Hello people do meu BRASEW!
Trago hoje o 9º episódio da série "Tixa, a Baroa da Mídia"!
Desta vez vou fazer uma pausa nos desafios empreendedores para explorar um pouco da Tixa raiz, proletária e jornalista. Fechem os olhos e imaginem a vida de uma lagartixa-jornalista de política deste pais que não foi feito para amadores e que tá sempre pronta a perder o rabo em nome da credibilidade! Sim, vivo de passar e de cobrir perrengues. Estamos sempre no olho do furacão e resolvi compartilhar um tiquinho dessa vida mucho loka, resumindo o rolê pros TixaLovers em principais skills (acho chique isso!):
1. Saber nadar: Ah, o desafio de cobrir a política brasileira.... É como estar constantemente no meio de uma tempestade no mar e a cada onda, a missão é sair sem uma gota na blusinha. Entre aprovações de orçamento, reformas, escândalos de corrupção, delações premiadas e operações cujos nomes parecem passagens do apocalipse bíblico, a lagartixa jornalista precisa estar em todos os lugares, ter fontes quentes, checar e rechecar a informação, buscar os vários lados da história. Tudo isso para fazer a matéria que vai ser amada e odiada ao mesmo tempo, mas que informará o que aconteceu, com imparcialidade pra manter a credibilidade intacta. Difícil isso, hein, Tixa?! Darling, nem me fale...
2. Saber dançar: Se tem uma coisa que uma lagartixa jornalista precisa saber é dançar e rebolar. É como se pedissem pra você dançar uma playlist com rock, de repente corta pra um funk (já viram o álbum novo da Anitta?), depois corta pra um samba, tudo sem aviso prévio. A arte de se adaptar a cada notícia que chega é crucial. E não importa se você prefere um ritmo, você tem que entrar na dança, pensar em todas as perguntas que o leitor precisa saber, correr atrás de pessoas que possam confirmar termos, leis e etc, e claro, trazer furos com um bom trabalho. Furo você sabe o que é, né? Furo é quando sua notícia sai antes e pauta todos os outros meios. É como ganhar o concurso de dança! Ainda não ganhei o concurso, darling, mas vou ganhar.
3. Saber correr...e muito: Dizem que notícia ruim chega rápido. O desafio da lagartixa jornalista é ser ainda mais rápida. É como se estivesse num looping eterno de Fórmula 1. Entre posts presidenciais que mudam o curso do dia antes mesmo do café da manhã, uma fala torta no meio do almoço, um desabafo e coletivas de imprensa, manter-se atualizado é obrigatório. E, claro, sempre com o celular à mão, porque, nesse ramo, até o segundo lugar é o primeiro dos últimos. Mas aqui na Tixa, você sabe bem, a gente não quer dar primeiro. A gente quer dar de um jeito que você entenda. E isso significa correr mais ainda.
Ufa...mas é essa adrenalina que faz da minha vida de jornalista política ser tão apaixonante. E às vezes ainda tenho que soltar o rabo para não deixá-lo preso.
Não esqueçam de chamar os amigos para a comunidade da Tixa no zap ou para assinarem a newsletter.
Comentários