Depois de meses cozinhando o assunto, de repente, em menos de 24 horas, Silvio Almeida virou rapidamente ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, BRASEW.
Lula chamou Almeida no Planalto, deu uma dura por ele ter usado o Ministério dos Direitos Humanos para se defender das acusações de assédio (na verdade, para atacar o movimento Me Too). E Lula disse que ele podia ter uma "saída honrosa", mas Almeida disse que não iria pedir demissão dizendo que não fez nada errado. Foi então demitido.
Além de usar a estrutura do Ministério para fazer uma nota acusando a ONG Me Too de ter tentando interferir em um processo licitatório, Almeida também tentou trazer as acusações para o campo do racismo.
"Há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público."
O problema, companheiro Almeida, é que uma das acusadoras também é negra e também está em posição de destaque no Poder Público. E aí? Como faz?
A Anielle Franco, ministra da igualdade racial que acusa o ex-ministro de passar a mão em suas pernas durante reuniões ministeriais, falou de um jeito bem simples ao se manifestar nesta sexta:
"não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência."
Sempre vale lembrar que não foi só a Anielle. Outras dez mulheres também acusaram o ex-ministro.
O ex-ministro jura de pés juntos que tudo é um absurdo.
Mas foi uma bomba no colo do governo, né, darling? A começar pelas notícias que circularam amplamente dando conta que o governo e a Polícia Federal já sabiam das acusações desde o início do ano. Alguém já se ligou que estamos no mês nove? E só agora fizeram algo?
Como bem resumiu a Milly Lacombe no UOL:
"é o Ministério dos Direitos Humanos envolvido em acusações originadas do interior do Ministério da Igualdade Racial comandado por uma feminista. Estamos falando de núcleos fundamentais para quem é do campo da esquerda. Direitos humanos e feminismo. Em rota de colisão. Enquanto isso, a direita se regozija…"
Para os Perdidos. A denúncia veio à tona, em matéria do Guilherme Amado no Metrópoles ontem.
Quem pediu para sair do ministério foi a secretária executiva do ministério, Rita Oliveira. Ela também está sendo acusada de assédio, só que nesse caso, assédio moral. Aff.
Tixa nas Eleições 2024
Bolsonaro anda desdizendo o Tarcísio por aí. Tarcísio, o governador que jura que é o Thor, disse que Bolsonaro ia entrar na campanha de Nunes a partir do 7 de setembro. E o que disse Bolsonaro? Que ainda está muito cedo. Lá no Rio, Bolsonaro gravou para o Ramagem. Só registrando, Nunes, companheiro.
Mas Bolsonaro está mesmo é todo trabalhado nas ameaças ao Xandão. Vai ter 7 de setembro na Paulista e ele diz que vai desafiar o sistema que ele começou a abrir as vísceras há seis anos. Ahã, sabe Deus o que ele acha que é o sistema.
Datena chorou
Ele está chateado com a discrepância de verbas entre os candidatos para patrocinar a campanha. E disse:
"Ah, isso é choro de perdedor, Datena? É.”
E o Marçal foi visitar o Bukele, o homem de El Salvador que criou um estado de exceção para mandar todo mundo para a prisão. Diz o Marçal que foi buscar os "códigos da segurança". Pareceu uma coisa meio hacker, não?
E o Justus que saiu com essa hoje. De que o Temer o sondou para ser candidato a presidente em 2018.
E o Lula disse que não reconhece a vitória do Maduro, mas que também não vai cortar relações. Então tá, vou ali comer uma pizza.
É fim de semana, BRASEW! Apreciem sem moderação! Lóve you, com acento!
Aqui na Tixa, acreditamos que podemos ajudar todos a entender nosso mundo complicado, especialmente o da política, para que todos possamos ajudar a moldar e a mudar esse mundo. Nossa missão é criar jornalismo claro e acessível – e bem-humorado – para que as pessoas compreendam e possam agir a partir disso. Nem que seja dando risadas. Porque rir é um ato político.
Se você compartilha da nossa visão, considere apoiar nosso trabalho (feito por jornalistas profissionais e entregue em todas as plataformas de forma gratuita). Assim a cada dia poderemos chegar a um novo leitor.
Não sabe com quanto apoiar? A gente te ajuda. Você sabia que uma doação de 0 reais até 80 mil reais por ano é isenta de imposto de renda? É um intervalo bom para usar, não? Tixa do céu, você bebeu!!! Bebi otimismo, darling.
E o Pix da Tixa é esse aqui: 49.875.575/0001-47
Comentários