A tropa toda esteve nos palcos de São Paulo. No sábado, eram Kassab, Temer, Bolsonaro, Tarcísio, Valdemar, todos quase juntinhos — o Valdemar não pode encontrar o Bolsonaro porque o Xandão proibiu — no palco do Ricardo Nunes. Nunes, aquele prefeito desconhecido. Uma semana antes era Lula no palco de Boulos e Marta. Pego esse entrevero em São Paulo, em clima de eleição nacional, para contar que as eleições municipais começaram para valer, BRASEW. 

Atenção, começou!

🗳️ Terminou exatamente hoje o prazo para a realização das convenções, que definem os candidatos. E o que já podemos contar é que o PT cumpriu o que o Lula falou que ia acontecer: o partido abandonou a estratégia de ter candidato em tudo quanto é município e abriu mão de ser cabeça de chapa em 13 capitais. As principais delas são São Paulo e Rio.

Precisando de uma forcinha no Congresso.

🎨 O Humberto Costa, que é senador pelo PT, desenhou (em entrevista ao Correio Braziliense): 

“Com os partidos que são aliados históricos nossos, que tenham mais competitividade do que nomes nossos, resolvemos fazer um entendimento, em nome da relação política. É normal, é o preço que se paga, muitas vezes, para ter uma sustentação política no Congresso Nacional. Em relação aos governadores, também.” 

Preview

🪄 Além disso, as eleições municipais são uma prévia do que vêm em 2026 para a formação do Congresso Nacional. Quanto mais prefeituras conquistadas, mais chance de eleger deputados e senadores. Caso você não tenha notado ainda, darling, a Câmara e o Senado ganharam superpoderes desde o governo Bolsonaro. Significa…. Que escolher deputado e senador é hoje talvez mais importante do que escolher presidente. Tixa do céu, que loucura!!!!!

Quer ver como o cenário do Poder está fragmentado hoje? 

✔️ O PSD do Kassab tem 968 prefeituras
✔️ O MDB do Temer tem 838
✔️ O PP do Lira e do Ciro Nogueira tem 712
✔️ O União Brasil (já não sabemos mais de quem é) tem 564
✔️ O PL do Bolsonaro e Valdemar tem 371
✔️ O PSDB do Aecin tem 345 (foi o que mais perdeu prefeituras na troca de partidos)
✔️ O PT tem míseras 227 (E o Humberto Costa contou vantagem que vão aumentar o número. Digamos que não tá assim tão difícil, né?).

Quem é o cheirador?

👉 E a treta já começou. Pablo Marçal (bolsonarista que não tem o apoio de Bolsonaro em São Paulo) diz que vai revelar no primeiro debate quem são os dois candidatos cheiradores de coca. Vai vendo o nível, BRASEW!

👉 A Tabata resolveu montar uma chapa só de mulheres no PSB e pegou a esposa do Márcio França como vice. 

👉 O Datena jura de pé juntos que vai mesmo continuar candidato. Ele agora é do PSDB.

Eu juro

👉 No Rio, Eduardo Paes está dando uma de Ciro Gomes e prometeu que vai cumprir os 4 anos de mandato. Ahã, claro. O Ciro também jurou que não seria candidato. E o Dória até chegou a registrar em cartório a mesma coisa.

👉 Beto Richa desistiu de ser candidato pelo PSDB em Curitiba. Será que o PSDB se recupera? 

👉 Zema se uniu a Kalil para apoiar Mauro Tramonte (apresentador de TV) para prefeito de BH. É quase tipo juntar Bolsonaro e Lula no palanque. Kalil foi candidato do Lula para governador do Estado e Zema era candidato do Bolsonaro. O Carluxo se remexeu lá no Rio. Mas ninguém prestou atenção.

Supremo erro

💩 Os indígenas foram impedidos de entrar no Supremo hoje, justamente para participar de uma audiência de conciliação sobre marco temporal. Vai vendo a gafe, BRASEW. O supremo Barroso pediu desculpas. 

Guaidó 2.0

🇻🇪 Na Venezuela tá aquela coisa, o Edmundo González se autodeclarou presidente. Ai, gente, ninguém lembra do Guaidó, não? Uns 50 países reconheceram ele como presidente (incluindo o Brasil de Bolsonaro). Desde quando o Maduro liga para pressão internacional? Inclusive, o repórter Yan Boechat que está em Caracas disse que tudo voltou ao normal por lá e que o maduro fez o trabalho certinho: mandou prender muitos pobres que se atreveram a ir protestar. O medo paira por lá. 

Pânico global

💸 O mundo está com dois medos: de uma recessão americana e de que uma guerra no Oriente Médio comece a qualquer momento. Adivinha o que aconteceu: bolsas despencaram, dólar disparou, essas coisinhas básicas.....

E enquanto isso, as campanhas para as eleições americanas bombando. Já assinou nossa newsletter feita em parceria com o UOL?

AINDA ESTAMOS COM O BIDEN NA FOTO? SOCORRO, BRASEW.

Newsletter - Eleições Americanas
Newsletter - Eleições Americanas 2024 A gente sabe que e o que acontecer nas próximas eleições americanas pode bagunçar - e muito! - o rolê por aqui. Isso vale na política e nas finanças, darling. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, a Tixa News traz pra você a boia de salvação: