🎭 ACORDA, BRASEW! O circo político está pegando fogo e a Tixa trouxe o extintor de fofocas! Temos o Lira soltando os cachorros constitucionais contra o Supremo, Lula fazendo malabarismo verbal sobre a Venezuela, e a eleição em SP virando um reality show mais louco que BBB! E não para por aí: temos políticos mudando de cor mais rápido que camaleão em festa à fantasia e até milagre em Alagoas juntando água e óleo!
🕵️♂️ Adivinha quem apareceu no rolê do orçamento secreto????????
Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica. Ele andava só na espreita!!!! Quando viu que o Plenário do Supremo referendou a decisão do supremo Dino (que suspendeu todas as emendas parlamentares, ou seja, fechou a torneira do dinheiro para os parlamentares), tomou suas medidas: mandou fazer andar duas propostas de emendas à Constituição que limitam poderes supremos. Sim, BRASEW. Vida loka.
📜 Uma das propostas que Lira fez andar, limita as decisões monocráticas de ministros. E a outra, permite que o Legislativo simplesmente suspenda decisões supremas com o voto de dois terços da Câmara e do Senado. Olha que beleza!!!!!!
💰 O rolê é o seguinte:
Arthurzito ganhou o poder que tem na Câmara, desde os tempos de Bolsonaro, porque abocanhou como ninguém o orçamento do governo (leia-se, dinheiro do povo). Ele aumentou muito o valor das emendas destinadas aos parlamentares, que usam o dinheiro para mandar para seus aliados nos municípios. E foi distribuindo o dinheiro.
🤫 Além disso, deixou a coisa de um jeito que o orçamento passou a ser conhecido como secreto. Num primeiro momento, não dava para saber qual deputado mandava qual dinheiro e para onde. O Supremo foi lá e acabou com a festa.
🤸♂️ Twist carpado:
Aí, Lira deu um duplo twist carpado e fez outro tipo de orçamento secreto em que as emendas eram enviadas às prefeituras de maneira expressa (emendas Pix) e ninguém precisava prestar contas do que fazia com o dinheiro.
🚫 O Dino acabou com essas emendas Pix e pediu para que os congressistas dissessem o que tinham feito com o dinheiro. O Congresso disse que não tinha como dar a informação. O Dino foi lá e suspendeu todas as emendas impositivas (que são as emendas tradicionais e teoricamente não são secretas). Hoje o supremo referendou a decisão e o Lira estrilou.
🤔 Por que Lira estrilou?
Porque ele se reelegeu presidente da Câmara com esse poder que ele mesmo deu ao Congresso. Vai ser difícil fazer sucessor se não tiver essa moeda para apresentar a seus colegas. Poder e dinheiro. Quem não quer?
Tucanando a ditadura
🇻🇪 Tirando a treta costumeira dos segredos de Brasília, Lula foi ao Rio Grande do Sul e soltou essa para a Rádio Gaúcha:
"Acho que a Venezuela vive um regime muito desagradável. Não acho que seja uma ditadura, é diferente de uma ditadura. É um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como a gente conhece tantas ditaduras nesse mundo."
🦜 Lula tucanando a ditadura, vai ver foi a convivência com o Alckmin. Ai, Tixa, que maldade.
🗳️ Mas teve mais na entrevista, Lula pela primeira vez deu a entender que talvez não candidate à reeleição.
🛣️ "Antes de eu deixar a presidência, dia 31 de dezembro de 2026, nós vamos inaugurar essa rodovia" Sim, ele disse isso, darling. Nunca antes na história. "Se eu puder afirmar agora, digo, não serei candidato em 2026. Agora, se chegar em um momento que tiver situação delicada e eu estiver com saúde."
🚦 Atenção, começou!!!!!
Começou oficialmente a campanha eleitoral 2024. Vamos lá:
😒 Bolsonaro não gostou nada do Nunes em videozinhos com a Joyce Hasselman. Aí, foi lá e deu uma entrevista elogiando o tal Marçal e dizendo que Nunes não é seu candidato dos sonhos.
🏃♂️ Tarcísio, o governador que se acha o Thor, correu chamar reforços para o Nunes, o prefeito desconhecido candidato à reeleição, e disse que ele precisa virar para a extrema direita para agradar Bolsonaro.
🎪 Já o Lula andou dando conselhos para Boulos (que outro dia caiu no circo do Marçal durante um debate). O conselho é tratar o Marçal como o Padre Kelmon e lembrar que o adversário mesmo é o Nunes. E os dois já pensam em nem ir mais a debates porque o Marçal simplesmente fica lacrando para fazer videozinhos em rede social.
🎨 E tem virada em Salvador. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que são os principais rivais na corrida municipal deste ano, alteraram suas declarações raciais de pardos para brancos nos registros de candidatura no Tribunal eleitoral. Sim, darling, eles tinham se autodeclarado pardos e agora voltaram atrás. Viram o que aconteceu com o ACM Neto.
⚽ E no Rio, o Romário (sim, aquele mesmo da seleção e que hoje é senador bolsonarista) disse que vai apoiar Eduardo Paes. Nada de Ramagem (que é o candidato bolsonarista).
🤝 Milagre alagoano! No município de Capela, antagonistas históricos, inimigos políticos, unem forças em prol de uma candidatura. Sim, nessa cidade a mais de 200 km de Maceió, a família Calheiros e Lira apoiam o mesmo candidato. Quem diria!!!! E só está começando.
Sextou, BRASEW?
Comentários