Por quanto tempo o governo Lula vai conseguir ficar no muro dando uma de isentão na eleição da Venezuela? Darling do céu, é treta em cima de treta. O Maduro, o Nicolás mais alto do mundo, se declarou presidente dizendo que teve 51% de votos. A oposição declarou que González é o presidente e que ganhou com 73%. Eles dizem que pegaram as atas em cada seção. 

🦎 Que beleza! Lembrei até do autodeclarado presidente interino, Juan Guaidó. Alguém lembra dele? Ele foi reconhecido como presidente interino por meia centena de países, incluindo Estados Unidos. Pergunta se o Maduro se abalou. Depois de 4 anos, os próprios partidos da oposição destituíram o Guaidó. Aff.

A situação atual anda assim: 

✅ o Lula não reconheceu nenhum dos resultados. 

✅ O Celso Amorim diz que vai esperar as atas das urnas para que o órgão da ONU possa analisar e disse quem nenhum dos lados apresentou qualquer ata.

✅ O Itamaraty proibiu a embaixadora do Brasil de participar da solenidade em que Maduro se autodeclarou presidente.

✅ O Maduro recebeu o Amorim e disse que vai entregar as tais atas daqui a alguns dias. 

✅ A oposição disse que já botou as atas em um site. 

✅ A BBC noticiou que viu um comboio militar armado indo em direção ao palácio presidencial, com soldados usando balaclavas e carregando rifles grandes. Vixi.

✅ O Biden disse que vai ligar para o Lula para saber o que ele acha do rolê.

Isso a Globo não mostra. 

🦎 Eis o que disse Maduro:

“Eu sou Nicolás Maduro Moros – o presidente reeleito da República Bolivariana da Venezuela!"

🦎 Mostrou sim, Tixa. Mostrou, mas não botou o Moros na legenda, BRASEW. O Maduro se chama Moros. #informei.

Mas Maduro continuou:

"… e defenderei nossa democracia, nossa lei e nosso povo.”

🦎 E agora vemos que Lula tinha razão: a democracia é relativa. Tixa, mas tu tá maldosa, hein? Preservando o rabo, darling!

Protesto

🦎 No fim das contas, eu apostaria que o que vai decidir a eleição é o tamanho da manifestação que foi convocada pela líder da oposição, Maria Corina, para esta terça-feira. Essa Corina era uma candidata superforte, mas foi impedida de concorrer pelo ministério público venezuelano e, por isso, o tal Gonzales assumiu a bucha. Ela pediu uma manifestação pacífica. Ah, tá! Volte alguns parágrafos e leia o que diz a BBC.

Pergunta que não quer calar: se o Maduro disser que se enganou, reconhecer que perdeu as eleições e deixar o governo de boas ainda dá para chamá-lo de ditador? Meudeus, Tixa, tá atacada! Ué, darling, alguém imaginou que um ditador não ganharia a eleição que ele mesmo promove?

Tretíssima nas Alagoas

🦎 O PT, que agora deu para abrir mão de cabeça de chapa em várias capitais país afora, decidiu retirar a candidatura própria à prefeitura de Maceió para apoiar Rafael Brito, do MDB. O Rafael é apoiado pelo governador Paulo Santos, que é apoiado por quem? Renan e Renanzinho. 

🦎 Até aí, tudo bem. Não fosse o outro candidato a prefeito o afilhado político de Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica. Vai vendo onde o Lula, quero dizer, o PT anda se metendo.

Para os Perdidos. Renan e Lira se odeiam. Mas Lira é quem manda no orçamento, digo, na Câmara dos Deputados.

Vai um café, Tixa?

Curtíssimas eleitoreiras

🦎 E já que lembramos hoje do Moro, a conje que é deputada federal por São Paulo anunciou via UOL que vai ser candidata à vice-prefeita em Curitiba. E os eleitores paulistanos que lutem. 

🦎 Datena confirmou que sua candidatura a prefeito de São Paulo está de pé. Anunciou até o Zé Anibal como vice.

🦎 E o Lula fez um pronunciamento à Nação dizendo que tem compromisso fiscal e que o Brasil tá lindo. O PSDB achou que foi eleitoreiro e quer entrar com processo.

Paz mundial

🦎 E a paz mundial fica para o próximo milênio. O Hezbollah lançou um míssil sobre um território sírio ocupado ilegalmente por Israel e matou pelo menos 12 crianças. O Hezbollah é libanês e aliado do Irã. Já viu para onde está caminhando o rolê, né, darling? 

🇺🇸 E nos Estados Unidos, a Kamala anda com a tática de chamar o Trump de estranho. Já se cadastrou na nossa news das eleições americanas? Corre lá, BRASEW.

Newsletter - Eleições Americanas
Newsletter - Eleições Americanas 2024 A gente sabe que e o que acontecer nas próximas eleições americanas pode bagunçar - e muito! - o rolê por aqui. Isso vale na política e nas finanças, darling. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, a Tixa News traz pra você a boia de salvação: