🦎Nada como uma pressãozinha, né? O governo precisa aprovar o pacotinho do Haddad, nosso Fernando Cabelo, além de otrascossitasmas. O supremo Dino DaSsilvaSsauro apertou a corda e não liberou o pagamento das emendinhas. Daí, o governo vai lá e me libera, nessa sexta-feira (13), 7,661 bi de dinheiros das tão desejadas emendinhas. Os parlamentares não dão ponto sem nó, darling.
🦎Dessa dinheirama, mais de 3 bi são para as chamadas emendas Pix (aquelas que vão direto para o bolso, digo, o caixa das prefeituras, sem precisar especificar em qual obra o dindim será utilizado. Só que os beneficiários precisam apresentar planos de trabalho até a véspera do ano novo, vulgo, dia 31). Mas na segunda o dinheiro já estará na conta das prefeituras.
Ah, não, cê não mandou essa STF!
🦎E o Fausto Macedo traz hoje no Estadão uma notícia curiosa. O Supremo abriu edital para compra de duas caminhonetes novas, pois estão preocupados com o clima e querem poluir menos. Uau, Tixa, vão andar de BiUaiDi? Engraçadinha! Mas não, nada de carros elétricos da BYD. Vão comprar caminhonetes à Diesel, mesmo! Sim, parece piada. Apesar da tecnologia do Diesel estar avançada e dizerem por aí que chega a poluir menos que a gasosa, vamos combinar? Por que mesmo não comprar uns carrinhos elétricos, ou híbridos? Hein? Ah, e vão pagar até 650 mil nas tais caminhonetes. Para completar a informação, mês passado o STF já havia anunciado a compra de outros 36 veículos novos, totalizando 7,8 mijones!
Terrivelmente fiel?
🦎André Mendonça, o supremo terrivelmente evangélico de Bolsonaro, foi o único dos ministros a votar contra a permanência de Xandão na relatoria do rolê do golpe (sim, até o Nunes Marques - o outro indicado de Bolsonaro - votou pelo Xandão). Ele acatou o pedido da defesa do nosso ex que nunca mais de que como Xandão era um dos alvos não poderia ser juiz do caso (assim como determina a lei). Só que todos os outros supremos alegaram que Xandão pode sim ficar no controle pois toda a sociedade se torna vítima de uma tentativa de golpe de Estado, e não um juiz específico.
Explodiu
🦎E Roberto Jefferson, aquele ex-deputado Bolsonarista que foi preso depois de receber a tiros, com granadas e ferir os policiais federais que foram até sua casa, foi condenado à 9 anos de cana pela maioria dos supremos. Ele é acusado de atentar contra os Poderes, homofobia, calúnia e incitação ao crime. Advinha quem foi o único que votou contra a prisão? Sim, ele, Mendonça, o terrivelmente evangélico de Bolsonaro.
Levanta e anda
🦎E Lula, nosso atual que nunca antes, andou hoje. Tixa do céu. Sim, darling. Lula deixou a UTI e finalmente temos uma imagem do presidente bem e andando pelos corredores do Sírio Libânes. E mandou o recado: "Estou firme e forte". A expectativa é de que na próxima segunda ele já esteja por Brasília para quebrar mais um pouco a cabeça com a nossa política.
Um parênteses. Nossa querida leitora nos alertou para um erro brochante: escrevemos Círio de Nazaré com "S"! Era uma piada, mas não rolou. Entendemos. Fazer o que? Acontece nas melhores redações. Beijos pra ti, leitora mara!
52
🦎A semana foi repleta de pesquisas da Genial/Quaest. E se essa Lagartixa fosse o Lula, mudaria de 13 para 52 urgentemente. What, Tixa? Explico. 52% aprovam o governo do petista. Entre os que conhecem Lula, 52% votariam nele em 2026 (será que alguém no BRASEW não conhece ele? Dúvida sincera). Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, 52% acham que o companheiro não deveria se candidatar à reeleição.
🦎Vamos falar de Bolsonaro também. 37% dizem que votariam nele em 2026 (mesmo ele estando inelegível). Só que 57% disseram na-na-ni-na-não, o ex-mito nevermore!
🦎Pra fechar a Quaest traz a pesquisa do golpe. 51% (Uhuhuhu, quase 52) dos entrevistados acreditam que houve tentativa de golpe por parte de militares e de Bolsonaro. 38% acham que not. Entre os eleitores de Lula, 61% disseram que sim, rolou a tentativa. Já entre os de Bolsonaro, foram 38% que acham que essa galera queria tomar o poder.
🦎A Quaest ouviu 8.598 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 9 de dezembro, a margem de erro é de 1 ponto e a confiança de 95%. Ah, já ia me esquecendo, 52% dos entrevistados são do sexo feminino.
Os Reis caidos
🦎E hoje rolou operação da PF. Têmis foi o nome escolhido dessa vez. Os alvos foram os reis, não os magos, e sim o prefeito eleito de Duque de Caxias (no Rio), Netinho Reis, o ex-prefeito, Washington Reis (que é tio do Netinho), o atual prefeito, Wilson Reis (tio do Washington), além de deputados, a filha do Fernandinho Beira-Mar (sim, o traficante), assessores e mais uma galera. A treta? Eles são suspeitos de participar de uma organização criminosa que movimenta muitos milhões em lavagem de dinheiro, compra de votos e financiamento de campanhas. Tudo para se manter no poder. Na hora do enquadro da polícia, Netinho bem que tentou esfriar a situação escondendo celulares no freezer. Mas não foi uma boa ideia.
Parentêses. Esses três e a filha do Beira-Mar são tudo do MDB. E essa galera da realeza criminosa também esteve envolvida naquele rolê da falsificação do cartão de vacinas do Bolsonaro durante a pandemia. Tutii buona gente!
Tô nem aí
🦎E para finalizar, Derrite (o secretário de Segurança de São Paulo) estava hoje ao lado de Tarcísio, o governador que se acha o Thor, durante a formatura de policiais militares. E, finalmente, ele se manifestou sobre toda a violência policial revelada nas últimas semanas. E o que ele disse, Tixa? Fora os elogios e números de sucesso que apresentou sobre a PM ele disse que querem acabar com o trabalho contra o crime e mandou que os policiais são os "únicos e verdadeiros promotores de direitos humanos".
Sextou, né, BRASEW! É o que nos resta!
Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47
Comentários