Lula profetizou que São Paulo seria uma prévia das eleições de 2026. Se depender  das pesquisas, a coisa está NOT GOOD para o Lula e mais confusa ainda para o Bolsonaro. Agora, pesquisa é o que não falta. Diversidade de resultados também não falta. Na edição de hoje você vai saber tudo das pesquisas, mas ainda vai ler nosso cenário hipotético para 2026. Ficou tão lindo! Vem com a Tixa, BRASEW.

Foram três pesquisas nos últimos 2 dias e a coisa está assim:

1️⃣ Nunes aparece em primeiro no Datafolha e na Quaest. Dizem os entendidos que é resultado da propaganda na TV e uso forte da máquina da prefeitura. Nunes é o desconhecido prefeito de São Paulo que está buscando a reeleição, que teoricamente é apoiado por Bolsonaro (falo disso logo mais).

2️⃣ Boulos aparece em primeiro na Atlas, em segundo no Datafolha e em terceiro na Quaest. Não importa em qual delas, Boulos fica praticamente estável. Dizem os entendidos que Lula ainda não conseguiu transferir votos. 

3️⃣ Marçal está em segundo pela Atlas e Quaest e em terceiro no Datafolha. Enquanto a Atlas mostra Marçal subindo e à frente do Nunes, o Datafolha mostra Marçal minguando e Nunes abrindo uma avenida de 8 pontos contra o Marçal. Seria efeito 7 de setembro quando Bolsonaro não deixou Marçal subir no carro?. 

👉 Vamos ao Bolsonaro. O nosso ex parece que já abandonou a candidatura de Nunes, mas sempre pode reaparecer agora que o prefeito está em primeiro nas pesquisas. Apesar de que Bolsonaro não acredita em pesquisas. Pois bem, nos próximos 20 dias, Bolsonaro está cheio de agendas Brasil afora, mas não deve voltar a São Paulo. 

👉 Vamos ao Lula. Esse vai ter que vir muito a São Paulo. Tem muito eleitor das classes mais baixas, eleitor de Lula, que parece que não sabe ainda que Lula apoia o Boulos. Aliás, os mais pobres estão indo para o Nunes. 

👉 E a Tabata? A Tabata ameaçou crescer depois que lançou os vídeos lacradores contra Marçal, mas não andou mais e não chegou nos dois dígitos. A partir de agora teria que acontecer algo muito extraordinário para ela arrancar. Ainda mais com o primeiro lugar embolado nos três candidatos. Ela vai ser a Tebet da eleição e periga perder votos com uma galera indo para voto útil. O voto útil seria para garantir que Boulos vá ao segundo turno e não tenhamos um segundo turno só de direita entre Nunes e Marçal.

👉 E o Datena, hein? Finalmente ele não desiste de uma eleição, mas o eleitor desiste dele. Ele chegou a ter quase 20% de intenção de votos em algumas pesquisas e agora está lá na casa dos 8%. 

🔺Nunes não é o Doria, mas acelerou. Pelo Datafolha ele foi de 19% para 22% e agora está com 27%. Subiu na espontânea também e tem uma rejeição baixissima de 19%. Ele também viu a rejeição cair na Quaest, mas lá foi para 34%.

🔺A rejeição ao Pablo Marçal disparou. Chegou a 41% na Quaest e a 46% no Datafolha. Loucura demais dá nisso, companheiro. E PCC também.

🔺O Boulos segue paradão. Empatado tecnicamente com Nunes e Marçal em todas as pesquisas. E a rejeição não cai, está acima de 35% no Datafolha e em 48% na Quaest. 

❗ E vocês sabem que pesquisa não ganha eleição, né BRASEW? Então, saiam para votar. 

Se Lula estiver certo

Se essa eleição da capital paulistana for de fato a prévia de 2026, o cenário Tixa de jornalismo político investigativo analítico e cheio de lero lero, seria assim: 

🦎 Nunes seria o Tarcísio (que apoia fortemente o prefeito de São Paulo e que está caminhando para ser o candidato a presidente do bolsonarismo). Mas Tarcísio precisaria de tempo de televisão se quiser combater o Lula. Ou seja, precisaria de um partido com tempo de TV. 

🦎 Bolsonaro não estaria na campanha, porque está inelegível. Teoricamente apoiaria o Tarcísio, mas Marçal viria por fora roubando os bolsonaristas. E ele ficaria confuso. Se bobear daria uma de Ciro e iria para Paris.

🦎 Marçal  seria o Marçal. Não, não é o Padre Kelmon, darling. Quem duvida que ele será candidato? Ele diz que se Lula for candidato ele jamais concorreria com o Lula, mas só o que ele quer é o eleitor de Lula aqui em São Paulo. Então, Marçal seria o Marçal. 

🦎 Boulos, por óbvio, seria o Lula. Lula parece que vai concorrer à reeleição, mas sempre pode surpreender. E o que as pesquisas da eleição de 2024 mostram é que Lula não conseguiria mais a frente ampla na eleição de 2026.

🦎 Tabata, como já disse ali em cima, seria a Simone Tebet. A única capaz de enfrentar todo mundo, mas que acabaria tendo que apoiar outro alguém no segundo turno. 

🦎O Datena vai ser o Aécio Neves ou o Dória ou o Leite ou qualquer um que o PSDB queria lançar e que não fará a menor diferença.

Rachadinha do Janones

Apesar do Boulos ter aliviado para o Janones lá na Comissão de ética da Câmara, a Polícia Federal não aliviou não. Os poliça indiciaram o deputado por crimes de corrupção passiva, peculato e associação criminosa no caso das suas rachadinhas. 

Para os Perdidos. Rachadinha é aquele rolê de contratar assessores com dinheiro público e pegar parte do salário de volta para si. Todo mundo ficou sabendo o que era rachadinha no caso Queiroz, lembra? Sim, o Queiroz do Flavitcho Bolsonaro. Rachadinha no bolso dos outros é refresco. 

O cofrinho do Carluxo

E o Carluxo que cada vez que o Bolsonaro ia comprar um imóvel em dinheiro vivo, aparecia no cofre do Banco do Brasil? A Folha que contou essa história hoje. Quem descobriu o rolê foi o Ministério Público do Rio. E sabe quantas vezes Carluxo foi lá visitar o cofre? 153 vezes. 

Tá fogo

E o fogo segue Brasil afora. O ar segue poluído de fumaça. A chuva preta segue ameaçando cair. E o agro que é pop está fazendo o quê? 

Bora dormir, BRASEW. Quem puder.