Está aberta a segunda temporada das Tretas Supremas, BRASEW. Estreando nas linhas das tretas: Elon Musk. Sim, o homem que quer morar em Marte, o homem que manda tanto no Twitter que mudou o nome para X, o homem que manda na Tesla, na SpaceX e nos satélites quase todos da Amazônia, da Ucrânia e do mundo inteiro. Segura, senta no sofá, que o Xandão está no meio da maior Treta Suprema ever.

T2:EP1 - Xandão x Musk. 

🕥 Era uma simples quarta-feira de manhã, 3 de abril, quando o jornalista de direita americana, Michael Shellenberger, usou sua conta no X para publicar o que seria um escândalo: Twitter Files - Brazil. O tal Twitter Files também já circulou em 2022 nos Estados Unidos, dizendo que haveria uma conspiração mundial para se acabar com a extrema direita e os adeptos de Trump. O Trump foi banido do Twitter, lembram? Quando não pertencia ao Elon Musk.

🕥 Voltando para 2024. Alguém vazou para o jornalista americano um monte de conversas de e-mails entre executivos do Twitter Brasil sobre as diversas decisões judiciais que pediam em algum momento para a rede do falecido passarinho apagar posts, bloquear contas, essas coisas. Era um ataque direto ao Xandão, dizendo que ele está censurando todo mundo, tudo no sigilo. 

🕐 Basicamente, os emails vazados que falam do Xandão são sobre as conhecidas decisões contra Allan dos Santos, Carla Carabina Zambelli, Paulo Figueiredo, Constantino, todos eles investigados, em menor ou maior grau, no caso dos atos antidemocráticos e distribuição de fakes. 

🕜 Então, o tal jornalista usou seu canal no Twitter para fazer a denúncia sobre um vazamento de e-mails do próprio Twitter…. Já tinha gente dizendo que aquilo era um ataque do Elon Musk ao Xandão.

🕑 Coincidência ou não, naquele mesmo dia, Xandão anunciou que estava montando um Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia em parceria com a Advocacia Geral da União e a Polícia Federal. Estava ao seu lado Lewandas Lewandowski, o ex-supremo e atual ministro da Justiça. O objetivo, segundo Xandão: combater o mal.

0:00
/0:21

🕚 Na quinta, algumas noticias sobre Twitter Files andaram saindo por aí. Mas o caso não ganhou muita tração fora das redes bolsonaristas.

🕥 Passou sexta, seguia o caso sem muita repercussão. Aí quem chega no sábado para animar a novela? Elon Musk em pessoa, ou melhor, em tuíte.

🕜 Começou com uma postagem de Musk em um tuíte antigo de Xandão, o último que ele postou, em janeiro. Depois ele retuitou um posicionamento da empresa X dizendo que decisões judiciais sem qualquer transparência os forçam a bloquear contas. Depois, Musk republicou o tal Shellenberger dizendo que era tudo verdade.

🕛 A propósito, depois que o Twitter Files Brazil não deu repercussão, Shellenberger postou um vídeo dizendo que está no Brasil e que a qualquer momento o Xandão vai tirar o Twitter do ar.

🌱 Musk se diz defensor da liberdade de expressão (doa a quem doer, mate a quem matar, diga-se de passagem. Ah, se doer a ele mesmo daí ele censura). Na tarde deste domingo, diante do silêncio de Xandão, Musk escalou a treta. Ele disse que vai publicar tudo o que o Xandão mandou o Twitter apagar, fazer voltar todas as contas e está sugerindo que o Xandão renuncie ou sofra impeachment.

🚬 Escreveu o @elonmusk:

"Shame @alexandre, shame"

🤔 Pensamentos aleatórios: será que no fundo o @elonmusk tem ciúme desse nome de perfil que é um simples @alexandre?

❌ O pessoal da esquerda, o governo, a AGU, sairam correndo a apoiar o Xandão. O seu AGU, o tal Messias que não é o Bolsonaro, disse que está na hora de o Congresso regular as redes sociais.

📗 O Glenn Greenwald, o VerdeValdo, que era odiado pela direita, agora saiu dizendo que o Musk está certo e que o Xandão está mesmo acabando com a liberdade de expressão. Xandão é o nosso ditador?

O GreenWald, que revelou a Vaza-Jato, indo para a pista com Augusto Nunes

Pano de fundo: Não podemos esquecer que existe uma investigação sobre golpe de Estado no Brasil e que Bolsonaro está cada dia mais implicado no assunto. Não à toa, Bolsonaro aproveitou o rolê de agora e soltou esse vídeo hoje, de quando o Musk esteve no Brasil e ele era presidente. O encontro foi no hotel Fasano no interior, cheio de empresários brasileiros.

0:00
/0:41

🌎 Mas essa treta é internacional, darling. Esse ataque de Elon Musk ao Xandão tem repercussões nas eleições americanas, afeta o caso da União Europeia que investiga as fakes da empresa de Musk, afeta toda a discussão sobre a regulação das redes sociais no mundo.

⁉️ E agora, BRASEW? O que fará o Xandão?

Vai tirar o Twitter do ar no Brasil?

Vai mandar prender o Elon Musk?

Vai ficar quieto e fingir que não aconteceu?

Vai ser mais transparente e divulgar todas as suas decisões?

Como lidar com alguém mais poderoso do que você?

Será que Xandão neste momento está relendo a A Arte da Guerra?

O Brasil vai fazer um acordo com os Estados Unidos para extraditar finalmente o Allan dos Santos (que o Xandão mandou prender há séculos)?

⏰ Musk já matou o passarinho mais famoso e bilionário do mundo. Terá ele capacidade para derrubar o nosso Xerife Geral da República?

🚨 Não perca os próximos capítulos desta novela.

ATUALIZAÇÃO (domingo, 22horas). Xandão manda investigar Elon Musk.

Xandão manda investigar se Elon Musk é miliciano
🚨🚨🚨🚨 A resposta do Xandão ao Elon Musk foi a de incluí-lo na investigação das milícias digitais e ainda abrir um inquérito para investigar se o bilionário está obstruindo a Justiça brasileira. Elon Musk miliciano, Tixa? Na sua decisão, Xandão estava bravo e botou em caixa alta: AS REDES SOCIAIS NÃO

Não conhecia nossa novelinha da vida real? A primeira temporada das Tretas Supremas mostrou como Dino, o nosso Dassilvassauro, chegou lá. Aqui você relembra:

Capítulo 1. Senado pauta votação da Proposta de Emenda à Constituição que limita os votos monocráticos de ministros supremos. O tema sai da pauta porque não ia ter quórum suficiente.

Capítulo 2. Votos da esquerda, com direito a apoio de Jacques Wagner, líder do governo, dá vitória a Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado. PEC é aprovada com apenas 4 votos a mais do que o mínimo necessário.

Capítulo 3. Xandão, Gilmar Mendes e Barroso abrem a guerra pública. Não somos covardes, dizem eles. Barroso ainda lembra que a vida anda louca lá fora e lembra à esquerda quem é que apoiou a democracia no fim da história.

Capítulo 4. Lula chama os ministros supremos para conversar e garante que não sabia de nada.

Capítulo 5. Pacheco dobrou a ameaça e disse que vão discutir mandato para ministros supremos.

Capítulo 6. Dino Dassilvassauro é indicado à vaga no Supremo. O atual ministro da Justiça precisa, no entanto, ser aprovado pelo Senado e agora já se sabe que o capítulo 2 desta novela foi fundamental para o sucesso da operação. Lula quer um Xandão para chamar de seu.

Capítulo 7. Lira, o Arthurzito da Câmara frigorífica, se junta ao supremo Gilmar Mendes. Para tentar barrar o andamento da mudança da Constituição, a solução encontrada pelos dois é tentar ressuscitar um projeto de lei que até limita um pouco os poderes supremos, mas de forma mais branda. Deixando a tal PEC de lado.

Capítulo 8. Dino é aprovado e é o novo supremo.

Ainda não recebe a nossa newsletter?