Rico até quando paga sai ganhando, BRASEW.
Neste momento, tem milionário rindo à toa com o descontão que vai ganhar de imposto de renda com essa tal taxação dos super-ricos. Como assim, Tixa? Explico, darling. O governo propôs que os donos dos chamados fundos exclusivos passem a pagar imposto de renda semestralmente, como fazem todos os mortais que têm algum dinheiro investido.
A vida real hoje é assim. Pobre que é pobre nunca investe porque pobre que é pobre não tem dinheiro, né, darling? Mas tem pobre que é menos pobre e que investe dinheiro em fundos de investimentos. A cada seis meses, o governo vai lá e cobra 15% a título de imposto de renda sobre o rendimento desse fundo. Se a pessoa investiu dez reais e em seis meses ganhou um real, o governo vai lá e pega 15% deste um real, ou seja, 15 centavos.
Já os ricos, que são muito ricos, mas muito mesmo, darling, do tipo milionários, investem em um rolê chamado fundo exclusivo e só pagam o imposto de renda sobre o lucro quando tiram o dinheiro do fundo. Eles vão lá, investem 10 milhões de reais. Se ganharem um milhão de reais em seis meses, nada acontece. Eles só vão pagar o imposto em cima dos milhões que tiverem de lucro quando tirarem o dinheiro do fundo.
E aqui te conto onde está o descontão que o governo vai dar. Esses milionários, quando tiram o dinheiro do fundo, pagam efetivamente 15% sobre todo o lucro que tiveram ao longo do tempo. Não importa se foram meses ou anos, uma hora eles pagam. Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, o projeto que está sendo aprovado no Congresso neste momento prevê que essa galera tem a opção de antecipar o pagamento do imposto sobre o que já tiveram de lucros com um descontão. Sim, darling, a alíquota de IR, em vez de 15%, será de 8%. Isso significa que vão pagar quase metade do que deveriam pagar de imposto.
Somente a partir do ano que vem é que os donos dos fundos exclusivos começam a pagar os 15% sobre seus rendimentos a cada seis meses. Se o fundo for de curto prazo, a alíquota é de 20%.
Vale dizer que o governo queria que para essa transição fosse determinada uma alíquota de 10%. Que já era um bom descocnto. Mas o Congresso baixou para 8%. Os deputados, o projeto já passou por lá, chegaram a tentar emplacar 6%. Darling, imagina quanto deputado tem fundo exclusivo por aí?
Os fundos offshores, que também passarão a ser taxados, também terão essa transição. E eles só vão pagar imposto uma vez por ano. Offshore significa que o fundo investe em ativos no exterior, darling.
Comentários