E eis que parece que inusitadamente o ano começou antes do Carnaval e só se fala em democracia no Planalto Central, BRASEW. Foi um dia de recados.

É Hugo Motta, novo dono da Câmara frigorífica, defendendo 28 vezes a democracia, é o supremo Luís Roberto Barroso defendendo democracia, é Luiz Inácio Lula da Silva defendendo democracia, é Davi Alcolumbre, novo dono do Senado, defendendo a democracia. 

Mas o recadinho geral para a República é: vai ter democracia se tiver bilhões em emendas parlamentares. Ou em tradução livre: libera as emendas, Dino!

(A Tixa não deixa você se perder: emendas = dinheiro público do orçamento do governo usado pelos congressistas para enviar recursos para suas bases eleitorais, que atualmente tá rolando sem transparência). 

Oi Tixa, o pessoal aí me conhece?

A nova Câmara frigorífica 

A vida anda assim em Brasília. Habemus um novo presidente da Câmara, Hugo Motta. Eleito por 444 deputados, de 513. E no seu discurso de vitória ele falou 28 vezes em democracia, falou até no filme Ainda Estou Aqui, falou que não existe ditadura com parlamento forte. Uau! Falava ele da ditadura militar? Not. A desconfiança geral é de que foi um recadinho para o Judiciário. Sim, darling, todo mundo está desconfiado que ele quis dizer que se pode acontecer uma ditadura é a do Judiciário. E por quê? Porque as emendas estão bloqueadas. 

O Hugo das Chaves (ainda pensado no apelido, BRASEW), disse que tem que ter sim transparência (os congressistas não querem dar transparência à distribuição do dinheiro público das emendas). Mas lembrou que Judiciário e Executivo também têm que ser transparentes. Hummmm. Foi uma cutucada no Gilmarpallooza em terras portuguesas e nos 100 anos de sigilo da agenda da Janja? 

“Sou a favor de uma radicalização quando falamos da transparência nas contas que são, por definição, públicas. Temos hoje tecnologias nas plataformas digitais capazes de acompanhar em tempo real cada centavo despendido por todos os Poderes.”

O que Huguito está dizendo? Transparência nos olhos dos outros é refresco. 

O rei do Orçamento

O Davi Alcolumbre, senador, também ganhou eleição no fim de semana. Está agora no comando do Senado, com votos à direita e à esquerda. Esta já é a terceira vez que Alcolumbre assume este cargo e adivinha como ficou conhecido nos seus mandatos anteriores? Todo-Poderoso do orçamento secreto. O que era o orçamento secreto? A liberação de dinheiro público por meio de emendas parlamentares sem transparência. Vai e volta. 

“A recente controvérsia sobre emendas parlamentares ao orçamento ilustra a necessidade de respeito mútuo e diálogo contínuo. As decisões do Supremo Tribunal Federal devem ser respeitadas, mas é igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar e representar os interesses do povo brasileiro, inclusive, levando recursos e investimentos à sua região.” 

Mas é simples cumprir as decisões supremas: o supremo Dino só está exigindo transparência. Por que não rola transparência? 

O recado do Dino

E nesse dia em que o ano começou oficialmente em Brasília, com todos esses discursos sobre as emendas, o supremo Dino DaSsilvaSsauro, o Flávio Dino, também deu seu recado com uma decisão que bloqueou o pagamennto de emendas a duas ONGs que não deram transparência sobre o que fizeram com o dinheiro que receberam de parlamentares. 

O recado do supremo Barroso

Ao abrir o ano do Judiciário, o presidente do Supremo também deu seu recado ao Congresso:

"Todas as democracias reservam uma parcela de poder para ser exercida por agentes públicos que não são eleitos pelo voto popular, para que permaneçam imunes às paixões políticas de cada momento. O título de legitimidade desses agentes é a formação técnica e a imparcialidade na interpretação da Constituição e das leis."

O recado do Lula

Chamou Hugo Motta e Davi Alcolumbre para a foto, falando em consciência democrática, e os dois foram todos gentis em dizer que tudo o que for da economia e coisas boas para o povo vão votar. Ahã, vamos ver. 

O recado do Marcos Pereira

O deputado Marcos Pereira manda no Republicanos, partido influente do Centrão, partido do Hugo Motta, novo presidente da Câmara e partido do Tarcísio, só para constar. Justamente hoje saiu uma entrevista no Brazil Journal, o jornal preferido da Faria Lima, cheia de recados.

👉 Para o Haddad ficou o recado de que a economia não está indo bem e que isenção de imposto de renda só vai ser votada se não atrapalhar as contas públicas. (talvez se as emendas forem liberadas a contento.....)

👉 Para os bolsonaristas, ficou o recado de que não é hora de votar projeto de anistia porque tecnicamente só se pode falar em anistia se já tiver uma condenação. 

👉 Para Bolsonaro, ficou o recado que ele tem que sair da moita. Pereira disse que o Tarcísio não vai ser candidato a presidente porque Bolsonaro mesmo inelegível não abre caminho para outro candidato e Tarcísio não vai renunciar ao mandato de governador para depois ser pego no contrapé por Bolsonaro. (Para ser candidato a presidente a lei eleitoral exige que o governador renuncie ao seu cargo.)

👉 Para o Lula, ele disse que o diálogo tem sido pouco talvez porque ele, Lula, esteja cansado. 

O recado da Quaest para o Haddad

A Quaest fez pesquisa para 2026. Lula ganha de todos os candidatos apresentados aos eleitores. Mas alguns detalhes: 

👉 Bolsonaro, por estar inelegível, não estava na pesquisa, mas o nome de Dudu, o filho 03, estava.

👉 Gusttavo Lima foi o mais competitivo contra Lula entre todas as possibilidades da direita, incluindo Tarcísio, Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal.

👉 E quem está como campeão de rejeição para 2026? Haddad, com 56%. 

👉 Então a coisa está assim para o Haddad. Quaest diz que ele tem rejeição alta. Kassab diz que ele é um ministro da Fazenda fraco. Marcos Pereira diz que a economia não está bem. 

Notícias da gringa

🌎 O finde foi intenso. Trump anunciou as tarifas contra México e Canadá. Mas acordou hoje negociando com a presidente do México e deu um mês para voltar a falar no assunto. 

🌎 Elon Musk diz que vai acabar com a ajuda humanitária que os Estados Unidos distribuem pelo mundo por meio da USAID. Musk Siberiano diz que lá só tem vermes, radicais e criminosos. Há quem diga que o efeito disso é a perda do soft power dos americanos.

🌎 A outra do Elon Musk é que ele agora tem acesso aos trilhões de dólares do orçamento americano que é gerenciado pelo Tesouro americano. (E vocês aí querendo regular os 50 bilhões das emendas parlamentares.) 

Acorda, BRASEW, que eu vou dormir.


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47