Marina da SilvaSsauro reapareceu depois de uma semana. Ela tem aparecido pouco na imprensa. Mas em entrevista que deu ao O Globo fica bem claro o tamanho da encrenca.
Veja alguns trechos:
"Na mesma semana que aconteceu isso, foi pautado no Congresso, a redução da reserva legal na Amazônia."
"O plano é uma tentativa de fazer um deslocamento da necessária abordagem de gestão do desastre para a gestão do risco. Nós não temos um similar (no mundo)."
"Temos que olhar para essa UTI climática sem que seja só o trabalho dos intensivistas na hora que as coisas estão acontecendo."
"Você me pergunta: “Vocês vão conseguir botar algo de pé nessa magnitude?” E eu te digo: estamos trabalhando incansavelmente para conseguir. Nós temos dificuldades, inclusive, nas abordagens legais."
"Houve uma mudança no governo anterior no Congresso, que permitiu aos municípios aproximar a construção o máximo da margem dos rios, dos lagos e assim por diante. Infelizmente, isso foi uma alteração feita pelo Congresso."
🥛 Mas não foi só Congresso não. Eduardo Leite, no seu primeiro mandato, alterou quase 500 normas ambientais acompanhando o afrouxamento que tava rolando em Brasília.
🚜 E o Congresso tem mais responsa no rolê. São os parlamentares que definem o destino de 4,6 bilhões da verba do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Mas adivinha, só 150 milhões estão reservados para riscos e desastres. De resto, o pessoal só quer saber de comprar trator, fazer asfalto e otrascositasmas. Sabe como é, prevenção não dá voto.
🆘 E o maior desastre no Rio Grande do Sul só aumenta. Mais cidades atingidas. Já são 450. Teve até um tremor de terra em Caxias do Sul. O rio Guaíba voltou a subir. Mais de 600 mil pessoas em abrigos. Cidades inteiras evacuadas.
💰 Lula vai suspender por três anos a dívida do Rio Grande Sul e zerar os juros. Vai ser uma economia de 11 bi para o estado. Também deve dar um voucher de 5 mil reais para as famílias atingidas.
📊 E no meio do desastre, os institutos de pesquisas seguem fazendo pesquisas. A Quaest já está fazendo pesquisa de intenção de voto para 2026 e diz que Lula ganharia de Tarcísio em um segundo turno. Sim, darling, estamos em 2024 ainda.
📊 Outro dado da pesquisa é que 55% das pessoas dizem que Lula não merece mais uma chance com presidente. Dos que votaram em Lula, esse percentual é de 74%. Ou seja, um quarto dos que votaram em Lula não estão querendo muito repetir o rolê.
🎓 E o que anda fazendo Tarcísio, o governador de São Paulo que acha que é o Thor? Quer tirar dinheiro da pesquisa. Ah, vá! No orçamento que mandou para a assembleia legislativa ele propôs primeiro cortar dinheiro das universidades. Aí, recuou. Mas foi lá e tirou orçamento da Fundação de amparo à pesquisa (Fapesp).
🆓 Enquanto isso, em Brasília, o povo do PL anda dizendo para Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, que só vai votar no candidato dele se houver apoio para uma PEC da Anistia. Sim, aquela mesma que Bolsonaro pediu para ajudar a ele mesmo e aos bolsonaristas todos. Lira anda saindo pela tangente e diz que só vai discutir esse assunto se o Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado, concordar. E o Pacheco? Só faz a egípcia (traduzindo: finge que não é com ele)
💩 Falando em Arthurzito, ele entrou com uma ação contra o Felipe Neto, porque em dado momento o Youtuber o chamou de “excrementíssimo". A procuradoria parlamentar da Câmara alegou que o exc..elentíssimo deputado foi injuriado. E ainda disse que o caso ganhou ampla repercussão na mídia. Só esqueceu de dizer que ganhou repercussão porque o próprio Lira resolveu mandar a polícia investigar. Ninguém nem tinha visto o rolê. E a própria procuradoria fala que foi um trocadilho. Não pode mais trocadilho agora, BRASEW? Cuidado aí, Ricardilho.
👅 E a Simone Tebet, nossa She-Ra do Pantanal, provocou a ira do PT depois que lançou a ideia de desvincular o salário mínimo do valor pago das aposentadorias. Dizem as más línguas que o Haddad que queria isso e meio que pediu pra Tebet lançar o balão de ensaio. Mas na sequência Haddad deu outra entrevista dizendo que não ia ter nada disso. O problema é que isso foi bem no meio do rolê do RS.
🦑 E o Lula chamou os ministros para reunião pra falar do RS e deu bronca dizendo que cada ministro ou ministra não deve ficar falando ou inventando coisas por aí sem ter discutido antes se a tal coisa vai virar uma política real. Foi pra Simone, Tixa? Vai saber, darling
🏨 E o Estadão mostrou hoje que todo mês os supremos participam de pelo menos dois eventos internacionais. Os supremos seguem dizendo que tudo bem, porque não são eles que pagam as passagens e os hotéis. Osh!!!! Por que não botam na agenda, então? Por que não contam se levam as esposas ou filhos junto? Quem paga a passagem dos acompanhantes? Vão de primeira classe? Quantos dias ficam na tal hospedagem? Só no dia do evento? Passam a semana? Comem caviar por conta dos patrocinadores? Alguém pode lembrar aos ministros que é o povo que paga o salário deles e que eles são juízes que julgam os casos de muitos desses patrocinadores? Obrigada. De nada!
Cansei minha beleza de Lagartixa. Vou para os meus aposentos, BRASEW!
Comentários