💬 Teria que dar algo muito errado para o Lula não anunciar o Lewandas como novo ministro da Justiça nesta quinta. Mas vocês sabem que sempre tudo pode dar muito errado, né? Então, só é ministro quando anunciado. Mas está lá, registrado na agenda oficial do Lula: Lewandas e Dino Dassilvassauro, o futuro supremo e ex-ministro da Justiça.

💬 Lewandas é o ex-supremo Lewandowski que vai assumir a área mais sensível do governo. A segurança pública. A economia vai bem, obrigada, mas a segurança….. Se Lula não reagir, vai tomar uma rasteira na eleição. 

💬 E o Eduardo Paes, prefeito carnavalesco do Rio, estava todo trabalhado hoje em pedir socorro para o Capelli, o ministro interino da Justiça. Paes disse que o crime organizado estava cobrando propina de empreiteira em obra pública. Vai vendo o tamanho do rojão que o Lewandas vai segurar, BRASEW. Paes devia ter pedido ajuda ao governo do Estado, mas gritou socorro para o governo federal.

Capelli era secretário-executivo do Dino e achou que tinha chance de ser ministro depois do 8 de janeiro quando ele foi nomeado interventor da Polícia Militar do DF para salvar o dia. Ele virou o homem que sabe falar com as polícias e também foi usado em outras crises país afora. Mas Capelli não vai ser ministro e o Lewandas não o quer sequer como secretário-executivo.

💬 E já que falei em eleição, Ricardo Nunes, o desconhecido prefeito de São Paulo, parece que finalmente se tocou da eleição. Depois de ter dado as mãos para a Enel na primeira crise da luz na cidade da tempestade, digo, da garoa, agora chama a empresa de mentirosa e pede que a Agência Nacional de Energia tire a sua concessão. Quem te viu, quem te vê, hein, Nunes? Só porque a cidade está de novo sem luz? Faltou luz até no eventinho que Nunes participava hoje. Adivinha quem é o vilão? A chuva!

💬 A disputa esquentou em São Paulo com a ida de Marta para o lado de Boulos. Lula jogou e conseguiu fazer com que a senhora Suplicy deixe o MDB e volte para o partido dos trabalhadores. E o que Boulos ganha com isso? A perifa, darling. Marta é boa de voto na periferia. 

💬 E o orçamento secreto está de volta, turbinadíssimo para as eleições 2024. Agora com nome de emendas de comissão e emendas pix. As tais emendas de comissão são tão secretas quanto as emendas de relator que receberam o apelido de orçamento secreto. E por que é secreto? Porque a gente fica sem saber quem mandou dinheiro para quem. Mas os prefeitos poderão usar a la vonte. Sim, darling, Tixa é poliglota. Toda trabalhada no francês. E quem não tiver acesso ao orçamento secreto que lute para ganhar as eleições. 

💬 Está perdido? A gente explica o que é orçamento secreto no link abaixo. Mas posso adiantar que em 2024, as emendas de comissão vão somar uns quase 17 bi de dinheiros e as emenda pix uns 8 bi. Pra que fundão eleitoral?

O que é emenda pix? É um orçamento secreto?
0:00 /0:45 1× O orçamento secreto foi chamado de secreto porque ninguém ficava sabendo quem era o deputado ou senador que destinava qual verba para qual cidade ou projeto. O nome original deste rolê era “emendas de relator” e as tais emendas eram assim chamadas porque o relator

💬 E o governo Lula anunciou que vai apoiar a denúncia que foi feita pela África do Sul para apurar genocídio de Israel contra os palestinos em Gaza. A decisão surpreendeu um total de zero pessoas.

💬 Outra decisão que surpreendeu zero pessoas foi a do supremo Fachin que anulou a condenação de 24 anos de prisão do ex-tesoureiro do PT, o Vaccari. Adivinha? Isso, Moro era incompetente para fazer julgamentos. O caso tinha que ter sido entregue para a Justiça Eleitoral, segundo Fachin. 

💬 E o drama dos Ianomâmi segue, um ano depois das primeiras denúncias, BRASEW. Crianças ainda desnutridas, garimpeiros ainda nas suas terras. Lula andou dizendo que não é possível perder a guerra contra o garimpo. Ah, pois é, já faz um ano. E, enquanto isso, os servidores do Ibama estão alegando que foram abandonados pelo governo Lula e pararam as fiscalizações nas terras Ianomâmi. Não dá para pegar o dinheiro do orçamento secreto, Tixa? Aff, darling. 


Já assinou a nossa newsletter?