💰 Semana de feriado em plena quarta-feira e o Congresso tá como? Só o Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado, parece estar trabalhando e ganhou os holofotes. E um carguinho. Um aliado seu foi nomeado para uma a vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). De repente, não mais que de repente, as ameaças de aprovar o Perse (o tal programa do setor de serviços) em condições desfavoráveis ao governo desapareceu e o Perse foi aprovado. Olha que beleza!
💰 Mas o Senado segue com a faca no pescoço do Lula. Do Haddad, na verdade. O Perse foi aprovado, mas a votação do projeto da volta do DPVAT, aquele seguro obrigatório de carros, ficou para a próxima semana. A decisão foi do Davi, o Alcolumbre que manda na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. São uns R$ 15 bi a mais de arrecadação para o governo, se o projeto for aprovado. E como vocês sabem, Haddad, nosso Fernandinho Cabelo, precisa de dinheiro pra fechar as contas.
💰 Mas Pacheco queria mais holofotes e aí terminou o dia dizendo que foi um erro primário do governo ir para o Supremo pedir para derrubar a lei da desoneração da folha de pagamento. Sempre segurando a corda.
💰 Mas o Lula anda soltando a verba das emendas parlamentares. Todo ano entra no orçamento um valor para que seja liberado aos deputados e senadores. O governo vai liberando na medida de seus interesses. Mas desta vez tem que liberar antes das eleições. Já liberou uns R$ 14 bi. Parece que o número perto dos 15 anda meio mágico. É 15 bi do Perse, 15 bi do DPVAT, 15 bi de emendas. Quero 15 bi também. Alguém aí? Voltando ao assunto, a liberação é três vezes maior do que o valor que Bolsonaro liberou em ano de eleições municipais.
💰 A maior parte do dinheiro saiu do Ministério da Saúde e os partidos do centrão foram bem abastecidos. Será que Lira ainda tem o que reclamar?
💰 E o processo de cassação do filho de Bolsonaro, digo, do ex-secretário da pesca do Bolsonaro e que virou senador por Santa Catarina ficou para uma próxima. O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu o julgamento com o relator pedindo mais dados para averiguação. O Senador Seif pode, no fim, nem ser cassado.
💰 Parece que os juízes do TSE, políticos e todo mundo andam achando que vai ser um desgaste por nada se for cassado o mandato do senador por ter viajado no avião do Hang. É que a chance de os catarinenses botarem um novo senador ainda mais bolsonarista é tipo de uns 88%. Quiçá até mesmo um outro filho de Bolsonaro poderia ser eleito.
💰 E vamos hoje finalmente ao front internacional. Nos Estados Unidos, há dias, estão rolando vários protestos em universidades a favor de Gaza. Aí, maior treta. Uns dizem que são protestos antissemitas, outros que é só pelo fim da guerra e das mortes. O fato é que os protestos escalaram. Polícia anda prendendo estudantes. Os reitores querem expulsar estudantes. Em ano de eleição, todo mundo olha com lupa para qualquer tipo de manifestação que vai ganhando corpo. Bom lembrar que Biden apoia Israel na guerra, apesar de ultimamente ter botado a mão na consciência e pedido cessar fogo.
Bora pra esse feriado, BRASEW? Amanhã a gente só volta se tiver notícia.
Comentários