Arthurzito botou o do STF na roda. Nunes está magoado com Bolsonaro e parece que pediu divórcio. Tem prefeito perdedor demitindo quase 2 mil funcionários. Tem Zema apoiando candidato de Bolsonaro. Tem furação e tem guerra, BRASEW!

Tretas Supremas

🥊 E temos um novo episódio das Tretas Supremas, BRASEW! Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, jogou para análise da Comissão de Constituição e Justiça a PEC que proíbe decisões monocráticas, proferidas pelos ministros supremos, que suspendam decisões e atos dos 3 presidentes: o da República, o do Senado e o do Congresso. Essa PEC (que já foi aprovada ano passado no Senado) estava na gaveta do seu Lira, mas ele resolveu colocá-la pra jogo depois que o supremo Dino DaSsilvaSsauro mandou suspender as emendinhas Pix. Resultado? A CCJ aprovou.

🥊 Além dessa PEC, outra também foi aprovada contra os ministros supremos: a que permite com que o Congresso e o Senado anulem decisões supremas que eles considerem como tendo extrapolado "o exercício adequado da função jurisdicional.” Agora o rolê segue para comissões especiais e se aprovadas vão para votação no plenário da Câmara.

Para os Perdidos: Em agosto os três poderes se reuniram para tirar foto, digo, anunciar um acordo para o rolê da transparência nas emendinhas Pix. O Supremo deu um prazo de 10 dias para a galera do Congresso apresentar uma proposta. Advinha. Até agora nada.

Respondendo ao título desta publicação, havendo questionamento sobre a constitucionalidade dessas PECs, quem vai analisar e dar a palavra final sobre o rolê? Bingo, o próprio Supremo.

Eleições

Mágoa - E Nunes, o prefeito desconhecido de São Paulo que quer se reeleger, já disse que não queria apoio do Marçal e agora, pelo que corre a boca pequena, também não quer mais Bolsonaro na sua campanha. Como assim, Tixa? Pois é, darling. No primeiro turno Bolsonaro se pirulitou. Foi a um único evento com o emedebista e só depois de muita insistência fez uma live às vésperas do primeiro turno pedindo votos pra ele.

A Malu Gaspar, do O Globo, conta que Nunes não vai confessar mas aliados estão sem papas na língua. "Bolsonaro agora quer vir na janelinha? Janelinha não.", disse Paulinho da Força, do Solidariedade, um dos aliados de Nunes. Ele ainda emendou:

"Se Bolsonaro entrar agora na campanha do Nunes, só vai atrapalhar. Quando a gente precisou dele, ele não foi. Agora não precisamos mais."

Raiva - E o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), que dois dias após perder a reeleição (ele recebeu só 3% dos votos) resolveu exonerar quase 2 mil funcionários comissionados da prefeitura. A justificativa para essa doideira foi o cumprimento das metas fiscais no final do mandato. Poucas horas depois ele voltou atrás e contratou todo mundo de novo (tá, tá, não contratou, revogou as exonerações. Usei a licença poética para dramatizar), mas não disse o motivo dessa recuada monstra. Tixa do céu, surtou o homem? Há sinais, darling.

Vingança - Em Beagá tá quase certo o apoio do governador Romeu Zema ao candidato do PL de Bolsonaro, Bruno Engler, que vai disputar o segundo turno contra Fuad Noman, do PSD do Kassab. No primeiro turno Zema apoiou o Tramonte, do Republicanos, que ficou de fora. Agora, ele tá bem inclinado a apoiar Engler, mesmo porque Lula já declarou apoio ao Fuad.

Vergonha - O Ministério Público Eleitoral pediu a Justiça que multe Boulos e Nunes pelo monte de santinhos dos dois, espalhados pelas ruas e calçadas no dia da votação. O procurador do MPE disse que esse rolê é proibido, "especialmente se feita no dia da eleição (em que nenhum tipo de propaganda ou campanha eleitoral é permitida), emporcalhando a cidade."

“Violência é violência, importunação é importunação e assédio é assédio, independentemente de quem faça. Isso não pode ser tolerado.”

😢 Essa foi um frase importante da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante entrevista ao O Globo, onde falou sobre a denúncia de assédio sexual contra o ex-ministro Silvio Almeida. Ela disse como foi difícil processar tudo que vinha sofrendo há meses e pensava se "havia feito algo que não deveria". Ainda mais o agressor sendo uma voz relevante no movimento negro. Isso mostra a violência psicológica que as vítimas sofrem. Um trecho do que Anielle contou:

"Demorei um pouco para acreditar. E acho que isso foi o que fez com que, quando fui exposta, eu demorasse a me pronunciar. Era uma decepção para mim também. Fiquei pensando por meses: “Será que eu errei? Fiz alguma coisa que não deveria ter feito?”

🤔 Apesar de integrantes do governo afirmarem que já sabiam quando o escândalo veio à tona, Anielle disse que Lula e Janja souberam só no dia que saiu a reportagem do Metrópoles.

Vai ficar plantado

🌳 Lembra do Daniel Silveira? Aquele ex-deputado bolsonarista, que quebrou a placa com o nome da Marielle Franco e que foi preso e condenado por ameaçar ministros supremos? Pois então, ele recebeu uma progressão de pena e foi transferido para uma colônia penal agrícola para plantar umas mudinhas de árvore. Xandão disse que ele se comportou nesse 1 ano e 8 meses que ficou no xilindró e tem direito a esse benefício. Os advogados dele dizem que ele não é fazendeiro para ficar plantando nada e que precisa é voltar para o trabalho dele. Ele tinha um trabalho, Tixa? Não me comprometa, darling.

Furacão

😱 E o Milton, aquele furação assustador, avança pela costa oeste da Flórida. Os ventos de quase 200km/h e as fortes chuvas já chegaram em alguns condados, que estão praticamente vazios. E o olho do furacão já atingiu o solo americano durante o fechamento dessa edição. Que todos fiquem bem!

Guerra

😱 A treta no Oriente Médio só piora, BRASEW. Bibi Netanyahu, que manda em Israel, afirmou que vão atacar o Irã pois "se não atacar, morreremos", disse ele. E hoje, Bibi ficou falando ao telefone com Biden sobre esse ataque gigantesco que pretende fazer. A coisa está feia.

🇺🇸 Bora dormir que logo cedo temos nossa cartinha matinal sobre as eleições americanas, em parceira com o UOL. Corre e assina, darling.

Corre se inscrever para receber nossa carta matinal direto no seu email, darling.

Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47