Desde que surgiu um candidato a presidente da Argentina que empunha uma serra elétrica, o comunismo não foi mais o mesmo. Como assim, Tixa? Porque agora a imprensa chama o ultra hiper direitista Milei de libertário. Não é liberal, nem neoliberal, nem comunista, é libertário. Que raios é ser libertário? Pois bem, darling, também tive que pesquisar e apurar e o site Politize traz um bom material sobre o assunto.

Mas para simplificar, o libertarianismo é uma ideologia política que defende a liberdade. Tá bom, Tixa, mas e daí? Daí que eles acham que todo mundo tem que ser livre e escolher o que quiser e não é função do Estado promover a ordem ou a igualdade. Sacou? O rolê está em não acreditar que o Estado deva fazer quase nada.

Não entendeu ainda? Com esse exemplo vai ficar mais fácil. Os libertários acham, por exemplo, que o Estado deve fazer as regras de trânsito, mas não pode exigir que alguém use cinto de segurança ou capacetes.

E na prática por que Milei é um libertário? Ele se declara libertário e também dá umas declarações de libertários: "Considero o Estado um inimigo; os impostos são um estorvo à escravidão. O liberalismo foi criado para libertar o povo da opressão dos monarcas; neste caso, do Estado". Então, tá.