A gente volta do fim de semana como?????? Cheio de denúncias, BRASEW. As denúncias dos Gomes. O general Gomes e o coronel Gomes, ops, o Ciro Gomes. Um denuncia Bolsonaro e o outro denuncia pagamento de precatórios do governo LULA. Vem que a Tixa está fervendo.
🦎 Comecemos pelo Freire Gomes, em ordem altamente aleatória porque ninguém quer começar um texto falando de precatórios. Só se falava do general nas rodinhas do Twitter, no fim de semana. Ele foi o chefe do Exército no fim do governo Bolsonaro e passou horas e horas falando com a polícia federal na sexta-feira.
🦎 No sábado, começaram os vazamentos do seu depoimento. Ainda é sigiloso, mas em linhas gerais o que se diz é que ele confirmou a reunião com Bolsonaro e os chefes das Forças Armadas para discutir o tal decreto do golpe. Com isso, levou a delação do Mauro Cid a outro patamar. Cid era o coronel faz tudo de Bolsonaro, também conhecido como ajudante de ordens.
🦎 Na decisão do Xandão que liberou a Operação Hora da Verdade, tem um zap do Mauro Cid para o Freire Gomes dizendo que Bolsonaro estava todo trabalhado no decreto, mas tinha deixado mais objetivo, leia-se, para prender só o Xandão e não o presidente do Congresso junto.
🦎 Outro que confirmou que esteve na reuniãozinha supostamente golpista foi o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Junior. Por que supostamente, Tixa? Porque eu não estava lá, darling. Ah, e não vá confundir essa reunião com aquela que foi gravada e divulgada pelo Supremo, em que todos os ministros de Bolsonaro participaram. Essa com os milicos, foi Petit Comité.
🦎 O supremo Barroso, que agora é o presidente supremo, aproveitou o ensejo e soltou essa: “Foram manipulados, arremessados na política por más lideranças, fizeram um papelão no TSE, convidados para ajudar na segurança, para dar transparência, foram induzidos por uma má liderança a ficar levantando suspeitas falsas”.
🦎 Mas o noticiário negativo dos milicos não parou por aí. O Estadão manchetou hoje que o Exército emitiu um monte de licenças de CACs para condenados por crimes de tráfico de drogas, homicídio e pessoas com mandados de prisão. Que beleza!!!!!
DENÚNCIA DO CIRO GOMES
🦎 O Cirão das massas de lasanha quer reviver, BRASEW. Ele deu uma entrevista para a CNN e jogou uma bomba: que o governo pagou 93 bi em precatórios para beneficiar dois bancos. Tixa do Céu!!! Fanfarrão, aproveitou para dizer que isso era mais escandaloso que o mensalão e o petrolão. Mas e é, Tixa? Não sei, darling, e lá alguém tem provas. É tudo supostamente. Mas eu te explico.
🦎 Lá vamos nós explicar precatórios. Que Deus nos ajude.
🦎 Quando o governo perde uma ação na Justiça, ele precisa pagar o cidadão ou a empresa que ganhou a ação. Assim, é gerado um título chamado de precatório. O governo federal normalmente paga tudo certinho, mas em determinados prazos estabelecidos. Quem precisa de dinheiro antes do tal prazo, acaba vendendo o título com um desconto. Como se fosse um crédito.
🦎 Na eleição de 2022, Bolsonaro precisava de dindin pra liberar para a galera e o Paulo Guedes conseguiu emplacar uma emenda à Constituição para jogar lá para a frente um pagamento bilionário de precatórios. A tal emenda ficou conhecida como PEC do Calote.
🦎 A gente procurou a Fazenda e nosso Fernandinho Cabelo não quis falar nada sobre o assunto. Então a apuração ficou assim: uma parte achou estranho o governo Lula se empenhar em derrubar isso no Supremo, outra achou estranho o Haddad pagar já que vivia reclamando que estava sem dinheiro e outra parte acha que está tudo normal.
🦎 Mas a gente apurou que já na época da PEC, os procuradores que trabalhavam na Fazenda diziam para o Posto Ipiranga que o Supremo acabaria dizendo que seria inconstitucional. Não deu outra. Em dezembro, foi assim que o Supremo julgou.
🦎 Aí, o governo Lula pagou os 93 bi do calote do governo Bolsonaro (que foi dado com aval do Congresso). O Ciro Gomes disse na entrevista para a CNN que achou estranho e foi quando ele disse que descobriu que os títulos tinham sido vendidos para dois bancos e com deságio de 50%. O que teria dado um lucro fenomenal para os bancos agora.
🦎 Falamos com vários advogados e eles contam que esse mercado de títulos de precatórios tem uns dez anos e é dominado por três instituições: BTG do Andrezito Esteves, Jive Asset Management e uma outra instituição com o nome esquisito de Siguler Guff (mas parece que é uma empresa bem grande aí na gringa).
🦎 Quando Bolsonaro deu o calote, de fato muitos títulos foram vendidos com descontos gigantes já que os pagamentos eram previstos só para não sei quando e daí o povo ficou com medo de calote e vendeu os títulos. Até o ano passado, essa galera ainda comprava os títulos porque tinha esse medo de calote.
🦎 O Haddad pagou. Teve a decisão Suprema. E a galera que vendeu os títulos tipo em novembro do ano passado ficou com o preju.
🦎 Mas daí a ter esse escândalo pior que o petrolão que o Ciro Gomes tá dizendo, são outros quinhentos, darling. A começar pelo fato de que ele falou tudo errado na entrevista. Ele disse que o governo vendeu os precatórios. Mas quem vende os precatórios são os cidadãos ou empresas que são donos dos títulos.
🦎 Na imprensa, ninguém repercutiu esse assunto. Não é fácil falar de precatórios, BRASEW. Nem do Andrezito.
🦎 Mas deixo vocês com o amor de Ciro Gomes por Lula e Bolsonaro.
🦎 E já que usamos todo o português só para contar essa treta do Ciro, vamos às curtinhas em inglês.
🦎 O Supremo americano disse que o Trump pode ser candidato sim.
🦎 O Lula mandou um projeto para que os ubers tenham direitos trabalhistas e logo os bolsonaristas já começaram a reclamar dizendo que vai tirar trabalho da galera.
🦎 E chega BRASEW. Vou ali comprar um precatório com deságio.
Recebeu esta newsletter de alguém e amou e quer se inscrever? É aqui, darling! 👇
Comentários