🦕 Dino botou a capa. E a República toda apareceu. Mas quem roubou a cena mesmo foi o Fernando Collor. Foi até citado no discurso do supremo Barroso, que é presidente do STF. Afinal, era o único ex-presidente na posse. Mas minha gente, temos que tirar o chapéu para tanta cara de pau.

🌈 Para quem não sabe ou se perdeu, Collor foi condenado à prisão no ano passado, no rolê da operação Lava Jato, pela maioria dos ministros supremos. Mas Collor está se aproveitando de recursos sobre a decisão para continuar dormindo em casa.  E contou com a ajudinha do Toffoli que pediu vistas de um dos pedidos. 

🦖 Mas não foi só o Collor. Quem também estava lá todo pimpão era Juscelino, que é Filho mas não do Kubitscheck. Ele é ministro das comunicações pelo centrão. Mas qual a treta dele estar na posse? Ele é alvo de um processo de investigação sobre desvios de verbas lá no Maranhão, um rolê de orçamento secreto. E adivinha quem assume o caso? Sim, nosso supremo, Dino Dassilvassauro.

😦 Mas o que se ouvia mesmo entre os mais de 800 convidados era: e o Bolsonaro?


POLÍCIA

🙊 O Bolsonaro estava na PF. E hoje teve a maratona de depoimentos na Polícia Federal por conta do caso do golpe. Foram uns 20 e todo mundo tinha prometido ficar em silêncio. Mas não foi bem assim. Quem resolveu cantar foi o Valdemar Voldemort da Costa Filho, o dono do PL, que é o partido que abriga Bolsonaro, e também o Anderson Torres, aquele ex da Justiça que tinha a minuta do golpe em casa e já até foi preso. 

🙉 O nosso ex prometeu ficar em silêncio. E cumpriu a promessa. Mas se manifestou pelo menos uma vez. Segundo o jornalista Igor Gadelha, a polícia perguntou a Bolsonaro se ele é cis e ele disse que não entendeu a pergunta. Cis é cisgênero, darling. Agora a PF pergunta às pessoas se elas são cis ou trans. Se você não é trans, você é cis. 

📧 Mas bonito de ver foi a declaração do advogado do Bolsonaro depois do não-depoimento. Wajngarten, que é o adv e já foi o secretário da comunicação, disse que "o presidente Bolsonaro nunca foi simpático a qualquer tipo de movimento golpista”. Se nunca foi simpático, ele então sabia que tinha gente tramando golpe? Aff. Quanta comunicação do a-d-v.

🪖 Os milicos também não disseram nada. 

🍡 O Ricardilho diz que a direita nessa semana celebrou o fim da saidinha de presos. Mas hoje deve estar mesmo preocupada é pela entradinha dos novos.


DINDIN

🤑 E o governo Lula recuou, BRASEW. Adoro dizer quando eles recuam porque político adora dizer que não é recuo. Mas o governo Lula recuou no rolê das emendas, darling. Lula vetou na Lei de Diretrizes Orçamentárias o cronograma para pagamento das emendas. A emenda é aquele instrumento em que os parlamentares ganham um dindin do orçamento para fazer o que quiserem, digo, pra mandarem dinheiro para seus currais eleitorais. 

🤑 Mas hoje, o Padilha, que é o Alexandre do Planalto, foi lá conversar com os deputados e os deputados saíram espalhando que ele prometeu que vai pagar as emendas todas até junho, contrariando assim o veto do próprio Lula.


AMIGOS

🤗 E habemus novidades sobre a treta da fala do Lula sobre Israel. Sabe o Blinken, o secretário de Estado americano? Então, ele teve todas as chances de condenar a fala do Lula e sabe o que ele disse em uma entrevista pra Globo? Que os amigos podem discordar sobre alguns temas e mesmo assim ainda serem amigos. É, BRASEW, ele disse ainda que o Lula só quer, como ele, que a guerra acabe e as pessoas parem de sofrer. E vale notar que ele, Blinken, é judeu. 

🤗 Mas teve mais. Blinken disse ainda que conta com o apoio do Brasil para que a guerra acabe. Vale lembrar que ontem ele e Lula ficaram duas horas conversando. Dito isso, Bibi Netanyahu que lute.  E a gente que comece logo a sexta-feira, BRASEW.