E hoje é dia de festa no apê, digo, no Planalto Central. Dia de eventinho de comemoração do golpe, digo, do fim do golpe, digo, do não-golpe, digo, do início da democracia, digo, do fim da democracia. Ah, darling, é, na verdade, níver da Selma. Mas no fim mesmo, se for ver bem de pertinho, é dia do fim das férias da Tixa. Socorro, BRASEW. Então vamos ao mini-especial do golpe.
Vamos começar com as oito coisas que não sabíamos sobre o 8/1, ou que já tínhamos esquecido.
1️⃣ Golpistas queriam enforcar Xandão na Praça dos Três Poderes. (O Globo)
2️⃣ O supremo Fux estava preocupado com seu troféu de Jiu Jitsu. In Fux we trust. (Folha)
3️⃣ O general que era comandante do Exército, o tal do Arruda, mostrou a patente para o coronel da PM que queria prender os patriotas acampados no quartel na noite do golpe, digo, do fim do golpe, digo, do não-golpe: "O senhor ia entrar aqui com tropas sem a minha autorização? Porque eu acho que eu tenho um pouquinho mais de tropas do que o senhor, né, coronel Fábio Augusto?'. Ui.
4️⃣ O general que não deixou a PM prender os golpistas no dia do golpe, digo, do fim do golpe, digo, do não-golpe, só foi cair dez dias depois por insistir em manter o ex-faz tudo de Bolsonaro, o Mauro Cid, em um carguinho bem bom no Exército. Tixa do Céu, o Mauro Cid, Mauro Cid, da delação? Esse mesmo!
5️⃣ Os golpistas se organizaram pelas redes sociais e não podiam dizer que queriam um golpe, então falavam da tal “Festa da Selma”. Dizem que era uma referência à saudação dos milicos "selva".
6️⃣ O golpe começou e a galera começou a ligar para o governador do DF, o Ibaneis Rocha. Ele não atendia. Adivinha por quê? Estava tirando uma soneca.
7️⃣ A polícia da Câmara estava ficando sem munição para conter os golpistas. A sala da munição ficava do outro lado do mundo, tipo, tinha até que sair do prédio do Congresso. Um deles foi lá pegar as paradas e voltou com uma mochila cheia de munição. Para esconder, botou uma bandeira do Brasil nas costas e entrou de volta no prédio. (Documentário da Júlia Duailibi)
8️⃣ Lula perguntou se o interventor que o Dino queria nomear era policial, especialista em segurança pública, enfim, alguma coisa. Nada, ele era só jornalista. Capelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça.
As declarações, um ano depois:
🐾 Lula botando na conta do Ibaneis: "Eu estava no hotel assistindo a eles queimando ônibus, carros, e a polícia acompanhando sem fazer nada. Havia na verdade um pacto entre o ex-presidente da República, o governador de Brasília e a polícia, tanto a do Exército quanto a do Distrito Federal. Isso havia, inclusive com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse."
🐾 Bolsonaro botando na conta da tia do Zap: "Quem vai dar golpe com velhinhos, com pessoas idosas com bíblia debaixo do braço, com a bandeira na outra mão, com pessoas do povo, com vendedor de algodão doce, com motorista de Uber, com menor de idade, com criança? Quem vai dar um golpe nesse sentido?”
🐾 Xandão botando na conta de todos os governadores: "Se não houvesse a demonstração clara e inequívoca de que o Supremo Tribunal Federal não iria admitir nenhum tipo de golpe, de que afastaria qualquer governador que aderisse e prenderia os comandantes de eventuais forças públicas que aderissem, nós poderíamos ter um efeito dominó que gerasse um caos no país."
🐾 Múcio botando na conta de todo mundo:
Por falar em Múcio e nos milicos...
O ministro da Defesa, José Múcio, foi aquele amigo do Bolsonaro chamado pelo Lula para acalmar os milicos. Está acalmando até hoje e passando um pano. Em uma das milhares de entrevistas que ele deu, disse que ninguém disse que queria dar um golpe. Ah, bom!!! Se ninguém disse, ninguém queria, né, BRASEW?
Em outra, ele disse que não se arrepende de não ter tirado a galera da frente dos quartéis porque não havia nenhuma decisão judicial e forçar que o pessoal saísse poderia ter feito com que mais gente das Forças Armadas aderisse ao golpe. Aff.
Quem não lembra que havia mulheres dos milicos lá pelos lados dos acampamentos?
Bolsonaro tinha razão?
Você se lembra que lá pelos idos de 2019, antes da pandemia, Bolsonaro deu a seguinte declaração?
"Democracia e liberdade só existe quando a sua respectiva Força Armada assim o quer." (sic)
Parece que Bolsonaro tinha razão porque todo mundo está dizendo que só não teve golpe porque a maior parte da cúpula das Forças Armadas não entrou no rolê.
Ai Tixa, como você é intriguenta....
As consequências
✅ Nenhum milico de alta patente foi indiciado ou preso ou whatever.
✅ Milicos premiados. A repórter Malu Gaspar lembra bem que até agora o governo Lula só engavetou coisas que seriam ruins para os milicos, como a reabertura da comissão dos mortos e desaparecidos da ditadura e também do projeto que tiraria pensão bilionária de filhos de militares.
✅ Flávio Dino Dassilvassauro fez um pacote da democracia. Até agora nada aconteceu no Congresso.
✅ O Xandão trabalhou bastante. Foram uns 2000 presos. 66 ainda presos. Uns 30 condenados. Nenhum político ou pessoa importante. Só os patriotas pagando o pato. Sara Winter avisou.
✅ Operação Lesa Pátria está na rodada 23. Um ou outro financiador foi preso. Ninguém que conheçamos. Autores intelectuais até agora desconhecidos.
Os acampamentos
Os patriotinhas que ficaram acampados na frente dos quartéis passaram bem. Tinha churrasco, brinquedoteca, adoração.
Tudo na versão de um ex-milico, que estava cumprindo o serviço militar obrigatório na ocasião, resolveu ganhar seguidores no TikTok tirando sarro dos bolsonaristas. Dá uma olhada no Luisinho Fotocópia contando como os patriotas ficavam batendo continência pra um bando de meninos de 18 anos. "Uns marmanjo de 50 anos, dono de empresa, obedecendo o Luisinho Fotocópia".
Para Os Perdidos
📆 Os atos com ares golpistas começaram em março de 2020. Março de 2020, Tixa? Como assim? Explico. Naquela ocasião, pouco antes do lockdown, Bolsonaro foi para os Estados Unidos, encontrou o Trump, e voltou dizendo que a eleição que o elegeu foi fraudada. Tipo, ele se elegeu com fraude nas urnas? Sim, darling, ele disse que sim, que ele devia ter ganhado no primeiro turno.
📆 Aí teve o setembro de 2021, que ele falou mal do Xandão.
📆 Aí teve a eleição de 2022, que ele perdeu, e deixou os patriotas fecharem estradas, acamparem em quartéis e não reconheceu a vitória de Lula.
📆 Veio o 12 de dezembro de 2022. Patriotas botaram fogo em ônibus.
📆 24 de dezembro e veio a bomba colocada em caminhão-tanque que estava indo para o aerporto de Brasília.
📆 8 de janeiro. Os patriotas invadem e destroem as sedes dos Três Poderes.
📆 Depois dos atos, o secretário de segurança pública do DF e que foi ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, foi preso. Ele deixou a baderna correr solta e tirou férias.
📆 Xandão mandou prender comandantes da PM do DF.
📆 Janja convenceu Lula de que decretar GLO era permitir o golpe. E, por isso, Lula optou por intervenção federal.
E você já viu essa camiseta nova no Tixa Shirts?
Comentários