Nada de piadinhas. Nada de Beyoncé ou Taylor Swift. Kamala chegou ontem na Convenção Nacional Democrata para discursar toda trabalhada no modo “comandante em chefe” e patriota.

“EU garantirei que a América sempre tenha a força de combate mais forte e letal do mundo.”

"EU me encontrei com o presidente Zelensky para avisá-lo sobre o plano da Rússia de invadir.”

“EU sempre defenderei o direito de Israel de se defender, e sempre garantirei que Israel tenha a capacidade de se defender. Ao mesmo tempo, o que aconteceu em Gaza nos últimos 10 meses é devastador.”

“EU e o presidente Biden estamos trabalhando para acabar com esta guerra, para que Israel esteja seguro, os reféns sejam libertados, o sofrimento em Gaza acabe e o povo palestino possa exercer seu direito à dignidade, segurança, liberdade e autodeterminação.”

"EU nunca hesitarei em tomar qualquer ação necessária para defender nossas forças e nossos interesses contra o Irã e os terroristas apoiados pelo Irã.”

“EU não vou me aconchegar a tiranos e ditadores como Kim Jong-un, que estão torcendo por Trump.”

Sim, ladies and gentlemen, Kamala não brincou. Antes dela chegar ao palco, uma penca de gente do rolê militar discursou para atestar que Kamala já é uma comandante em chefe. Teve piloto de combate, ex-diretor da CIA e secretário de defesa, veterano de guerra no Iraque…

Até a roupa que Kamala escolheu dizia que ela não estava ali para fazer gracinha de uma campanha alegre. Pela tela do celular, parecia um terno preto. Algumas fotos mostram que era um terno azul marinho bem escuro. Mas não há dúvidas do recado que quis passar: eu sou séria, poderosa, sei o que estou fazendo, vem na minha, eu posso lidar com qualquer guerra.

Quando ela adentrou o salão, a galera não parava de ovacioná-la. Ela riu e riu de novo e em seguida usou essa para que todos se calassem: Temos negócios a tratar. Sim, negócios. Tô te dizendo que ela não foi lá para brincar, darling.

O currículo do Trump, by Kamala

Só digo que o Trump apanhou mais do que gato em desenho animado antigo (alô, Dani). Kamala o tratou como uma séria ameaça à democracia e mais uma vez o Projeto 2025 estava no discurso.

1. ELE tentou jogar fora seus votos.

2. ELE enviou uma multidão armada ao Capitólio dos EUA, onde eles agrediram policiais.

3. ELE foi considerado culpado de fraude por um júri de americanos comuns.

4. ELE foi considerado responsável por cometer abuso sexual.

5. ELE quer libertar extremistas violentos que agrediram os policiais no Capitólio.

6. ELE quer prender jornalistas, oponentes políticos e qualquer um que ele veja como inimigo.

7. ELE quer mobilizar nossas forças armadas ativas contra nossos próprios cidadãos.

8. ELE tentou cortar a Previdência Social e o Medicare.

9. ELE tentou se livrar do Affordable Care Act, quando as companhias de seguro podiam negar pessoas com condições pré-existentes.

10. ELE quer eliminar o Departamento de Educação que financia nossas escolas públicas.

11. ELE quer acabar com programas como o Head Start, que fornece pré-escola e creche para nossas crianças.

12. ELE é um homem pouco sério. Mas as consequências de colocar Donald Trump de volta na Casa Branca são extremamente sérias.

13. ELE não luta de fato pela classe média.

14. ELE luta por si mesmo e por seus amigos bilionários.

15. ELE pretende promulgar um imposto nacional sobre vendas, chame-o de imposto Trump, que aumentaria os preços para famílias de classe média em quase US$ 4.000 por ano.

16. ELE ordenou que seus aliados no Congresso matassem o acordo de fronteira que foi fechado entre democratas e republicanos porque isso prejudicaria sua campanha.

17. ELE é fácil de manipular com bajulação e favores, por isso ditadores e autocratas estão torcendo pelo Trump.

18. ELE escolheu a dedo membros da Suprema Corte dos EUA para tirar a liberdade reprodutiva.

19. ELE planeja criar um coordenador nacional antiaborto e forçar os estados a relatar abortos espontâneos e induzidos por mulheres.

20. “Simplificando, eles estão loucos.”

E acreditem em mim, tudo isso daí em um discurso de menos de 40 minutos. O Trump teve a chance de fazer isso na sua própria convenção, mas decidiu abandonar o teleprompter e ficar divagando por uma hora e meia. Todo mundo dormiu.

Mas tem mais do discurso da Kamala.

Currículo da Kamala, by Kamala

— EU fui promotora e procuradora geral e em todos os casos me apresentava como tendo um único cliente: o povo.

— EU defendi mulheres e crianças contra predadores que abusavam delas.

— EU enfrentei os grandes bancos, entreguei US$ 20 bilhões para famílias de classe média que enfrentavam execução hipotecária.

— EU ajudei a aprovar uma lei de direitos dos proprietários de imóveis, uma das primeiras do tipo no país.

— EU me levantei pelos veteranos e estudantes que estavam sendo enganados por grandes faculdades com fins lucrativos. Pelos trabalhadores que estavam sendo enganados em seus salários, os salários que lhes eram devidos. Pelos idosos que enfrentavam abusos.

— EU lutei contra os cartéis que traficam armas, drogas e seres humanos. Que ameaçam a segurança da nossa fronteira e a segurança das nossas comunidades.

Promessas:

  • Classe média forte e crescente
  • Oportunidade para todos.
  • Corte de imposto para a classe média que beneficiará mais de 100 milhões de americanos.
  • Acesso a capital para proprietários de pequenas empresas, empreendedores e fundadores.
  • Acabar com a escassez de moradias nos Estados Unidos.
  • Proteger a Previdência Social e o Medicare.
  • Reavivar o projeto de lei bipartidário de segurança de fronteira que Trump matou.
  • Garantir que a América, não a China, vença a competição pelo século 21.

(Fora o rolê da força de combate mais forte e letal do mundo que abriu essa carta.)

Dois pontos para levar para casa

Kamala se apresentou como a advogada que só teve um cliente, o povo, e o Trump também só teve um cliente na vida, ele mesmo.

Kamala copiou a essência de discursos famosos de ex-presidentes em suas convenções, como Bush, Obama e Clinton (não fui eu que cheguei a essa brilhante conclusão, darling, li no site Politico). E qual era a essência? Eu não sou diferente de você; eu venho das mesmas raízes que você; minha vida é como a sua.

Tá bom para vocês?

Não, então tá, vou contar então que o Trump ligou para a FoxNews para repercutir o discurso da Kamala. Sim, ele fez isso. (Para os perdidos, a FoxNews é tipo o que a Jovem Pan foi para o Bolsonaro.)

Preparem-se, a corrida está só no começo. A briga vai ser grande. E ainda vamos saber se o discurso da Kamala pegou algum votinho lá pelos estados campos de batalha. Quanto a mim, preciso ir porque a sexta-feira é longa e só termina depois depois que a Tixa publica o éNoiteNacidade . Nunca podemos esquecer que gente tem uma eleição aqui também.


De olhos nas pesquisas

TUDO IGUAL. Aqui nesse cantinho a gente mostra um agregado de pesquisas que reflete qual a média para um candidato e outro. Pela média calculada pelo RealClearPolitics, Kamala está 1,5 ponto à frente do Trump (era o mesmo ontem). Na média do New York Times, com base no projeto FiveThirtyEight da ABC, Kamala está com dois pontos à frente de Trump (também era o mesmo ontem).


A gente sabe que e o que acontecer nas próximas eleições americanas pode bagunçar - e muito! - o rolê por aqui. Isso vale na política e nas finanças, darling.

Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, a Tixa News em parceria com o UOL traz pra você a boia de salvação: uma newsletter diária com os últimos acontecimentos na terra do Tio Sam. Isso mesmo! De segunda a sexta, um resumo completinho pra você ficar por dentro de tudo e saber direitinho pra onde vai o dinheiro. DE GRAÇA!!! O melhor ROI do mercado!

Newsletter - Eleições Americanas
Newsletter - Eleições Americanas 2024 A gente sabe que e o que acontecer nas próximas eleições americanas pode bagunçar - e muito! - o rolê por aqui. Isso vale na política e nas finanças, darling. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, a Tixa News traz pra você a boia de salvação:

Aqui na Tixa, acreditamos que podemos ajudar todos a entender nosso mundo complicado, especialmente o da política, para que todos possamos ajudar a moldar e a mudar esse mundo. Nossa missão é criar jornalismo claro e acessível – e bem-humorado – para que as pessoas compreendam e possam agir a partir disso. Nem que seja dando risadas. Porque rir é um ato político.

Se você compartilha da nossa visão, considere apoiar nosso trabalho (feito por jornalistas profissionais e entregue em todas as plataformas de forma gratuita). Assim a cada dia poderemos chegar a um novo leitor.

Não sabe com quanto apoiar? A gente te ajuda. Você sabia que uma doação de 0 reais até 80 mil reais por ano é isenta de imposto de renda? É um intervalo bom para usar, não? Tixa do céu, você bebeu!!! Bebi otimismo, darling.

E o Pix da Tixa é esse aqui: 49.875.575/0001-47