“É preciso lembrar  que, na Venezuela, o voto é impresso e depositado numa urna. Logo o sistema é seguro e inviolável.”

🦎 E assim, com essa frase original de Zé Dirceu, abrimos o éNoite desta quarta-feira, véspera de quinta. 

🦎Tixa do céu!!! O Zé Dirceu está defendendo o voto impresso? Está defendendo o Maduro? Meudeus, me salva!

🦎O texto foi retirado de uma nota que ele enviou à repórter Raquel Landin do UOL, mas segundo O Globo ele também publicou em redes sociais (mas não diz em qual rede.)

🦎A nota é mais extensa e ele diz que o pessoal sempre acha que o Maduro não pode vencer e se venceu é porque houve fraude e diz que é preciso aguardar as tais atas.

Calma, ratinho!!!

Voto de papel?

🦎Eu não sei, não foi eu que falei com ele, só li a nota, mas o fato é que Zé Dirceu está lembrando aos bolsonaristas que eles deviam ser os primeiros a defender o resultado da eleição do Maduro. Sim, BRASEW, na Venezuela eles votam exatamente como o bolsonarismo quer que seja o voto no Brasil. Vota na urna eletrônica, imprime o voto e deposita e depois confere. Taí a bagunça. 

🦎Mas Dirceu também veio para confundir. Ele começa a nota dizendo que a direita toda é assim, fica falando que foi fraude. E lembra Aécio, Trump e Bolsonaro. 

🦎Diante disso, coloco a notinha de Dirceu ao lado do tuíte do Eduardo Paes que disse que é claro que ele vai fazer Olímpiadas de Inverno no Rio. 

Estados Unidos

🦎 Como o assunto é Maduro, a Maria Cristina Fernandes traz uma coluna muito importante hoje no Valor contando como os Estados Unidos não estão podendo contestar fortemente a eleição venezuelana, para não respingar nas eleições por lá e, por isso, querem que o Brasil seja o intermediador da confusão. Ela diz que Maduro calculou certinho de antecipar a eleição para julho (estava previsto para dezembro). 

🦎 Os EUA não podem deixar a Venezuela sozinha, com Rússia e China à espreita. E ainda tem o fator imigração. As sanções impostas por Trump geraram mais imigrantes, segundo estudo sigiloso divulgado pelo Washington Post. O país ganhou 800 mil venezuelanos imigrantes. Imigração é o tema central da eleição americana. 

Hacker aqui.

🦎 Enquanto isso, o Maduro agora diz que foi o Musk que hackeou o sistema eleitoral e, por isso, demoram a divulgar os resultados. 

🦎 Fico aqui pensando: se o Musk Siberiano hackeou as eleições venezuelanas porque ele deixou o Maduro ganhar? Vai ver ele teve ajuda do hacker de Araraquara.

Foi ou não foi?

🦎 A propósito, o Centro Carter, aquele que o Brasil estava esperando se manifestar, se manifestou. Disse que as eleições na Venezuela não atenderam padrões integrais de integridade e não podem ser consideradas democráticas. 

🦎 E o Petro foi para a Rua. O presidente da Colômbia está exigindo que Maduro divulgue as atas e quer auditoria independente. Colômbia, Brasil e México são considerados os países que podem fazer alguma coisa pela Venezuela. 

Guerra

🦎 Continuemos na editoria de internacional. Maior treta no Oriente Médio. Israel matou o líder do Hamas numa festa de aniversário do Irã. Todo mundo só esperando a guerra chegar. Tem um Nostradamus prevendo que a guerra mundial começa na semana que vem. Aff!

E agora é assim, vou ficar por aqui fingindo que não está acontecendo eleição no Brasil e que a Martha não foi expulsa. Voltamos amanhã, BRASEW.

Não, Tixa, volte aqui dar as notícias.

Ah, tá bom, Boulos. Então se você quiser se informar sobre tudo que tá rolando nas eleições americanas, assine GRATUITAMENTE a nossa newsletter mara em parceria com o UOL.

Newsletter - Eleições Americanas
Newsletter - Eleições Americanas 2024 A gente sabe que e o que acontecer nas próximas eleições americanas pode bagunçar - e muito! - o rolê por aqui. Isso vale na política e nas finanças, darling. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, a Tixa News traz pra você a boia de salvação: