Estava pra lá de estranho um leilão para compra de arroz importado com a participação de locadora de veículos, de um fábrica de queijos de Macapá e de uma de processamento de polpa de frutas! O tal leilão lançado pelo governo Lula por conta da tragédia no Rio Grande do Sul, acabou queimado.
🍚 Apesar de conseguir derrubar 8 liminares judiciais contra o leilão na semana passada, o governo não segurou o rojão. Pressão nas redes, pressão no Congresso, pressão do mercado, por conta das suspeitas de irregularidades com essas empresas nada especialistas em arroz, fizeram Lula endossar a decisão de anular o rolê.
🍚 A treta toda estava na cara. As empresas participantes do leilão foram habilitadas por Bolsas de Mercadorias. E o governo só tomou conhecimento de quais empresas participaram e quais ganharam depois que tudo aconteceu. Ou seja, deixaram a galera à la vontê!
🍚 Mas o arroz empapou ainda mais quando se soube que algumas das empresas que receberiam comissões pela intermediação da venda das 263 mil toneladas de arroz foram criadas em 2023 por Robson França, ex-assessor do ex-secretário de Política Agrícola do governo federal, Neri Geller. Eita, ex do ex, Tixa? Sim, darling, Geller pediu demissão hoje. E só para dar aquela pitadinha extra, o filho de Geller é sócio do tal Robson. Tá parecendo arroz biro biro isso aí, Tixa!
🍚 Na semana passada o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, comemorou o sucesso do leilão, mesmo com essas empresas nada a ver no rolê. Hoje, durante coletiva de imprensa, o seu Edegar mostrou que não foi tão sucesso assim:
"Pretendemos fazer um novo leilão, quem sabe em outros modelos, para que a gente possa ter as garantias de que vamos contratar empresas que tenham capacidade técnica e financeira.."
🍚 E esses "outros modelos" significam que o governo precisa saber antes se as empresas que participam de um mega leilão vão dar conta do recado. Básico, né, BRASEW! Aff.
🍚 O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que existe um previsão de queda de 500 mil toneladas na produção de arroz e por isso o governo segue firme para realizar o leilão para não faltar o produto na mesa do povo. Então, tá. Só que o governo no Rio Grande do Sul continua não concordando com o leilãozinho não. Só faltou dizer que o governo federal quer atrasar o lado dos produtores gaúchos. O RS produz 70% do arroz do país e já havia colhido 80% da produção antes das inundações.
No ar: eleições
🍚 Pesquisa Quaest sobre intenção de votos para a prefeitura de Belzonte, mais conhecida como Belo Horizonte, mostra que o apresentador do programa Balanço Geral MG, Mauro Tramonte (Republicanos), tem 25% das intenções no primeiro turno. Quem acha que só São Paulo tem apresentador querendo ganhar eleição, se engana. Só que diferentemente do mineiro que já está no segundo mandato como deputado estadual, Datena, o paulista, que já passou por 10 partidos diferentes (de PT ao PSL) nunca concorreu a nada.
🍚 Ainda falando das Minas Gerais, a pesquisa também mostra que na sequência com 11% seguem empatados os candidatos bolsonaristas Bruno Engler e Nikolas Ferreira e o tucano João Leite. Duda Salabert, do PDT, vem por último com 9%. Lembrando que Lula apesar de ter vencido as eleições no estado, perdeu na capital mineira, onde Nikolas se tornou o deputado federal mais votado de 2022. Acorda, BRASEW!
🍚 E não tá fácil para Lula não, darling. Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado, decretou mais uma derrota para o governo hoje ao devolver a MP que alterava regras do PIS/Cofins. Essa foi a saída encontrada pelo Haddad, nosso Fernandinho Cabelo, para compensar a perda da arrecadação já que o governo teve que engolir a manutenção da desoneração da folha de pagamento. Aquele rolê que livra 17 setores de pagar uns impostinhos. Inclusive a imprensa!
Na gringa
🍚 O filho de Joe Biden, Hunter Biden, foi considerado culpado por 12 jurados do tribunal no rolê do processo por porte ilegal de arma. O filho do todo poderoso do EUA mentiu para o lojista quando foi comprar um revólver em 2018 dizendo não consumir drogas ilícitas. Hunter já era um viciado em crack bem conhecido pubilcamente. O papai disse que não vai usar os super poderes para dar o perdão presidencial, não. Agora é esperar a pena decretada pelo juíz que pode chegar a 25 anos de chilindró.
🍚 Pra fechar a PF acredita que 180 patriotas golpistas do 8 de janeiro estão escondidos na Argentina, Paraguai e Uruguai. Galera que quebrou tornozeleira e se pirulitou. O diretor da PF, Andrei Rodrigues, disse que o pedidos de extradição daqueles que fugiram para a Argentina seriam feito nesta semana.
Bora comer um arroz doce, BRASEW, pra ver se a coisa melhora!
Comentários