É tanta eleição, que bem que os companheiros da Câmara podiam deixar a disputa deles para o ano que vem, que aliás, é quando a eleição deles acontece (comecinho de fevereiro). Mas não, arrumam notícia todo dia. Então, vamos às notícias.

Agora temos um novo candidato forte para a sucessão de Lira, o Arthurzito da Câmara frigorífica. Ele atende por Hugo Motta. Quem levou o nome para Lula foi Marcos Pereira, que até ontem era o nome de consenso e que hoje anunciou que desistiu.

A coisa está tão séria que Hugo teve dois encontros para pedir benção: um com Lula e um com Bolsonaro. Sei não, já estão querendo queimar o Hugo já na largada? 

Ficha do seu Hugo

👉 Tem 34 anos, é da Paraíba e de uma família de políticos poderosos do estado.

👉 Foi eleito deputado com 21 anos e já está no quarto mandato.

👉 É conhecido como Cunha Boy, sim de Eduardo Cunha, BRASEW. Sim, daquele que fez o impeachment da Dilma. Sim, daquele que foi preso na Lava Jato. Sim, aquele mesmo. 

👉 Eles eram do MDB, agora os dois são do Republicanos. 

👉 Motta é apoiado por Ciro Nogueira, cacique do PP. PP o partido do Lira também. 

Consenso

O Lula diz que quer consenso para eleger o presidente da Câmara. Por enquanto, quem não quer consenso é Kassab, do PSD, que tem seu próprio candidato e diz que vai manter candidato. Inclusive já estão falando que os caciques do PSD, União Brasil e MDB estão se conversando para lançar uma candidatura só. Eles acham que a esquerda pode vir com eles, com o nome de Antonio Brito. Errados não estão. O Lula vai trocar Lira por um Cunha Boy? Falando em Kassab, quem tá de mal dele pra sempre é o Marcos Pereira, que em entrevista para a GloboNews afirmou que a "gota d'água" para ele desistir da candidatura foi o não do seu Kassab. E Pereira mandou essa:

"Nossa relação vai continuar a mesma, mesmo depois desse episódio. Mas, obviamente, quando eu olhar para ele vou sempre lembrar. Não tenha dúvida”

Por que importa?

Porque ultimamente quem anda mandando no BRASEW é o presidente da Câmara. Ele que define emendas parlamentares, o que se vota, o que não se vota, o que anda, o que não anda. O que se compra e o que se vende. 

Vai ter eleição no Senado também, mas essa já está definida. Vai dar Davi Alcolumbre na cabeça.

Perplexo

Neste processo todo, o que parece que aconteceu mesmo foi o Lira dando um uma rasteira no Elmar Nascimento, que é do União Brasil e era o favoritíssimo até outro dia. É bem verdade que oficialmente Lira nunca apoiou o deputado do União Brasil para ser seu sucessor. Mas aparecia em toda festinha que o Elmar patrocinava. 

Foi Reveillon, Carnaval na Bahia, farofa na praia, digo, festinhas privadas na ilha do Suarez. E a boca pequena dava a entender que Elmar era seu homem. Elmar acreditou e agora está atônito. Parece que foi festinha de campanha antecipada demais, tirando meio que o poder de Lira.

Mas parece que o Planalto que não estava feliz com o nome de Elmar. 

E o que será do Lira?

Ontem a Andreza Matais falava que ele seria ministro do governo Lula. Hoje o Lauro Jardim diz que ele vai ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Levando em conta que a gente nem sabe quem vai estar vivo até lá, eu diria que pode tudo nessa vida.

E o X-Twitter, hein?

Estão dizendo que virou um megafone de bolsonarista para bolsonarista. Parece que só eles estão por lá, usando VPN. Um pesquisador de redes sociais, Pedro Barciela, diz que os termos das bios de quem anda postando estão tomados por palavras como patriota, família, Deus…

Lamaçal

Outro dia, a equipe do Marçal chamou a polícia para dizer que tinha um homem armado ameaçando o candidato. Foi o maior tititi. A Malu Gaspar conta hoje que os dados mostram que com esse tititi, Marçal conseguiu derrubar o número de buscas dos termos Marçal e PCC, que estava bombando. 

Fogo nas ventas

Marina DaSsilvaSsauro, nossa ministra do Meio Ambiente, disse hoje que se o aquecimento global continuar, o Pantanal se acaba até o fim do século. Ela foi na Comissão do Meio Ambiente do Senado e também provocou os senadores falando do paradoxo da galera pedindo investimento ao combate ao incêndio e de outro lado apoiando investimentos que são “altamente retroalimentadores do fogo”. Ou seja, causadores da mudança climática. Quem são? Ela não disse. 

Medalha da Janja

Quem criticou Bolsonaro por ter dado a medalha do mérito Oswaldo Cruz para a Michelle, já está liberado para criticar o Lula por dar a mesma medalha para a Janja. A medalha é uma honraria para aqueles que fizeram algo pela saúde do país. Quem souber o que as duas fizeram, manda um comentário. 

E bora dormir que logo cedo temos a cartinha matinal sobre as eleições americanas, em parceria com o UOL!