🦎 Brasília agora deu para querer que a gente acredite em Papai Noel 🤶. Reuniram-se hoje uma dúzia de supremos (ops, na verdade, são 11), o presidente da Câmara, o presidente do Senado, o ministro da Casa Civil 🏠, o procurador geral da República. Até o Messias estava na reunião. Não aqueeeele Messias. Esse é o Messias que é advogado geral do governo 👨💼. E o que eles estavam fazendo todos juntos? Planejando um golpe, Tixa? Não, darling, eles estavam dizendo que agora não vai ter mais orçamento secreto. Viu? Papai Noel existe .
🦎 Eles decidiram assim: a decisão do Supremo de suspender a execução de emendas parlamentares (distribuição de dinheiro para obras em municípios) continua valendo. Mas eles vão rever isso daqui dez dias quando o Congresso botar umas regrinhas novas para dar transparência às emendas 📝🔍. Sabe aquela transparência que o Supremo já tinha mandado o Congresso dar às emendas e que os congressistas acharam um jeitinho de continuar sem transparência? Então, agora eles vão fazer tudo direitinho 😇.
🦎 As emendas Pix , que são pagas expressamente, sem que o prefeito que recebe o dindin precise explicar onde ele tá usando o dinheiro, precisam agora ter o destino revelado. Mas na notinha que os poderes emitiram não dizia nada sobre as emendas já pagas. Ou seja, passado é passado? 🤷♀️ Isso que eu chamo de golpe de sorte 🍀.
🦎 Já as emendas de bancada, que as bancadas estaduais decidem como distribuir o dinheiro, vão continuar, mas agora precisam ser usadas em projetos estruturantes 🏗️. O que é estruturante, Tixa? Imagino que comprar trator 🚜, por exemplo, não é algo estruturante.
🦎 E tem ainda as emendas de comissão que agora só poderão ser usadas em projetos de interesse nacional ou regional 🇧🇷 (comprar trator ou dentaduras para toda a população é de interesse regional?). Esse interesse vai ser definido junto com o governo, mas também não será preciso identificar o parlamentar (como já é hoje). Ou seja, tudo igual na República, BRASEW 🤡. Só deram uma colher de chá para o governo não ficar tão na mão do Congresso. Agora eles vão negociar 🤝.
E se está perdido, o caminho é esse:
🦎 Segundo a notinha dos Poderes, os procedimentos serão definidos pelo Congresso e Governo em dez dias ⏳.
🦎 A Vera Magalhães conta na sua coluna do Globo que o Lira ainda esperneou 👶. Disse que tava rolando um 2x1 contra o Congresso, alegando que Supremo e governo estavam juntinhos nessa 👫. Outro momento tenso foi quando o supremo Dino disse que as emendas impositivas (que o governo é obrigado a pagar todo ano, independente de apoio a votações ou não) teriam que ter um limite em cima das despesas do governo 💸🚫.
🦎 Só sei que eles ficaram três horas lá e depois sorriram para as fotos 📸😁.
🦎 E enquanto a treta das emendas não se define, Lira, o nosso Arthurzito que manda na Câmara frigorífica 🥶, vai manter em segredo quem ele vai apoiar para sucedê-lo na presidência da casa. Imagina o tamanho da negociação 🤫💼.
🦎 E o espírito de porco 🐷, digo, de corpo, segue firme no Judiciário. Espírito de corpo é quando você alivia pros colegas de profissão, darling . O corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, mandou arquivar um pedido do partido Novo para investigar a conduta do Xandão no Supremo e no Tribunal Eleitoral, por conta das mensagens do zap dos seus assistentes 📱🙈.
🦎 E não parece, mas tá tendo. A campanha eleitoral já está na rua 🏃♂️🗳️. Em São Paulo, Boulos está com um problemão 😰. A colunista Andreza Matais do UOL disse que viu as pesquisas qualitativas da campanha à prefeitura que mostram que o tal Marçal do Lamaçal conseguiu colar no Boulos a fama de cheirador . O Marçal lançou a fake e o Boulos achou que só indo pedir direito de resposta na Justiça resolveria 🏛️.
🦎 E o Bolsonaro parece que se ligou no rolê no tal Marçal do Lamaçal 🤔. Disseram para ele que o Marçal estava roubando bolsonaristas do Bolsonaro 🦹♂️. Ele parou de falar no Marçal e começou a falar bem do Nunes, o prefeito desconhecido que tenta a reeleição 🕵️♂️🗳️.
🦎 E por falar em Boulos, agora ele veio dizer que existem fortes indícios de fraude na eleição na Venezuela 🇻🇪🗳️. Ah, vá!
🦎 E tá sem rumo? Vá para os Estados Unidos, lendo a carta matinal da Tixa em partnership com o UOL, que lá tá tendo eleição também, BRASEW 🇺🇸🗳️. E vai ter Michelle e Obama. Se inscreve, que é GRÁTIS!
Aqui na Tixa, acreditamos que podemos ajudar todos a entender nosso mundo complicado, especialmente o da política, para que todos possamos ajudar a moldar e a mudar esse mundo. Nossa missão é criar jornalismo claro e acessível – e bem-humorado – para que as pessoas compreendam e possam agir a partir disso. Nem que seja dando risadas. Porque rir é um ato político.
Se você compartilha da nossa visão, considere apoiar nosso trabalho (feito por jornalistas profissionais e entregue em todas as plataformas de forma gratuita). Assim a cada dia poderemos chegar a um novo leitor.
Não sabe com quanto apoiar? A gente te ajuda. Você sabia que uma doação de 0 reais até 80 mil reais por ano é isenta de imposto de renda? É um intervalo bom para usar, não? Tixa do céu, você bebeu!!! Bebi otimismo, darling.
E o Pix da Tixa é esse aqui: 49.875.575/0001-47
Comentários