A tropa de choque foi às ruas hoje defender o Xandão do Xandão Files. Todos falaram como ele é um homem maravilhoso, sério, respeitado. Só não o chamaram de Rodrigo Hilbert porque né? Não cabia. Mas olha, que batalhão!!!! Como diz o outro, é pelo tamanho da reação que a gente vê o tamanho da crise. 

O supremo Flavio Dino DassilvaSsauro:

"Neste momento, ele é acusado de um crime gravíssimo, qual seja cumprir o seu dever de ofício."

Depois vieram as manifestações de Gilmar, Gonet, Barroso e Xandão, tudo junto, durante uma seção oficial da corte.

O supremo Gilmar Mendes mandou essa, lendo um texto durante julgamento:

"A censura que tem sido dirigida ao ministro Alexandre, na sua grande maioria, parte de setores que buscam enfraquecer a atuação do Judiciário e, em última análise, fragilizar o próprio Estado democrático de Direito."

O procurador quase amigo geral da República, Paulo Gonet:

"Eu pude pessoalmente verificar as marcas de coragem, diligência, assertividade e retidão nas manifestações, decisões e no modo de conduzir o processo do ministro Alexandre de Moraes."

O supremo dos supremos, Luís Roberto Barroso, disse:

"Na vida, às vezes existem tempestades reais e às vezes existem tempestades fictícias. Acho que estamos diante de uma delas."

E ainda teve senadores, ministros de Lula, petistas, colunistas, o vice Alckmin, a presidente do PT. 

Xandão se defende

🦎 O Xandão se defendeu dizendo que ele fez tudo dentro da lei, que o TSE, que era comandado por ele, tem poder de polícia, e do outro lado ele é o juiz comandante dos inquéritos das fakes e dos atos antidemocráticos. 

👀 Ainda disse que era absurdo ele se auto oficiar (nem sei escrever isso), mas que se fosse hoje ele mandaria um ofício fazendo os pedidos para a ministra Carmen Lúcia (que comanda o TSE). E veio com aquele rolê que era tudo gente golpista, extremista e todos já estavam sendo investigados. Também garantiu que todos os relatórios produzidos foram anexados nos processos, que todos os acusados se defenderam e que o Plenário do Supremo referendou toda as suas decisões.

👀 E aí aproveitou para cutucar a Folha (mas sem citar o nome da Folha). Falou em “produção massiva de notícias fraudulentas para tentar desacreditar o Supremo, as eleições de 2022 e a própria democracia no Brasil.” 

Bolsonaristas

🦎 Do lado bolsonarista, para surpresa de zero pessoas, a história do impeachment do Xandão ganhou força. Pero no mucho. Os bolsonaristas já nem querem o impeachment do Xandão a uma altura dessas porque um substituto seria escolhido por Lula. O Xandão sabe como é, é homem do Temer, já foi chamado de golpista e tudo o mais, sempre pode haver um plot twist com o Xandão.

O Ricardilho é dos que acha que se o bolsonarismo fosse acabar com o TSE para criar um novo, ia acabar criando um Tribunal Inferior Eleitoral.

O que dizem as matérias

🦎 Mas vamos às matérias da Folha, assinadas por Fabio Serapião e Glenn Greenwald (também conhecido como VerdeValdo). 

🔺Basicamente o que a Folha tem publicado é uma troca de mensagens de Zap entre dois juízes auxiliares de Xandão e o chefe do setor de combate à desinformação do Tribunal Eleitoral, com solicitações de produção de relatório contra os bolsonaristas.

🔺A Folha fala que Xandão não obedeceu ritos (teria que ter feito nos autos). Alguns analistas dizem que Xandão não pode ser juiz e julgador (nosso código de processo penal não permite isso) e o rito é o menos importante. Outros dizem que Xandão estava só buscando postagens em redes sociais e salvando nossa democracia.

As mensagens

Vamos às mensagens que vieram à tona hoje. Bem resumido, darling. Se quiser ler tudo, tem que ir na Folha, né? 

Um dos juízes auxiliares, Airton Vieira, diz para o sujeito do Tribunal Eleitoral, Eduardo Tagliaferro:

"Formalmente, se alguém for questionar, vai ficar uma coisa muito descarada, digamos assim. Como um juiz instrutor do Supremo manda [um pedido] pra alguém lotado no TSE e esse alguém, sem mais nem menos, obedece e manda um relatório, entendeu? Ficaria chato.”

Digamos que ficou mais do que chato. 

Um dos juízes pede que o sujeito do TSE mude o timbre nos relatórios, que estavam sendo enviados como sendo do Supremo. Vieira diz:

"Atualmente, o ministro passa por uma fase difícil, qualquer detalhe, qualquer peninha pode virar amanhã ou depois mais um objeto de dor de cabeça para ele.”
"Para todos os fins, fica de ordem dele, do dr. Marco [do TSE], que ele manda enviar pra gente [no STF] e aí, tudo bem. Ninguém vai poder questionar nada, etc, falar de onde surgiu isso, caiu do céu, a pedido de quem, etc.”

Vieira disse que até pensou em fazer no nome dele mesmo, mas daí o caminho correto seria via ofício ao presidente do TSE.

"Embora saibamos que entre nós as coisas são muito mais fáceis justamente porque temos um mínimo múltiplo comum na pessoa do ministro [Alexandre de Moraes], mas eu não tenho como, formalmente… Se alguém for questionar, vai ficar uma coisa muito descarada, digamos assim.”

Em outra conversa, os juízes pediam que fossem encontradas publicações em revistas de direita, como a revista Oeste, para poder desmonetizá-las. O Tagliaferro, do TSE, diz que encontrou apenas “publicações jornalísticas e que não estavam falando nada”. Vieira disse: 

"Use a sua criatividade… rsrsrs."Pegue uma ou outra fala, opinião mais ácida e… O Ministro entendeu que está extrapolando com base naquilo que enviou…"

Em outra passagem:

"Ele quer pegar o Eduardo Bolsonaro", "A ligação do gringo com o Eduardo Bolsonaro”. Era sobre o argentino que fez uma live dizendo que teve fraude na eleição.

Vieira pede que Tagliaferro procure postagens feitas por Paulo Figueiredo, Paulo Generoso e Rodrigo Constantino que não citem o Xandão. O sujeito do TSE diz que existe uma dificuldade para alterar os relatórios porque estavam registrados no sistema eletrônico do TSE.

"Se [for] o caso, altere a data dos três relatórios, fazendo novos… Ele quer porque quer que não conste postagens envolvendo o nome dele… Rsrsrs. Obrigado.”

🦎Gente, isso aqui já está mais longo que discurso do Trump (a propósito, você não está perdendo nossa carta matinal, né?) Mas tem mais uma noticía suprema.

Dino em ação

👉 O supremo Dino suspendeu todas as emendas impositivas dos congressistas (aquele teco do orçamento que todo parlamentar tem direito) até que alguém explique para onde foi o dinheiro das emendas Pix. Vai vendo o embate. 

👉 E o Dino estava trabalhado no trabalho. Mandou também o Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, explicar porque bloqueou a CPI dos planos de saúde. 

Chega, BRASEW.