⌚ O Lula pode ficar com seu relógio carérrimo que ganhou da França e o Bolsonaro? Então podia ficar com as joias? Podia ter vendido mesmo que clandestinamente? A confusão está armada, BRASEW.
⌚ Existe um tribunal em Brasília cheio de ministros que ficam no cargo até se aposentarem e não, não estamos falando do Supremo. Este tribunal é o Tribunal de Contas da União, que a gente sempre chama pela sua sigla que é TCU. O TCU tem a função de fiscalizar justamente as contas da União. E aí, nessas contas, têm de tudo. Inclusive os presentes dos presidentes.
⌚ A treta é a seguinte: o Lula andou aparecendo com um relógio carérrimo no pulso. Custava uns 60 mil dinheiros. Daí já tinha toda a treta das joias do Bolsonaro e o TCU tinha que decidir se o Lula podia ficar usando ou tinha que devolver o relógio. O TCU lá em 2016 dizia que os presidentes não podiam ficar com os presentes. Mas agora mudaram de opinião, alegando que não tem lei que defina que tipo de presente o presidente pode ficar, e deixaram o Lula ficar com o relógio. E quem comemorou a decisão? O Bolsonaro.
💎 É que agora o advogado do Bolsonaro disse que vai usar esse argumento para tentar livrar a cara do Bolsonaro no caso das joias que corre no Supremo. Vai colar???? Levando em conta que Bolsonaro andava vendendo as joias por aí e tentando fazer com que as joias sequer fossem declaradas, não sei se os ministros supremos vão achar que cola. Sem contar que as joias custam milhões, o relógio nem 100 mil reais.
⌚ propósito do TCU, o ministro que encabeçou a decisão foi Jorge Messias, que era ministro de Bolsonaro. A decisão foi por 5 a 3. Outros dois ministros também parças, amigos, simpáticos ou whatever de Bolsonaro votaram a favor.
O QUE OS PARLAMENTARES QUEREM ESCONDER?
💸 E nossos digníssimos parlamentares agiram à altura sobre o Orçamento Secreto (que contei aqui na edição de ontem). Eles foram lá e não só estão batendo o pé que vai continuar secreto como o presidente da Comissão Mista de Orçamento — que é do PP do Ciro Nogueira e do Lira, o Arthurzito da Câmara frigorífica — suspendeu a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para evitar que as emendas sejam canceladas. Olha que beleza!!!! Sim, darling, o começo desta frase contém ironia.
💸 O deputado Julio Arcoverde defendeu sua posição assim: “Estou vendo mais uma vez a interferência do Poder Judiciário e do Ministério Público em relação ao Congresso. Não vou deixar ser lido o relatório da LDO depois de uma decisão dessa e os parlamentares já estão preparando emendas porque tem que ser encaminhada uma solução.”
Para os Perdidos. A decisão é aquela em que o Flavio Dino está mandando os parlamentares abrirem as contas: como o dinheiro das emendas Pix está sendo usado? Qual parlamentar mandou o dinheiro para onde? Tipo, aquela coisa básica de transparência com o nosso dinheiro. Mas os parlamentares parecem que agora vão chantagear o povo, digo, o governo e o Judiciário paralisando a pauta do Congresso.
Vamos para notícias do mundo.
🪖 O Celso Amorim, aquele assessor especial do Lula para assuntos de Maduro, disse hoje que teme que possa haver um conflito muito grave na Venezuela. Ah, será? Por lá, o Maduro já desencanou mesmo de mostrar qualquer ata de eleição.
🪖 E a Nicarágua, do Ortega, que decidiu expulsar o embaixador do Brasil? Lula quis intermediar a liberação de um bispo católico que é perseguido pelo ditador Ortega. Eita que o Lula já se deu melhor com esses ditadores todos.
E tem notícia de São Paulo
✏️ A Justiça suspendeu a instalação das escolas cívico-militares em São Paulo. Um desembargador entendeu que tem que aguardar decisão suprema.
🙄 E o Boulos bem que tentou, mas a Justiça disse que o Nunes não tem que publicar o currículo de Boulos. Como assim, Tixa? Ricardo Nunes, o prefeito desconhecido e candidato à reeleição, disse na convenção que tinha um candidato vagabundo, invasor e sem-vergonha. Boulos pediu uma ação de danos morais e queria que o Nunes publicasse seu currículo. Nunes disse que nunca disse o nome de ninguém. O juiz achou que não tinha lógica na ação do Boulos.
Cansei, BRASEW. Vou ali me juntar com o Dória.
Aqui na Tixa, acreditamos que podemos ajudar todos a entender nosso mundo complicado, especialmente o da política, para que todos possamos ajudar a moldar e a mudar esse mundo. Nossa missão é criar jornalismo claro e acessível – e bem-humorado – para que as pessoas compreendam e possam agir a partir disso. Nem que seja dando risadas. Porque rir é um ato político.
Se você compartilha da nossa visão, considere apoiar nosso trabalho (feito por jornalistas profissionais e entregue em todas as plataformas de forma gratuita). Assim a cada dia poderemos chegar a um novo leitor.
Não sabe com quanto apoiar? A gente te ajuda. Você sabia que uma doação de 0 reais até 80 mil reais por ano é isenta de imposto de renda? É um intervalo bom para usar, não? Tixa do céu, você bebeu!!! Bebi otimismo, darling.
E o Pix da Tixa é esse aqui: 49.875.575/0001-47
Comentários