Quem nunca ouviu falar na CIA, com aqueles espiões, agentes infiltrados e etc????? Pois é, darling, no Brasil a gente tem uma entidade parecida chamada Abin. A Agência Brasileira de Inteligência.

E o que é essa inteligência, Tixa? É o jeito que foi encontrado para se dizer que se está usando das melhores e mais poderosas ferramentas de espionagem para investigar e obter todo tipo de informações sobre algo ou alguém.

A CIA, que é a agência americana, no entanto, é um pouco diferente porque ela recolhe essas informações fora do país, usualmente com fontes humanas.

Já a Abin, pela lei, faz esse trabalho de investigação também internamente.

A lei brasileira diz que a agência é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência que tem o objetivo de planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país. É um órgão que auxilia o presidente da República com informações para garantir a tal soberania nacional.

A questão é como o presidente usa esta ferramenta. Pode usar para espionar seus inimigos políticos? Pode usar para ajudar familiares encrencados? Pode ficar espionando jornalistas à vontade? Pode fazer da Abin um BBB?

A lei diz que o Sistema Brasileiro de Inteligência tem por fundamentos "a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado Democrático de Direito e a dignidade da pessoa humana."

Poderia então Bolsonaro alegar que espionou o Rodrigo Maia, que era presidente da Câmara dos Deputados, porque Maia estava conspirando contra o Estado Democrático de Direito? Poder alegar pode, a questão é se cola. Rodrigo Maia sequer pautou os dez mil pedidos de impeachment que havia contra Bolsonaro....

Vale deixar claro, entretanto, que Bolsonaro nega que tenha espionado qualquer pessoa.

Mas por conta desse poder que tem a Abin, é que a lei prevê que a agência seja fiscalizada pelo Congresso.

O diretor geral da Abin é nomeado pelo presidente e ficava até pouco tempo sob a tutela do Gabinete de Segurança Institucional, que é comandado pelos milicos. Com o rolê todo do 8 de janeiro, a Abin passou para a estrutura da Casa Civil, que como o nome já diz, é comandado por um civil.

Mas você quer saber a treta toda da Abin no governo Bolsonaro? Vem ver nosso mini-especial.