🔥 São Paulo pegou fogo. Daquele fogo que vai chegando perto das casas. Daquele fogo que faz nuvem de fogo. Daquele fogo que deixa mortos e feridos. No Pará, os alertas de fogo dispararam. Em Goiás, no Mato Grosso. Depois da enchente do Rio Grande do Sul, o Brasil está pegando fogo.
👮 A primeira suspeita: fogo criminoso. Prenderam 4 em São Paulo. Um senhor de 70 anos que botou fogo no lixo, um suspeito que tinha serras, alicate, isqueiro e uma caixa de fósforos, um usuário de drogas e um quarto que ateou fogo num canavial. Quase me lembrei do Lewandovski narrando a fuga dos criminosos daquele presídio de segurança máxima.
Combinação explosiva
🗣️ Tarcísio o governador que se acha o Thor e bolsonarista, declarou que, na verdade, o fogo foi uma "combinação explosiva" de eventos climáticos com as tais ações criminosas isoladas e algumas acidentais que se juntaram e se transformaram em queimadas gigantes. Talvez ele tenha achado a qualidade dos presos não muito promissora para justificar o tamanho do fogo.
🌿 Por uma dessas ironias do destino, Marina DaSilvaSsauro, que não é parente do Dino e é a nossa ministra do Meio Ambiente, não falou em mudança climática. Só em crime. "Em São Paulo não é natural, em hipótese alguma, que, em poucos dias, você tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios. Mas obviamente isso aí são as investigações que vão dizer."
Mudando o clima no governo
🏛️ Mas enquanto isso, no Planalto Central, o governo Lula anunciava com pompa e circunstância o lançamento da Política Nacional de Transição Energética. Agora sim é o fim da mudança climática e tudo sob comando de ninguém mais, ninguém menos do que Xandinho, o nosso Alexandre Silveira, ministro das Minas e Energia. Um paladino da transição energética.
💰 Antes do evento falou-se de investimentos de 2 trilhões de reais. Isso mesmo, trilhões, darling. Mas pergunta se alguém detalhou algo dos trilhões? Na hora do evento, o que ficou registrado foi o lançamento de um programa de compra de botijões de gás por famílias pobres. Perfeitamente. Mas o que tem a ver com transição energética também ficou faltando. Talvez essa seja a grande mudança do clima do governo.
🌬️ Falou-se de um programa de gás natural. Pincelou-se algo sobre energia eólica, hidrogênio verde, mas detalhes dos tais 2 trilhões…. Ninguém sabe, ninguém viu. Um viva aos botijões de gás. Ah, e salvo engano, a ministra Marina Silva não estava no evento.
🧥 Jaquetão de couro
🎥 A Tabata partiu mesmo para cima do Marçal. Lançou mais um vídeo cinematográfico, explicando os rolês do neobolsonarista. O homem que está roubando o bolsonarismo do Bolsonaro. O resumo do vídeo está em uma frase: P de Pablo, C de coach, C de criminoso. Sim, darling, junte as letrinhas. E ainda ela prometeu um exposed no próximo debate. E agora, Marçal?
🚫 O candidato a propósito teve todas as suas redes sociais suspensas a pedido de quem? Da campanha da Tabata, que o denunciou por abuso de poder econômico com suspeitas de que ele pagou para que seu conteúdo fosse disseminado. A Justiça decidiu que tinha que tirar os perfis. E o que aconteceu? Em um dia, o perfil reserva já tinha milhões de seguidores. E é aqui que a Tabata diz que vai entregá-lo no próximo debate. Comprem as pipocas.
O propositivo
🎥 O Boulos segue a vida fazendo "campanha propositiva", mas a militância está cobrando uma reação. Aí, hoje, ele lançou um vídeo cheio de balas (de armas de fogo, darling). Isso é que é proposição. Dizem que ele queria falar das duas faces do bolsonarismo: Nunes e Marçal. O vídeo só tem balas, a voz do Boulos, o nome do Boulos (se você está vendo nas redes), um N e um M.
📺 Ok, ele também postou um vídeo falando das ligações do padrinho de Marçal no PRTB com o crime organizado. Sim, aquilo que a Tabata falou já no vídeo de sexta. Depois dela, foi Boulos, foi Nunes, foi Datena. A Maria Helena é defensora do Marçal e diz que estão tirando a liberdade de expressão.
O tal Marçal é delator
📰 E a cada dia que passa surgem novas denúncias contra Marçal. Agora a Folha está dizendo que naquele caso em que ele chegou a ser preso e foi condenado por furto após o envolvimento em uma quadrilha que fraudava conta bancária das pessoas, Marçal foi solto porque colaborou com a polícia.
⚖️ E na Justiça, o problema de Marçal vem agora do Tribunal Superior Eleitoral. Carmen Lúcia mandou andar um processo que pode derrubar as ações administrativas do PRTB, o partido que lançou Marçal candidato e isso pode chegar na sua candidatura.
🏙️ E é isso, que São Paulo já tomou conta demais da gente hoje.
Aqui na Tixa, acreditamos que podemos ajudar todos a entender nosso mundo complicado, especialmente o da política, para que todos possamos ajudar a moldar e a mudar esse mundo. Nossa missão é criar jornalismo claro e acessível – e bem-humorado – para que as pessoas compreendam e possam agir a partir disso. Nem que seja dando risadas. Porque rir é um ato político.
Se você compartilha da nossa visão, considere apoiar nosso trabalho (feito por jornalistas profissionais e entregue em todas as plataformas de forma gratuita). Assim a cada dia poderemos chegar a um novo leitor.
Não sabe com quanto apoiar? A gente te ajuda. Você sabia que uma doação de 0 reais até 80 mil reais por ano é isenta de imposto de renda? É um intervalo bom para usar, não? Tixa do céu, você bebeu!!! Bebi otimismo, darling.
E o Pix da Tixa é esse aqui: 49.875.575/0001-47
Comentários