O que será que Arthur Lira e um monte de deputados federais estão fazendo com bilhões de reais do nosso rico dinheirinho que a gente não pode saber, hein, BRASEW??????? Você já se perguntou? Eu perguntei, o Breno Pires, da revista piauí, perguntou, o Supremo perguntou e eles seguem fingindo naturalidade, escondendo segredos e agora botando a culpa no Dino DaSsilvaSsauro (sempre tem o culpado da vez, nunca são eles que escondem o que estão fazendo).
📸 Já sentiu que a treta é grande, né? Então vem saber o que está acontecendo neste BRASEW com essa lagartixa que estreia hoje sua nova newsletter no UOL. Todo dia será um flash, digo, um resumo da política desse jeitinho aí: provocador, cheio de graça, cheio de personagens e com a missão de tentar te ajudar a entender esses políticos (se é que a gente mesmo vai entender)!!!!!
🤑 Você já deve ter notado, mas o assunto principal do #éNoiteDaCidade de hoje é sobre o Orçamento Secreto. (Mas vai ter Lula de chapéu Panamá, Xandão trabalhado nas fakes, Brega Netto na prisão, Mourão de pijamão, digo, só filosofando sobre golpe). A primeira coisa que é preciso saber é que o Orçamento Secreto não é sobre o Dino (ou sobre o Supremo), é sobre o nosso Arthurzito da Câmara frigorífica.
A câmara frigorífica
🧊 Como muita gente nova está lendo a Tixa pela primeira vez, preciso explicar porquê Câmara frigorífica. Desde que Lira assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, o governo de plantão vai parar na geladeira se não liberar uma emendinha. Se libera o dinheiro, os deputados votam. (Sabe quando o Arthurzito de repente vota uma questão rapidinho, com maioria absoluta de votos, sem nem mesmo ter apresentado direito o texto de um projeto?) Se não libera, Arthurzito dá um jeito de segurar o projeto, a lei, a medida provisória, whatever.
🧊 Sei que nesse minuto, não importa se você é bolsonarista ou petista, sabe muito bem que a geladeira vale para todo mundo. Começou com Bolsonaro, Lula prometeu acabar com tudo isso na campanha, mas segue vendo seus projetos irem para o freezer se não liberar o dindim. Está aí o pacote fiscal que não me deixa mentir.
ParaOsPerdidos: E aqui vou emplacar o primeiro Para os Perdidos da noite. Emenda parlamentar é o nome dado para uma espécie de puxadinho que os deputados e senadores colocam no orçamento do governo federal. É um dinheiro que eles têm direito por lei, e o governo é obrigado a liberar. Esse dinheiro é usado para fazer uma ponte, construir um hospital, comprar um trator. No fim das contas, é um tremendo cabo eleitoral.
Quero meu bilhão
🤑 Seria tudo legal, não tivessem os parlamentares criado novas modalidades de emendas em que simplesmente não dizem quem é o deputado ou senador que está enviando dinheiro, para onde está enviando o dinheiro ou em algumas modalidades de emendas, sequer dizem no que o dinheiro vai ser usado. Sim, o seu, o meu, o nosso dinheiro. (Tixa, quero esses bilhões!!!)
🤑 Essa farra ficou conhecida no governo Bolsonaro como “Orçamento Secreto” das chamadas emendas de relator (era o puxadinho da época e era secreto porque ninguém sabia que deputado tinha enviado o dinheiro, só que o relator é quem distribuía o dindim). O Supremo mandou acabar com esse segredo todo.
🤑 Os parlamentares foram lá e criaram as “Emendas Pix” (em que o prefeito que recebe o dinheiro não precisa informar no que vai usar. Sim, esse absurdo acontece). E criaram também as emendas de comissão. O Supremo mandou acabar (através da decisão que ficou famosa, do supremo Flávio Dino).
O novo Scandal
💸 E agora o repórter Breno Pires da revista piauí revela que existem as emendas dos líderes. Um scandal. Dezessete líderes da Câmara – incluindo o líder do governo, diga-se de passagem, e o próximo presidente da Câmara, o Hugo Motta e o Centrão todo – se uniram para assinar um documento que libera mais de 5 mil emendas, bilhões de dinheiros reais, sem que a gente saiba (mais uma vez) quem está mandando dinheiro para quem.
💸 Sim, eles assinaram um documento único, para liberar todo o dinheiro, fingindo que estão sendo transparentes sobre quem está assinando o documento, mas no fim a gente não sabe que emendas e que partidos e que deputados estão mandando dinheiro para que cidade. (Driblando mais uma vez a decisão suprema.)
E por que eles querem esconder?
⁉️ Muitos podem ser os motivos, darling. Estamos falando de 58 bilhões de reais em emendas. É dinheiro para dedéu. Vamos a algumas hipóteses:
- Se for secreto, ninguém fica sabendo dentro do Congresso quem está sendo o parlamentar mais favorecido. Diversas reportagens já mostraram que Arthurzito, por exemplo, é um campeão de emendas. (Davi, o Alcolumbre, que quer voltar para a presidência do Senado também é um desses campeões).
- Se for secreto, fica mais difícil apurar se o dinheiro está sendo desviado em contratos com fornecedores que vão fazer as obras.
- Se for secreto, ninguém fica sabendo que uma estrada está sendo construída com dinheiro público apenas para beneficiar a fazenda de apenas um deputado e não da população.
💯E por aí vai.
🚓 Na semana passada, por exemplo, a Polícia Federal deflagrou uma operação com suspeita de mais de R$1 bi em desvios de emendas enviadas para a Bahia.
E tem Xandão na estreia
👨⚖️ Não poderíamos deixar o supremo Xandão de fora desta primeira news no UOL, e ele colaborou. Xandão decidiu hoje que vai prorrogar por mais 180 dias o inquérito das fakes. Aquele inquérito que ele criou no governo Bolsonaro, há cinco anos, e já mandou soltar e prender Deus e o mundo com base nessas investigações que ele mesmo manda fazer, seja sobre golpe, seja sobre ataques aos supremos, seja por atos antidemocráticos. Não sei não, Xandão, mas parece que não é mais segredo para ninguém que o inquérito já está virando permanente.
O Panamá
🤠 E o Lula botou um chapéu Panamá e foi para a casa. O Sírio-Libanês disse que está tudo bem com o presidente, mas que não pode viajar de avião, então tem que ficar em São Paulo. Aí, ele resolveu dar uma entrevista para a Sonia Bridi do Fantástico e foi pego no contrapé. Ele disse que queria que o Brega, digo, Braga Netto tivesse o devido processo legal e a chance de se defender, coisa que ele não teve. A Sônia Bridi disse que ele teve sim direito de defesa, que se defendeu em todos os processos e que só foi preso porque na época o Supremo entendia que podia ter prisão depois de condenação em segunda instância. Aff!!!
💵 Mas a dor de cabeça mesmo vai vir com o dólar batendo recorde de novo, e o pacote fiscal nas mãos de Lira.
Bregnights
⭐⭐⭐⭐E o Brega Netto segue preso, segue sendo o primeiro general quatro estrelas preso e agora vai depor para a polícia.
⭐Por falar em estrelas, o seu Braga está tendo um atendimento cinco estrelas no comando militar onde está preso. Detido no quarto utilizado pelo chefe do Estado Maior, com ar-condicionado, geladeira, TV, etc. Se rolar uma internê por aí, lê a Tixa no UOL, Brega.
♾️ Já o general Mourão resolveu se manifestar sobre o acontecido:
“uma conspiração bem tabajara, conversas de WhatsApp. Em tese, houve reuniões, mas não levaram a nenhuma ação. Na linguagem militar, nós definimos como ‘ações táticas’ tudo aquilo que há movimento. Não houve nada disso. Houve pensamento, não passou disso.”
🍽️ E é isso BRASEW, vou lá cuidar do meu Orçamento Secreto que está tão secreto que não encontro em lugar nenhum. Se alguém achar, me manda aí.
PósPost: Aqui a gente é do contra e discute futebol também. O Ronaldo Fenômeno diz que vai ser candidato!!!!!!!! Mas da CBF, darling. Agora isso daí é com o povo dos Esportes.
Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47
Comentários