🦎 Os dois personagens de ontem estão de volta na seção de hoje, mas com um plot twist carpado daqueles, BRASEW. Lira e Toffoli estavam todos trabalhados no poder e nas ameaças, mas as notícias de hoje mostram que de poder o outro lado está cheio também. 

🐊 A sempre magnífica Maria Cristina Fernandes, jornalista super mega blaster experiente do Valor Econômico, escreveu em sua coluna de hoje: “Quando um integrante da linha sucessória da Presidência da República despreza encontros com os demais presidentes de Poderes e opta por um discurso em tom descalibrado para a plateia, é fragilidade que exibe.” 

🐊 Well, o noticiário de hoje dá conta que Haddad, nosso Fernandinho Cabelo, andou dizendo a parlamentares que a Receita Federal está investigando um monte de operações de lavagem de dinheiro que teriam sido favorecidas por um tal de Perse. Quem é esse, Tixa? É um programa emergencial para o setor de serviços que começou na pandemia e foi prorrogado no ano passado pelo Congresso. Inclusive estava no discurso de Lira ontem como uma das grandes realizações da casa. 

🤯 Se o Lira já estava calmo ontem, imagina hoje.

🦎 Pois bem, parece que o programa gerou suspeitas da receita porque a estimativa era de um gasto com o programa de 4,4 bilhões, mas o valor declarado pelas empresas foi de R$ 17 bilhões. E a conta já chega a 30 bi se consideradas as tais fraudes. 

🦎 Mas Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, também está ressentido com o repasse de dinheiros. O jornalista Guilherme Amado noticiou que ele foi pessoalmente para cima da Nísia, a ministra da Saúde, e mandou um requerimento para que ela explique com quais critérios está liberando os dinheiros das emendas. 

🐊 Quem nos acompanha sabe que Lira queria porque queria o Ministério da Saúde pra chamar de seu. E não custa lembrar a matéria da piauí que contou que desde que o partido de Lira esteve com a pasta nas mãos, a partir de 2016, um hospital lá de Maceió, terra do nosso queridíssimo Arthurzito, andou recebendo 1 bilhão de reais em verbas. Tem verba estadual e federal também nessa conta, mas como o hospital não era o principal da região, o valor chamou a atenção. 

🦟 Mas por falar em Nísia, a crise da dengue não para de crescer. O DF já montou até hospital de campanha.

🧑‍⚖️ E o nosso supremo Toffoli, hein? Nós aqui sempre alertando o Xandão para ele não virar o Moro do Supremo e eis que o Toffoli acabou recebendo a pecha. E não foi por qualquer um, não, foi pelo Gonet, o procurador que não sabemos ainda se é amigo geral da República. Gonet chegou a usar as próprias palavras do Toffoli em uma decisão que falava mal do Moro para dizer que ele, Toffoli, estava fazendo igual ao Moro. Resumindo: não poderia ter julgado a suspensão do acordo de leniência da J&F, do nosso outro queridíssimo Joesley Batista. 

🦎 A questão é que o caso J&F não é Lava Jato e por isso as mensagens da Vaza Jato não seriam argumento para propor a suspensão. O que levou à leniência, segundo Gonet, foi uma investigação de uma operação que não tinha a ver com a Lava Jato. E Gonet ainda disse que o não pagamento das multas resultaria em perdas bilionárias para os fundos de aposentadoria dos funcionários da Caixa e Petrobras.

🐊 E a Odebrecht que tomou uma invertida hoje da Controladoria Geral da União? Assim como a J&F, Toffoli suspendeu a leniência da Odebrecht. Aí a Odebrecht avisou que não ia pagar nada. Aí a CGU disse: aqui não, violão. O Toffoli suspendeu a leniência feita com o Ministério Público, não o acordo com a CGU. Para a CGU a conta da Odebrecht é de quase uns 3 bi de dinheiros.

👛 E enquanto Arthurzito e Toffoli se esbaldam na ginástica, o Lula não consegue largar o Bolsonaro. Hoje, mais uma vez, falou do nosso ex. Maluco, aloprado e ignorante foram algumas das gentis palavras usadas por Lula lá em Belford Roxo, a terra da Dani do Waguinho, do Waguinho e da galera toda. Campanha, BRASEW. 

🥐 E a campanha nos Estados Unidos segue. Mas o Biden hoje andou confundindo o nome do presidente da França. Trocou Macron por Mitterrand, que morreu em 96. Mas o que que tem, Tixa? Não teria nada, não fosse o fato de que a campanha gira em torno da idade avançada de Biden para ser presidente. Como diria o Trump, not good. 

💇 Mas o primo Gaico conta que as coisas não andam assim tão boas para Trump também. Um tribunal de apelações negou um pedido de Trump para ele se tornar imune (já que era presidente) das acusações de conspiração para alterar o resultado da eleição. Mas Trump ainda pode recorrer de novo.

🇺🇸 Por falar no primo chique, nós deixamos aqui um Para os Perdidos feito por ele, diretamente lá dos bastidores nos States que começa a explicar esse rolezão das eleições americanas.

E vamos nessa, BRASEW, que eu já quero ir pro Carnaval, mas é só terça ainda.