E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou, BRASEW!!!!

🦜 E assim, com o poema de Drummond, abrimos essas mal traçadas linhas para dizer que Lula, nosso atual, vai ter que fazer poesia para botar ordem na casa. 

Toma, José!

🦜 O Congresso manda e não é pouco. Lira, nosso Arthurzito da Câmara cada dia mais frigorífica, deve estar rindo sozinho porque agora Lula decidiu que vai ter que falar mais de perto com os líderes do governo no Congresso porque só o Padilha não está resolvendo. Padilha, o ministro das relações nada institucionais, é desafeto de Lira. 

🦜 Na Câmara, o líder é José Guimarães. No Senado, é o Jaques Wagner e no Congresso é o Randolfe. Sim, darling, tem tudo isso de líder do governo. E, claro, o PT está botando a culpa da derrocada desta terça-feira no Congresso, no Randolfe. O único que não tem partido. 

🦜 Mas como bem lembrou o Randolfe, o que ele poderia fazer se até parlamentar do PT votou pela derrubada do veto das saidinhas? Ele estava se referindo a Fabiano Contarato, senador agora do PT, que votou pelo fim da saidinha. Só 100 congressistas votaram.

🦜 O Jaques Cuoco Wagner, como sempre, minimizou tudo. E ele disse que o Lula pediu uma melhora na “organização” das conversas de articulação política do Palácio com o Congresso. Melhora na organização não resolve nem bagunça em guarda roupa, quem dirá no Congresso. 

Adoro quando você me chama, Tixa!

🦜 Os analistas de plantão já saíram dizendo várias coisas. Uns falam que o governo não quis se intrometer muito nas pautas de costumes para ter força em outras pautas mais importantes, especialmente na parte que afeta a economia. Houve um corre corre para liberar emendas e evitar que caísse o veto dos cronogramas do orçamento, por exemplo. Mas mesmo assim, no próprio PT se avalia que o governo acaba saindo com essa pecha de derrotado.

🦜 Outros dizem que o governo não consegue nem mais manejar os congressistas com promessa de emendas e cargos. Outros já dizem que se é pra ser assim, bota logo o parlamentarismo de uma vez. O que fica disso tudo? A imagem fraca da equipe de articulação. 

E agora, José? 
E agora, Randolfe?
E agora, Jaques?
E agora, Alexandre? (Padilha, darling. Não é o Xandão!)

🦜 Só sei que nesta quarta quem saiu perdendo foi o Nikolas, que não é o Maduro. O digníssimo deputado mal assumiu a comissão de educação e já perdeu todas as emendas destinadas para a área. (aquelas emendas em que congressistas liberam dinheiro para pequenas obras). Tá verde ainda. O Congresso aprovou um remanejamento de 2,85 bi em emendas para a área de saúde. Em ano eleitoral o que dá voto é recapear hospital, darling.

🦜 E lá vamos nós com as pesquisas de São Paulo. Ontem saiu a Atlas dizendo que o tal Marçal derruba o Nunes. Hoje saiu o DataFolha dizendo que Nunes empata com Boulos mesmo com o tal Marçal. 

🦜 Tixa, mas por que você só fala de São Paulo? Porque até o Lula já disse que a eleição de São Paulo é um novo Lula x Bolsonaro. Tanto que o Datafolha agora faz uma pergunta sobre os padrinhos políticos. Desde que começou a fazer a pergunta, em agosto do ano passado, o Datafolha registra que 23% dos paulistanos dizem que com certeza votariam em alguém apoiado pelo Lula. Em um candidato apoiado por Bolsonaro, só 13%. Agora esse índice já subiu para 18%. 

🦜 E por falar no tal Marçal, que será o candidato pelo PRTB (aquele partido que era do falecido Levy Fidelix), a notícia de hoje é que o partido convidou a Nise Yamaguchi para ser a vice. Nise é aquela médica que só queria saber de dar cloroquina pras pessoas na pandemia.

🦜 E o Lula decidiu que não vai mandar um substituto para a embaixada do Brasil em Israel. E por falar em Israel, o Bibi andou dizendo que a guerra dura até o fim do ano. Se é que ainda tem alguma coisa para destruir em Gaza. 

E bora para o feriado, BRASEW, rezar pelos nossos mortos.