🐟 Ressuscitaram o caso dos respiradores da pandemia, BRASEW. E miraram no principal endereço da Esplanada dos Ministérios: o da Casa Civil, que é comandada por Rui Costa. Uma delação homologada em 2022, ou seja, há dois anos, vazou agora para a imprensa e mostra que o Rui foi implicado em um caso de fraude na compra dos respiradores na Bahia.
🍥 Segundo o UOL, que publicou a informação em primeira mão, o ministro Rui anda dizendo para o Lula que isso é assunto requentado porque querem atingi-lo politicamente. Rui, companheiro, requentado ou não, o fato de ter alguém querendo te pegar politicamente é motivo para deixar Lula de cabelos mais brancos.
🔥 E o fogo está vindo de onde? E vejam que a divulgação tem um quê de querer botar a pandemia na conta do PT. Sempre vale lembrar que Rui era governador da Bahia, pelo PT.
🫁 Mas qual foi a treta, Tixa? Eu conto. Os equipamentos foram comprados por milhões, com pagamento antecipado, mas nunca foram recebidos. Claro que Rui nega qualquer envolvimento e tem aquele rolê, que foi real, da emergência que todos os governadores enfrentaram para comprar os tais equipamentos. O que surgiu de intermediário prometendo que entregaria respirador por alguns milhões, não está no gibi.
🦑 Mas voltemos ao desgaste do Lula. Ontem já havia saído a notícia da denúncia da ex-mulher do filho caçula do presidente. A denúncia é de agressão. (Aliás, darling, ontem erramos ao dizer que era o Lulinha, como bem nos alertou uma leitora. O Lulinha é outro filho. O filho que foi acusado de agressão é o Luís Claudio.)
📦 Hoje a Justiça deu uma decisão para que o Luís Claudio fique longe da ex. E a imprensa está vindo com mais bombas por aí. Enquanto isso, as redes sociais seguem replicando os vídeos em que Lula dizia que lugar de homem acusado de agressão à mulher é na cadeia.
🦆 E o caso do Moro, o Serginho senador, está empatado. Quá, quá. Sim, darling, um segundo julgador do processo de cassação (indicado pelo Lula, para constar) entendeu que só a fama de bom magistrado não era suficiente para Moro ser bom de voto e por isso entende que ele gastou dinheiro, sim, fora de época e foi beneficiado por isso. O relator do caso tinha entendido que Moro era famoso demais para precisar gastar dinheiro.
👨⚖️ Mas o Moro, que não é bobo nem nada, resolveu ir beijar a mão do Gilmar Mendes. Sim, darling, o supremo Gilmar. Ficou uma hora e meia no gabinete do supremo hoje só ouvindo conselhos. Gilmar adora atacar o Moro e andou dizendo em entrevistas que o ex-juiz descumpria decisões supremas e usava a mídia para emparedar os supremos. Quanto poder que foi embora.
🧶 E por falar em Gilmar e Supremo, os ministros estão votando sobre a ampliação do foro privilegiado. O Gilmar é o mais defensor de todos. O foro privilegiado é aquele que determina que parlamentares ou chefes do Executivo só podem ser julgados pelo Supremo. Isso, darling, nada de juiz de primeira instância. Só supremos.
🧶 Até pouco tempo, os deputados e senadores amavam um foro privilegiado porque o supremo levava dez mil anos para tomar qualquer decisão. Daí veio o Xandão e começou a dar uma de xerife geral da República e o pessoal não quer mais ter privilégio. Foi só o Supremo começar a discutir a questão que o Congresso fez brotar uma PEC, aquele tipo de projeto que muda a Constituição, para acabar com o foro privilegiado.
🎆 Quero ficar é longe dessa briga, BRASEW. Já reparou que é o Supremo decidir uma coisa e nasce uma PEC no Congresso dizendo o contrário?
❄️ E o Ministério Público Eleitoral do Rio deu um parecer hoje a favor da cassação do mandato do governador e vice, darling. Sim, Claudio Castro na mira. O processo é por conta de denúncias feitas pelo UOL e que foram chamadas de “folhas secretas” de uma fundação de servidores públicos e da Universidade Estadual do Rio. Basicamente, as duas instituições fizeram um monte de contratações em ano eleitoral. Inclusive gente que era cabo eleitoral do governador. Enfim…. Mais um processo de cassação.
🇭🇺 E a Embaixada da Hungria demitiu dois funcionários brasileiros que tinham acesso às gravações feitas na embaixada. Difícil não imaginar que tenha sido por conta dos vazamentos dos vídeos do Bolsonaro passando um carnaval animado com os húngaros.
Bora acordar, BRASEW, que eu vou dormir.
Comentários