrenomes.
O que diz o relatório da PF
✅ Mentores: Domingos Brazão, Chiquinho Brazão.
✅ Enterrador de provas: Rivaldo Barbosa, que impediu a investigação.
✅ Motivo da morte, segundo Ronnie Lessa, o delator: Marielle teria pedido à população para não aderir a novos loteamentos situados na área de milícia e que interessavam aos Brazão.
✅ Assassinos: Élcio Queiroz, Macalé e Ronnie Lessa.
✅ Recompensa pelo crime: a implementação e o comando de uma milícia em grande extensão de terras vinculadas aos Brazão.
✅ Frase da PF:
Haveria crime sem Ronnie, Élcio, Macalé e cia, mas não haveria crime sem Domingos, Chiquinho e Rivaldo, mentores e líderes desse grupo criminoso.
Quem é quem?
👉 Chiquinho Brazão é deputado federal, por isso o processo subiu para o Supremo. Foro privilegiado. Ele é do União Brasil e o partido já está querendo expulsá-lo.
👉 Domingos Brazão é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio. Isso, darling, fiscaliza as contas do governador.
👉 O Ronnie Lessa é aquele miliciano, vizinho de condomínio de Bolsonaro. Ele foi preso há tempos pelo assassinato e agora resolveu delatar. Ele contou que tinha gente na Polícia Civil que recebia propina para não elucidar o caso.
👉 Rivaldo Barbosa, virou chefe da Polícia Civil na véspera do crime. Também foi preso.
👉 Giniton Lages, era chefe da Delegacia de Homícidios e foi nomeado ao cargo pelo Rivaldo.
Curiosidades e outras pílulas
✔️ A Polícia diz que tinha um infiltrado no PSOL para monitorar os passos de Marielle.
✔️Os advogados dos dois negam que eles tenham a participação no crime e dizem que o Domingos Brazão sequer conhecia a Marielle.
✔️O nome do Domingos Brazão já tinha aparecido no caso Marielle quando a Raquel Dodge ainda era procuradora geral da República. Ele teria, na época, se aliado a um delegado da PF e uma advogada para fazer os investigadores passarem longe da real do crime, segundo o pedido de Dodge para federalizar o caso.
✔️Na decisão do Xandão, consta que o tal Rivaldo exigiu que os assassinos não envolvessem a Câmara de Vereadores para o crime não ir para uma esfera federal de investigação.
✔️Lá em 2019, já teve um miliciano que perguntou para as promotoras que investigavam o caso na época se elas estavam preparadas para prender o chefe da polícia. Aff.
✔️ O tal Rivaldo foi indicado para ocupar a secretaria da Polícia Civil, ou seja, virar chefe da polícia, uma semana antes do assassinato da Marielle e quem o nomeou foi o Braga Netto, que era interventor no Rio. Ele assumiu o cargo na véspera do crime. Tixa do céu, então o Braga Netto está envolvido? Calme-se, darling, não vamos nos precipitar porque tinha muita gente que confiava no delegado.
✔️ O Freixo, amigo número 1 de Marielle, e hoje presidente da Embratur e que já foi candidato a prefeito, por exemplo, foi quem levou o caso para o Rivaldo porque confiava nele. Imediatamente ele recebeu a família da Marielle.
✔️ O tal Giniton Lages escreveu um livro sobre o caso Marielle e deu uma longa entrevista ao Estadão dizendo que quando começou a investigar o caso se apaixonou pela Marielle e saiu do caso “um ser humano melhor”. Ele não foi preso, mas foi tirado da função pública e tem que entregar o passaporte.
Declarações
😴 O ministro da Justiça Lewandas Lewandovski já pronto no discurso político:
"O desfecho do caso, nesta etapa de se chegar aos mandantes, mostra que a criminalidade não vai ter vez, que haverá um combate permanente e que ela não prevalecerá."
🤨 Chico Alencar, político do PSOL, amigo de Marielle, fado sensato, dizendo ao Guilherme Amado do Metrópoles que embora Bolsonaro e seus filhos políticos não tivessem qualquer simpatia para com a Marielle, vai uma distância atribuir a eles participação nos planos para matá-la.
“A disputa política não pode nos levar a ter posturas levianas ou falsear realidades, como a extrema-direita costuma fazer com frequência.”
Próximos passos:
➡️ A prisão de Chiquinho Brazão ainda terá que passar pela Câmara dos Deputados que podem tirá-lo da cadeia. Sim, darling, os deputados têm esse privilégio.
➡️ A primeira turma do Supremo também terá que referendar a decisão de Xandão.
E você já convidou os amigos para assinar a newsletter? Chama logo. É só dar um encaminhar neste link que eles se inscrevem por aqui:
Comentários