🦎 Lula estava todo trabalhado hoje nas declarações. Começou o dia contando que foi dormir pensando se o cavalo em cima do telhado na enchente do Rio Grande do Sul pensava pensamentos. Depois se rasgou em elogios para Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, e para Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado, e terminou em um evento em Alagoas no palco com Lira e Renan, o Calheiros camaleão, dizendo como eles são maravilhosos. Para os Perdidos: Lira e Renan são inimigos mortais.
🦎 Começamos pelo quê? Pelo cavalo. O cavalo recebeu até o nome de caramelo e virou assunto do momento. Janja chorou quando o cavalo foi salvo. Lula postou o momento em que foi avisado que o cavalo foi salvo. O cavalo em algum momento chegou a virar égua e depois ficamos sabendo que era cavalo mesmo. Nas redes sociais, foi aquela comoção. Na GloboNews então, nem se fala. Transmissão ao vivo do salvamento, com direito a múltiplas câmeras e até o GloboCop.
🦎 Curiosa pela próxima pesquisa Quaest sobre a opinião do povo sobre o cavalo caramelo. Sobre as mudanças climáticas, o resultado é de que surpreendentes 94% dos brasileiros acreditam que a tragédia no Rio Grande do Sul é por conta dos eventos climáticos. Alô, políticos, acordem.
🦎 E toda essa discussão da mudança climática rolando e a pergunta que não quer calar é: cadê a Marina????? A ministra fez um pequeno discurso no sábado e depois não apareceu mais. Hoje o UOL revelou que o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, criado pela ministra e anunciado com pompa e circunstância teve até hoje uma única reunião. Justamente a do lançamento, em setembro de 2023.
Pacote DE AJUDA
🦎 O governo federal diz que vai liberar 51 bilhões de reais em crédito, FGTS, bolsa família. O governador Eduardo Leite diz que vai precisar de outros 19 bilhões para recuperar o estado.
🦎 Enquanto isso, no RS, ainda tem resgate acontecendo. Eldorado do Sul teve que ser 100% esvaziada. Muitos voluntários reclamam da falta de organização dos governos na logística da ajuda humanitária. Scooby, aquele ex-Luana e ex-BBB, deu entrevista hoje à GloboNews falando da desorganização. E a água que baixa em Porto Alegre, sobe nas cidades do sul do estado que estão em alerta.
Pacote ALAGOANO
🦎 Saindo das notícias das enchentes, vamos para a política alagoana. Lula juntou Lira e Renan no mesmo palco em Alagoas e mandou essa:
“Eu tive o Renan (Calheiros) como presidente do Senado por dois mandatos (no primeiro governo petista), alagoano, que me ajudou muito a governar. E agora, quis Deus que eu tivesse um outro alagoano na presidência da Câmara, que me ajudou muito.”
Dindin
🦎 Enquanto isso, no Congresso, parlamentares derrubavam o veto de Lula no orçamento das emendas e com isso vão ter mais 3,6 bilhões, num total de quase 15 bilhões. Apesar do veto, é bom dizer que eles seguem dependendo do governo para liberar esses recursos.
🦎 Nem todos os vetos de Lula caíram na seção de hoje. O governo conseguiu adiar mais uma vez a análise do veto para o fim das saidinhas.
Mais dindin
🦎 Mas temos que dizer que o governo conseguiu mudar a rota da desoneração da folha de pagamentos. Meia vitória, vai. O rolê foi assim. O Congresso aprovou a prorrogação, Lula vetou, o Congresso derrubou o veto, Lula foi ao Supremo, o Supremo suspendeu a lei que prorrogava a desoneração e as empresas já teriam que começar a pagar a mais agora em maio. Aí sentaram para negociar e aí chegaram a um acordo.
🦎 Haddad, nosso Fernandinho Cabelo, junto com Pacheco divulgaram que, pelo acordo, os 17 setores que são beneficiados vão continuar com o benefício neste ano e a partir do ano que vem começam a perder a benesse aos poucos até que em 2028 vão pagar igual a todos os outros não sei quantos setores da economia.
Suprema estatal
🦎 E o Supremo decidiu que a lei das estatais que restringe a indicação política para cargos de comando é constitucional. Mas, porém, todavia, entretudo, contanto, o supremo Dias Toffoli deu uma ajudinha para o governo ao sugerir que os ministros votassem pela constitucionalidade, mas deixassem os executivos indicados por Lula nos cargos. Lá atrás, o então supremo Lewandovski tinha dado uma liminar suspendendo a lei. Toffoli sugeriu, e a sugestão foi aceita. Os indicados do Lula seguem no cargo.
Bora galopar, digo, dormir, BRASEW!
Já chamou alguém para a newsletter hoje? Aqui: https://www.tixanews.com.br/newsletter/
Comentários