Hoje foi um dia divertido no X-Twitter. Quem viveu o intervalo do 7x1 sabe bem que o brasileiro perde a Copa do Mundo tomando chocolate, mas não perde o meme. E foi assim o dia inteiro hoje. 

🤡 Um dizia que Xandão estava na longa fila da Anatel e, por isso, não tinha conseguido ainda derrubar o X. Outros publicavam fotos de técnicos na frente de milhões de cabo sem saber qual era o X. E teve ainda quem disse que era só o Elon Musk contratar como representante aqui no Brasil um escritório de advocacia de alguma esposa de supremo que tudo já teria sido resolvido há tempos. Maldade. 

❌ E foi só já mais para o fim do dia que o Xandão mandou efetivamente tirar o X do ar no Brasil. Liberou até sua decisão para todo mundo ler. E aí já se vacinou com o exposed que o Musk prometia fazer.

🩻 O próprio Xandão contou que ele tinha ordenado o X de tirar do ar publicações de uma jovem de 16 anos que é filha de Oswaldo Eustáquio, que hoje está foragido por conta desses processos das fakes e atos antidemocráticos. E ainda contas do senador Marcos do Val. O motivo: eles estariam tentando intimidar delegados da polícia federal divulgando dados pessoais dos poliças. (Em algum momento ele citou até o Allan do Santos, aquele blogueiro.)

🐕 Enfim, a justificativa do Xandão é que Musk Siberiano simplesmente não obedecia ordem judicial nenhuma, tirou o representante do Brasil e reiterou que não ia botar outro no lugar. Além disso, deve mais de 18 milhões de dinheiros em multas por descumprimento de leis. (Conta que agora está sendo cobrada da Starlink.) 

⭐ A Starlink foi considerada como sendo do grupo econômico porque segundo o Xandão tanto o X quanto a Starlink estão debaixo da SpaceX (aquela empresa que vai levar o Musk para Marte qualquer hora). 

🗳️ Outro motivo, segundo Xandão, é que ele não poderia deixar a coisa correr solta no X em pleno ano de eleição, sem que a rede tivesse algum representante aqui. E aí, mandou a Apple e o Google tirarem o aplicativo do X de suas lojas, proibiu qualquer pessoa de acessar o Twitter via VPN (uma forma alternativa que conecta o computador à internet lá de fora) sob pena de multa de 50 mil para quem se atrever a fazer isso.

🃏 Então o jogo de truco está assim: Xandão pediu 9. Musk vai pedir 12? Quem está com o zap?

Qual a saída do Musk?

Xandão deixou a oportunidade de Musk voltar atrás, pagar a multa e bloquear os perfis que o supremo mandou. Aí ele pode mandar o X voltar.

O absolutista

Nossa Tixa, o Musk era o maior defensor da liberdade de expressão! Ahã, claro. Então, vamos ao que o Musk anda fazendo pelo mundo. 

1️⃣ Segundo artigo publicado no jornal britânico The Guardian, de hoje, sobre a atuação do Musk na eleição americana, 80% dos pedidos de censura feitos por governos autoritários são atendidos por Musk. Sim, darling, não precisa nem de Justiça. Ele derruba porque o ditador pede pra ele derrubar. 

2️⃣Relatório do Center for Countering Digital Hate mostra que Musk já publicou 50 fake news eleitorais (lá da eleição americana) que tiveram 1,2 bilhão de visualizações. Em nenhum dos seus posts, havia aquela nota da comunidade dizendo que o post era falso. 

3️⃣ Foi no X do Musk que a desinformação sobre um ataque mortal a meninas lá no Reino Unido levou a uma onda de ódio contra imigrantes. Extremistas de direita queimaram, saquearam e botaram o terror no interior do país. E o que Musk fez? Retuitou e apoiou. Ele disse que guerra civil era inevitável. 

4️⃣ O comissário da União Europeia enviou uma carta aberta pedindo que Musk não promova ódio. O tal comissário disse que a União Europeia "será extremamente vigilante" sobre a proteção de "cidadãos da UE de danos graves”. (Queria ser uma mosquinha para saber o que o tal comissário achou da decisão do Xandão.)

5️⃣ O que Musk respondeu para o comissário? Com um meme que dizia  “TAKE A BIG STEP BACK AND LITERALLY, F*CK YOUR OWN FACE!”

PS: O Musk conseguiu uma coisa com esse rolê todo. Agora todo mundo só chama de X, sem ficar dizendo ex-Twitter.

🔑 Nem vou falar do horário político que começou hoje, darling. Só vou terminar rapidinho dizendo que o Lula hoje parece que largou mão do Maduro. Disse que não reconhece a vitória do Maduro e que ele que arque sozinho com as consequências porque ele, Lula, já ajudou demais a Venezuela desde os tempos do Chaves, digo, do Chavez.

Bom finde, BRASEW!