A reforma tributária tenta simplificar os impostos no Brasil. Vários tributos serão eliminados e no lugar vão entrar dois novos: o CBS e o IBS. Agora o Congresso vai analisar a proposta de regulamentação desta reforma, enviada pelo Haddad, nosso Fernandinho Cabeça e neste post vamos contar o que está sendo proposto.

1. As compras feitas por qualquer plataforma digital passarão a ser tributadas pelos novos impostos. Na prática, todo mundo vai ter que pagar imposto até nas comprinhas de menos de US$ 50 na Shein. 

2. Os mais pobres vão ter direito a um cashback de 50% nos impostos que pagam nas contas de luz, água, esgoto e gás natural e terão cashback de 100% na compra de botijão de gás. 

3. Vão ter duas novas megas da Virada, BRASEW. Explico, o texto da regulamentação prevê destinar entre 600 milhões a 700 milhões de reais para sorteios entre os contribuintes que pagam o imposto. 

4. Advogado, contador, arquiteto, engenheiros, economistas, personal trailers, biólogos e mais uma dezena de profissionais vão ter um desconto de 30% nas alíquotas do imposto. Bora pedir desconto pra advogado, galera. Eita que esse povo cobra caro.

5. Pão, café, açúcar, margarina, farinha, óleo de soja, arroz, leite, frutas e mais uns dez produtos não vão ter imposto nenhum. Finalmente vamos poder voltar a pedir um pingado com pão na chapa na padaria?

6. Picanha, carne de porco e camarão podem ficar mais baratos pois vão ter um desconto de 60% no imposto. Lula querendo cumprir promessa de campanha.

7. Carros, aeronaves, cigarros, cervejas, sucos açucaras vão pagar mais imposto. Já os alimentos ultraprocessados que fazem tão mal à saúde não vão ter alíquota mais alta. 

8. Escolas terão alíquota reduzida.

Para os Perdidos. Não esqueça que o imposto é só uma parte do preço dos produtos e serviços. Isso significa que ter um desconto de 60% no imposto, não significa que o preço da picanha, por exemplo, vai cair 60%. Inclusive, tudo depende de fabricantes ou prestadores de serviços repassarem a redução dos impostos para seus clientes.