A Retrospectixa chegou à metade e parece que não se acaba, BRASEW. Em maio, teve polícia na casa de ex-presidente e Supremo mandando prender ex-presidente. E em junho teve ex-presidente inelegível. E presidente da Câmara desdenunciado. Foi quente esse ano.
Era maio e a polícia bateu na casa de Bolsonaro
👉 Big techs andaram usando seus algoritmos para fazer lobby por elas mesmas nas suas próprias redes. Derrubaram até o poder do Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, que denunciou o golpe dizendo que elas impediram um poder de exercer seu poder.
👉 Polícia prende a galera que falsificou cartão de vacinação da Covid de Bolsonaro. Inclusive o ex-faz tudo, o Mauro Cid.
👉 Polícia Federal bate na casa do Bolsonaro.
👉 Rei Charles assumiu a coroa e o Lula foi lá conferir.
👉 Lula sai perdendo na primeira votação do Congresso. Caiu decreto sobre marco do saneamento.
👉 Haddad indica seu secretário executivo, o Galípolo, para o Banco Central e assim começa a mudar a diretoria até então toda indicada por Bolsonaro.
👉 Anderson Torres tava que era só Torresmo, só chorava e Xandão mandou soltá-lo.
👉 Começa a farra de liberação das emendas. Calabouço fiscal aprovado na Câmara. PSOL e Rede votaram contra. Os próprios petistas saíram falando contra o calabouço, fritando Haddad. Mas o Andrezito já tinha falado bem e Lira já estava querendo aprovar tudo.
👉 Os ianomâmis estavam morrendo de fome. Agora descobriu-se que Bolsonaro havia comprado toneladas e toneladas de Bisteca congelada, sardinha e linguiça para os indígenas. Tudo comida que eles não comem.
👉 Ibama não dá a licença para exploração de petróleo na Foz da Amazonas e começa o lobby. Até o Lula declarou que achava que não tinha impacto.
👉 Deltan Dallagnol é cassado.
👉 Collor é condenado à prisão. Sim, darling, teve isso neste ano. O supremo deu uma pena, em definitivo, de oito anos e 10 meses, por corrupção.
👉 O Tribunal da região Sul mandou afastar o Appio, o novo juiz da Lava Jato que prometia revisar tudo por lá e descobrir onde foi parar o dindin da vara arrecadado com as delações. Num caso bizarro, o juiz foi acusado de tentar gravar um desembargador fingindo ser outra pessoa.
👉 Lula anuncia volta do carro popular. Popular por 60 mil? Era só uma bolsa montadora disfarçada.
👉 Congresso frita Marina e ameaça tirar poder do ministério do meio ambiente na votação da medida provisória que estrutura o governo.
👉 O mês terminou com Lira fazendo queda de braço, deixando para última hora votação da tal medida. Tão última hora que o tema ficou pra meia noite e hum de junho.
O inelegível de junho
▶️ PF lança a operação do kit robótica que vai atrás dos amigos do Arthurzito da Câmara frigorífica, o Lira. Suspeita de desvio de dinheiro do fundo da educação. Tinha ex-assessor de Lira envolvido e descobriu-se até o nome Arthur em uma listinha de recebimento de dindin.
▶️ Mas enquanto isso, o supremo desdenunciava Lira em outro caso suspeito. Os supremos que já tinham aceitado a denúncia, voltaram atrás dizendo que não podiam ter aceitado denúncia só com base em delação.
▶️ Lula indica Zanin. Bolsonaristas elogiam. Até Damares. E Zanin vira ministro supremo.
▶️ Encontraram minuta de golpe no celular do Mauro Cid. Fica provado que ele era um faz tudo mesmo. Ideia era anular as eleições, afastar os ministros supremos e colocar o país sob intervenção militar.
▶️ União Brasil vira Desunião e pede ministério de volta. Ministra do turismo Daniela do Waguinho que era do União começa a ser fritada. Lira tá por trás da disputa e insiste em ter o ministério da saúde, da Nísia.
▶️ Bolsonaristas queriam CPI do golpe e a CPI do golpe se vira contra eles. Governistas aprovam requerimentos pra ter acesso ao celu de Bolsonaro.
▶️ Supremo Toffoli anula provas contra Tacla Duran, aquele que acusou Moro de extorsão.
▶️ Fontes americanas dizem ao Financial Times que parece que Lula não notou tudo que os EUA fizeram para não ter golpe no Brasil. Estavam sentidos que Lula só falava da China e Rússia.
▶️ Convescote anual do Gilmar em Portugal é sucesso absoluto.
▶️ Lula diz que democracia é relativa.
▶️ Bolsonaro fica inelegível até 2030.
A Retrospectixa tem o oferecimento da TixaShirts. Mas só vira patrocínio se você der um pulinho lá, BRASEW.
Comentários