Mercadinho segue tomando calmante. Hugo Motta segue feito um rolo compressor. Doria segue sendo um camaleão. Santa Catarina segue surpreendendo. Tarcísio segue batendo o martelo. No Oriente Médio segue o terror. Nos States segue o aperto. E você, faz favor, continue seguindo a Tixa!

Nada a declarar

O mercadinho vai continuar roendo as unhas de tanta ansiedade na expectativa do anúncio dos cortes de gastos no Orçamento de 2026, Isso porque ele acreditava que seriam revelados hoje. Fernandinho cabelo até deixou de dar um rolê nazeuropa por conta de toda essa ansiedade da Faria Lima, e avisou pela manhã que à tarde, Lula finalizaria todo o rolê. Até fizeram uma reunião. Lula, Haddad e uma penca de outros ministros passaram 3 horas conversando e... nada. Cabelo disse depois da reunião que essa semana sai. Ah, tá, ufa! Daí, bolsa pra cima e dólar pra baixo, BRASEW!

Mas a treta é grande. Além de não querer ser pressionado pelo mercadinho, e de não querer mexer no dindim dos programas sociais, Lula ainda tem todo o rolê com os ministérios que não estão na vibe de cortar nada, eles tem é pedido mais orçamento e verbas. E claro, o presidente precisa também combinar com os russos, digo, com o Congresso. A galera precisa aprovar todos esses cortes.

Abrindo vantagem

Hugo Motta, o escolhido de Lira (nosso Arthurzito da Câmara frigorífica) para sentar em sua cadeira a partir do ano que vem, segue recebendo apoio de tudo que é lado. Nesta semana será a vez do PSDB, PSB e PDT que estavam com Elmar Nascimento, mudarem o rumo do rolê e ficar ao lado de Motta na disputa pela presidência da Câmara. E o PSD vai decidir se mantém a candidatura de Antonio Brito, que também estava na treta tentando seu lugar ao sol. Pelo visto será Motta na cabeça, darling.

Todo derretido

E o Doria, o João ex-governador e ex-bolsonarista, que mandou cartinha arrependido para o Lula, BRASEW? Sim, é isso mesmo que você leu. Doria mandou uma cartinha escrita de próprio punho para o presidente dizendo que "queria ter a chance de reconhecer que errou". E tudo isso por que, Tixa? Porque ele continua querendo conseguir nomes importantes para seus eventos do Lide no exterior, feitos para brasileiros. Simples, assim.

Para os perdidos. Doria além de passar a perna em Alckmin, na época em que o vice de Lula era governador, já ofendeu de tudo que é jeito o próprio Lula. 'Mentiroso e covarde', 'Maior cara de pau do Brasil' e 'Ladrão'. só para citar algumas falas dele contra o petista.

Mas daí, com Lula de volta ao poder, Doria resolveu dar aquela guinada. Em 2023 disse ao Brazil Journal que via em Lula  a capacidade de "pacificar o Brasil" e também disse que apoiar Bolsonaro foi um "equívoco". Ahhhh, bom.

Mas o calça apertada (o apelido carinhoso quem deu não foi essa Tixinha, darling) não perde tempo, desde o ano passado vem se encontrando com vários ministros de Lula, inclusive com Haddad (nosso Fernandinho cabelo), de quem ele tomou a prefeitura de São Paulo no primeiro turno de 2016.

Caramba, Tixa, me pegou de novo!

Engatilhando

Pacheco, o Rodrigo mais alto e presidente do Senado, assinou o decreto que torna a cidade de Jaraguá do Sul, no interior de Santa Catarina, a Capital Nacional dos Atiradores. Tixa do céu, uma capital de atiradores? E, vem cá, não seria Lula quem deveria sancionar um rolê desses? Darling, te acalma, primeiro esse é um projeto para reconhecer o tiro esportivo e sim, o presidente da República é quem sanciona ou veta projetos, só que nesse caso ele fez a egípcia pelo visto. O projeto tava na mesa dele desde 14 de outubro e o companheiro não se manisfestou. Perdeu o prazo, bebê. Daí o rolê seguiu em frente e Pacheco deu a canetada.

Educação duvidosa

Em São Paulo, Tarcísio, o governador que se acha o Thor, realizou hoje o segundo leilão para construção e administração de escolas públicas. Nesse rolê, o consórcio vencedor vai receber mais de 3 bi do estado para realizar o projeto nos próximos 25 anos. A justificativa do governo é que com isso os alunos terão escolas modernas e toda a treta burocrática de administração das escolas deixará de ser responsabilidade da equipe pedagógica que ficará preocupada apenas com o ensino.

Já os especialistas em educação dizem que o modelo pode abrir espaço para uma privatização completa das escolas em Sampa. Ainda mais que o atual secretário de Educação do estado, Renato Feder, era secretário da pasta no Paraná, quando aprovaram por lá um projeto de lei para ampliar os poderes desses consórcios.

Só sei que estudantes e professores manifestavam na frente da Bolsa de Valores de São Paulo e o pau comeu com a polícia. Mandaram a educação para o espaço e teve tiro, porrada e bomba.

Terror

E uma bebê de 1 aninho é mais uma vítima fatal da guerra entre Israel e o Líbano. Ela foi atingida durante um bombardeio de Israel.

Thanks Obama, digo, Lula

E Kamala Harris já pode mandar um Thanks, Lula. Na última sexta o presidente declarou seu apoio para candidata democrata nas eleições que acontecem amanhã.

"Com Kamala Harris é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia. Nós vimos o que foi o presidente Trump [...], aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável acontecer nos EUA, porque se apresentavam ao mundo como modelo de democracia. E esse modelo ruiu."

Mas dizem por aí que, apesar dessa declaração, o presidente deve reconhecer imediatamente o vencedor das eleições assim que o resutado for divulgado. Seja ele quem for. Bem diferente de Bolsonaro, o ex que nunca mais, que demorou mais de mês para reconhecer a vitória do Biden.

Vou até fazer o L!

E se você ainda não se inscreveu para receber a nossa cartinha matinal em parceria com o UOL sobre essas eleições very crazy, darling, corre que amanhã tem votação!

Bora dormir, BRASEW!

Assine aqui nossa carta matinal sobre as eleições americanas, darling.

Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47