🦎E hoje foi dia dos ministros supremos soltarem o verbo a rodo depois que os deputados andaram chamando eles de ativistas. Comecemos por Dino DaSsilvaSsauro mandando um recadinho para o Congresso (que tá chorando por conta da determinação dele para que os nobres congressistas sejam transparentes em como vão gastar os bilhões das emendinhas parlamentares):

"Como é que um Poder fica dando escândalo toda vez que o outro decide? ... Já tinha visto democracia social, democracia liberal, mas democracia do piti nunca tinha visto."

🦎Depois vem Fux, aquele em que we trust, e manda que tá rolando uma "orgia legislativa" nas leis do país. Os parlamentares inventam uma enxurrada de alterações que podem causar insegurança jurídica e afastar investidores e daí o Congresso "não quer pagar o preço das suas decisões e empurra tudo para o Supremo" que é obrigado a decidir.

🦎E claro, teve Xandão (o xerife geral da República) que mandou recadinho para a turma chegada num golpe de estado:

"Nós estamos, há décadas, com crescimento de um populismo extremista muito grande, um populismo principalmente de extrema-direita que aprendeu com os erros estratégicos do regime nazista, do regime fascista."

Capisci?

Tira o pé do chão, Tixa!

Enquanto a gente vai com o fubá...

Mas os deputados são ligeiros. Já se organizaram e criaram uma PEC para entrar em votação, que contorna toda essa treta com Supremo, com o governo e que pretende destinar um monte de bilhões de dinheiros para suas emendinhas. Você acha mesmo que esse povo vai largar esse osso assim?

Bala mais barata

🦎Senadores aprovaram hoje novas regras da Reforma Tributária. Alimentos da cesta básica continuam isentos. Medicamentos com taxa zero ou reduzida. Só que daí, armas, munições e bebidas açucaradas eles deixaram de fora do tal imposto do pecado (aquele que pretende taxar produtos que fazem mal à saúde). A treta volta para votação na Câmara.

Jabutis ecológicos

🦎E o nosso Senado que aprovou hoje um projeto que estimula a produção de energia eólica (energia limpa) em alto mar? Nossa, Tixa, que Congresso ecológico, né? Só que não, BRASEW! Nesse projetinho aproveitaram para enfiar um monte de jabutis que beneficiam as empresas que produzem energia a carvão e a gás. E tem mais, a conta desse rolê pode vir parar no meu e no seu bolsinho. Um aumento de 7,5% para ser mais precisa. Durma com esse cheiro de fumaça, bebê.

Para os perdidos. Os jabutis são otrascositasmas nada a ver com o real propósito do projeto a ser votado e que eles colocam no meio do texto para tentar passar batido e não causar muito barulho e críticas da sociedade.

Alô, Alô, Teresinha

🦎Quem não se comunica se trumbica como diria o finado Chacrinha. O governo se ligou que o rolê da comunicação (principalmente a digital nas redes sociais) anda muito capenga e que precisa correr porque a extrema- direita avança a passos largos, ainda mais com um novo mandato Trump chegando. Sidônio Palmeira, o marketeiro oficial de Lula, é o nome cotado para assumir essa bucha e arrumar a casa, como já contamos por aqui. Mas ele quer autonomia total para poder fazer e acontecer.

🦎Já era o Pimenta, Tixa? Talvez não, darling. Como Sidonio tem suas empresas e negócios para tocar, talvez abrir mão de tudo para ser um ministro de Lula não seja a jogada mais interessante. Quem sabe vire um assessor especial ou continue nessa de "freela". Vamos esperar o comunicado oficial para ter segurança e precisão na informação. Tixa, sua loka e intrigueira!

Derrite não derrete

🦎Apenas 27% do povo de São Paulo aprova a segurança pública do estado. Mas Tarcísio, o governador que se acha o Thor, bateu o pé e disse que Derrite fica. Derrite é o secretário de Segurança pública, ex-tenente da Rota (a polícia de elite) e que acha que a polícia militar não é tão violenta assim. Apesar das imagens que pipocaram nas últimas semanas mostrando gente sendo jogada de ponte por policial, senhora de 60 anos tendo a cabeça aberta por cacetetada de policial, motorista de aplicativo tendo a cabeça pisada por policial e por aí vai. Mas Tarcísio disse que vai fazer a polícia ser mais controlada e acabar com essas tretas. Só lembrando aqui que lá atrás, no começo do seu mandato, ele mandou embora vários coronéis da PM que tentaram implementar um controle maior das ações dos policiais, inclusive na questão das cameras nas fardas. Vai dar tudo super certo! Ahã!

Homem do saco

🦎Falando em questões de polícia, a Câmara aprovou hoje a castração química para pedófilos. A ideia foi proposta pelo deputado Ricardo Salles (sim, o ex-ministro de Bolsonaro que adorava passar a boiada). Mesmo o governo orientando o voto contra, não deu. E agora segue para o Senado.

Aparecido

🦎Por falar em Trump, o seu Donald tava todo pimpão hoje. Educadinho. Agradecendo e se dizendo honrado. Até abriu tocou o sino da Bolsa de Nova Iorque. E por que, Tixa? Porque a revista Time elegeu ele a personalidade do ano de 2024. A pessoa que mais apareceu e influenciou. Sam Jacobs, o editor-chefe, disse que "para o bem ou para o mal" quem mexeu com as notícias foi o republicano:

"Trata-se de alguém que realizou um retorno histórico, que remodelou a presidência americana e está reorganizando a política dos Estados Unidos. É difícil contestar o fato de que a pessoa que está prestes a ocupar o Salão Oval é a mais influente no noticiário."

É né, darling? Ele foi réu por pagar o silêncio de atriz pornô. Sofreu uma tentativa de assassinato durante a campanha, causou com suas inúmeras fake news e mesmo assim acabou vencendo muito bem as eleições e deixando os democratas chupando o dedo. É a segunda vez que Trump recebe o título pela revista. A primeira foi após vencer as eleições em 2016.

Sou bi, Tixa.

🦎Mas o Trump que habita nele é mais forte e em entrevista disse que vai anistiar os golpistas que invadiram o Capitólio nas primeiras horas do seu novo governo, vai rever o rolê da vacinação e deportar geral. Aff.

Perdoai uns aos outros

🦎Falando em anistia, Biden está se mostrando bem espertinho nos seus últimos dias como presidente dos States. Bem acordadinho. Hoje ele deu perdão para umas 39 pessoas condenadas por crimes leves e reduziu a pena de outras 1.500. Gastou a tinta da caneta, hein? Tudo para justificar o perdão do filhote, Tixa? Como ele jurava de pés juntos que jamais iria usar esse recurso para ajudar o filho e mesmo assim o fez, vai ver a consciência pesou. Só rindo, Tixa. (Ou chorando.)

Bora perdoar, digo, dormir, BRASEW!


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47