A Retrospectixa é sucesso de público e crítica. Hoje é dia de saber o que aconteceu em março e abril. Darling, o que foi esse mês de abril? Se segura, BRASEW. E não esquece que vai ter retrospectiva até o dia 31.

São as joias de março fechando o verão.

✅ Estoura o escândalo das joias do Bolsonaro. Ele tentou trazer clandestinamente milhões em colares, abotoaduras e relógios das Arábias. Mauro Cid, o coronel faz tudo, entra nos holofotes. 

✅ O comitê da política monetária do Banco Central, presidido pelo gostosão geral da República, diz que os juros vão ficar altos sim e azar do Lula. 

✅ Saem os primeiros detalhes do calabouço fiscal, oficialmente chamado arcabouço fiscal. Haddad começa a virar o queridinho do mercadinho, o financeiro.

✅ Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, entra em rota de colisão com Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado. Lira quer manter o poder de controlar o tempo das medidas provisórias. 

✅ Surge no cenário, o novo juiz da Lava Jato, um tal de Appio. Ele ganha o palco ao enviar o caso do delator Tacla Duran para o Supremo. O tal Duran acusa Moro, o Serginho Senador, de mil e uma tretas. 

✅ Juscelino, o ministro que é Filho mas não do Kubitschek, sofre novas acusações. Vai de dinheiro de emendas para estradas privadas até renomear bolsonaristas para o ministério das Comunicações. Não cai porque o padrinho é forte: Davi Alcolumbre.

✅ Pacheco nomeia Alcolumbre para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Uma das mais poderosas do Senado e com poder para barrar sabatinas por tempo indeterminado. 

✅ Operação da PF prende membros do PCC que teriam planos para atacar o Moro. Lula não se aguenta e diz que era visível ser uma armação do Moro. 

✅ De olho no cofre, Lira decreta: Lula não tem base no Congresso para aprovar reformas econômicas.

✅ Governo assina contratos da Codevasf, a estatal do orçamento secreto que era do governo Bolsonaro, de 650 milhões. 

✅ Bolsonaro volta dos EUA. sem pompa, mas cheio das circunstâncias. 


Abril, abrindo a massa das pizzas

🏁 PF descobre que diretora do Anderson Torres, de quando ele era ministro da Justiça, fez um mapeamento das cidades onde Lula mais teve votos. Lembram que a polícia rodoviária tentou impedir eleitores de votarem no segundo turno? Torres seguia preso, depois do 8 de janeiro.

🏁 Bolsonaro dá seu depoimento sobre as joias e disse que foi pegá-las na Receita para que o Brasil não passasse vexame. 

🏁 100 dias de governo e nada votado no Congresso.

🏁 Lula resolve fazer sua própria live de quinta, às terças.

🏁 Treta da Shein e da Shopee. Ameaça de taxar compras ganha as redes e o povo se desespera. Haddad volta atrás e mostra que é dazelite e que só compra na Amazon.

🏁 Lula foi pra China e declara que Estados Unidos e Europa estimulam a guerra mandando armas pra Ucrânia. Nas conversas com Xi, o líder chinês, nada de falar de guerra, só dos eventos climáticos e prometem que vão fazer e acontecer. 

🏁 Lembra dos 50 milhões pro fundo da Amazônia quando Lula foi visitar o Biden? Agora o presidente americano diz que vai mandar 2,5 bi. De reais, darling, não doletas.

🏁 Andrezeira Esteves, dono do BTG, diz que o calabouço fiscal é muito bom. Agora vai. Sinal verde para o Lira. Haddad entrega o texto e relator era amigo do Lira.

🏁 Moro é pego em vídeo insinuando que Gilmar Mendes comercializa habeas corpus.

🏁 Já é fim do mês e Lula dá uma recuada e condena também a Rússia pela guerra.

🏁 Ataques a escolas levaram à discussão sobre regulamentação das fakes. Lira passa o trator e bota em votação com urgência. 

🏁 Vazam imagens do general dias ministro do GSI de Lula circulando amigavelmente entre golpistas. O general caiu. 

🏁 Supremo forma maioria para botar golpistas como réus. 

🏁 Jogadores do brasileirão presos por manipular resultados de jogos de futebol.

🏁 Biden anunciou que vai pra reeleição.

🏁 Bolsonaro disse que publicou vídeo golpista porque estava dopado com morfina.

🏁 Festival das CPIs. Congresso instala investigações sobre Americanas, brasileirão, o golpe e MST. 

🏁 Abre vaga no Supremo com aposentadoria do Lewandas. Zanin, o amigo de Lula, surge como nome forte.


Já chamou seus amigos para comunidade da TixaNews? Já foi olhar a lojinha da TixaShirts? Sim, a Tixa foi um sucesso em 2023 também.